A Tempestade Pede Ajuda

A Tempestade Pede Ajuda João Antonio Leonardo de Castro

Resenhas - A Tempestade Pede Ajuda

wesleysouza 08/05/2022

Um achado da fantasia nacional!
Devo admitir que comecei a leitura um pouco receoso. Quando vi o tamanho da obra e seus inúmeros pontos de vista, logo me perguntei se o autor teria enredo suficiente para preencher as páginas e se toda essa alternância de perspectivas não acabaria por misturar os personagens, tornando-os confusos e rasos aos olhos do leitor.

Porém, tudo isso é esquecido logo nos primeiros capítulos que não tardam em construir uma excelente dinâmica narrativa, cheia de um lirismo que nunca soa gratuito e que encara a missão de equilibrar todos os pontos de vista com o mesmo cuidado que teve para desvelar o mundo onde a trama se passa. Os cenários e personagens vão sendo moldados gradativamente dando espaço para que os acontecimentos e principalmente as relações, que acabam sendo o fio condutor da história, sejam expostas de uma maneira muito verossímil. Todas essas doses de intrigas divinas, batalhas e alguns seres fantásticos só me deixaram mais curioso pela continuação.

No final, além de superar todas as expectativas (e receios) que eu tinha, A Tempestade Pede Ajuda consegue ser um calhamaço de respeito e um grande achado da fantasia nacional.
Nanda 08/05/2022minha estante
Queria em versão impressa x-x

JoaoALdeCastro 14/05/2022minha estante
Adorei a sua resenha! Muito obrigado pela leitura!!

Nanda 03/12/2021

Uma das melhores fantasias que já li!
Meus pensamentos estão em tamanho frenesi por causa dessa obra que encontro dificuldades em organizá-los para esta resenha.

Começarei pelo mundo fantástico em que a história se passa. O regionalismo dos locais é tão bem demarcado pelas descrições de construções, ambientes e provérbios que parecem lugares reais - principalmente pelos provérbios, que trazem uma história e identidade para cada povo.

Todos os personagens foram trabalhados de maneira impecável e tem tantos carismáticos que é impossível terminar a leitura sem se apegar a pelo menos um deles (é muuuito difícil eu me apegar a algum personagem de qualquer obra, então quando isso acontece eu tenho que reconhecer e parabenizar mesmo xD).

O narrador é em terceira pessoa, mas cada capítulo acompanha o ponto de vista de um entre vários personagens. São aproximadamente 50 capítulos e nenhum deles é cansativo; sempre há algo acontecendo, movimentando a trama, sem truques baratos para manter a atenção do leitor com cenas exageradamente impactantes - não, aqui temos apenas o puro desenvolvimento de um roteiro de qualidade.

Porém, nem tudo são flores. Pode-se encontrar alguns errinhos gramaticais aqui e acolá, mas são tão ínfimos quando comparados com a obra na íntegra, além de poderem ser corrigidos eventualmente, que achei desnecessário tirar meio ponto sequer.

Espero não ter esquecido nenhum detalhe (com certeza esqueci), mas se aconteceu, foi culpa da animação por encontrar uma fantasia nacional tão extraordinária!
JoaoALdeCastro 03/12/2021minha estante
AAAAAAAAAAA muito obrigado! Fiquei muito feliz em ler isso!