A falsificadora de Mapas

A falsificadora de Mapas Natalia Avila

Resenhas - A Falsificadora de Mapas

nic 28/10/2023

Top 5 dos piores livros que já li.
Antes de qualquer coisa, vou explicar como esse livro veio até mim. Estava eu no Tiktok, quando vi uma autora dizendo que seu livro estaria de graça para ser baixado no kindle, e eu como boa acumuladora logo corri para adquirir, mas ele acabou por ficar no meu kindle junto com as centenas de outros livros que eu baixo e acabo por colocar outros na frente. Então, como estava muito indecisa, pedi para meu namorado escolher pra mim e ele escolheu esse porque também achou que seria muito legal. Fiquei animada, em parte porque achei a capa lindinha e em parte porque a premissa do livro me interessou. Piratas, deuses, mapas falsos. Eu esperava algo com a energia de Piratas do Caribe, ou melhor. Nem preciso dizer que minha queda foi dolorida. De fato, a ideia é muito boa, mas a execução não. Eu não senti ódio, nem tristeza, nem amor, nem borboletas no estômago, nem felicidade. Resumidamente: o único sentimento que tive lendo esse livro foi única e exclusivamente a mais pura e absurda vergonha alheia. É o segundo pior livro que eu já li na minha vida, com alguns dos personagens mais bobos e vazios que eu já tive o desprazer de conhecer.
A personagem principal é uma grande massa de clichês e referências infundadas ao mar. Uma daquelas personagens que querem enfiar goela abaixo uma "linguaruda" mas que não faz o menos SENTIDO. O Jim é um coitado sem pensamento, sem personalidade no qual existe só para ser par romântico. Do nada se fala de um "elixir do povo submerso" e não se explica o que é. Como descobriram, porque as pessoas querem tanto, quem criou. Um grande amontoado de pontas soltas. Ha falhas GROTESCAS de continuidade.
Numa página a personagem se assusta e perde o fôlego embaixo d'água, na outra consegue falar uma frase inteira? Me digam qual o sentido?

Isso sem contar que em uma página, dois personagens estão indo disputar a atenção de outra personagem e na página seguinte, literalmente, estavam trocando sintonia apaixonada de um relacionamento que não foi desenvolvido, citado ou sequer comentado antes.
Há falhas de lógica também.

"Ele chutou o rosto dela em resposta. O corpo da sereia rolou sobre o tesouro, sangue vermelho pintando o verde de Cascais."

Chutou EMBAIXO D'ÁGUA. Um chute que fez uma pessoa voar longe. Embaixo d'água. Onde nossa velocidade e nossos movimentos são diminuídos drasticamente.

E que merda de estrelas são essas que observam tudo o tempo inteiro e não tem importância nenhuma além de aumentar o número de páginas? Lamentável.

O casal mais sem graça, sem sal, infundado e mal construído que li nos últimos tempos. Nada na história deles faz sentido, nada é cativante. Absolutamente NADA.

E os diálogos? Meu deus...
Nem sei o que falar. Vou só copiar alguns que me fizeram revirar os olhos de VERGONHA.

"? Não seja por isso, Cecília. Meu amor! ? gritou Jim."

Cringe demais.

--------------------------------

"? Uau, mesmo? Que nome lindo! Agora sei como chamar minha futura cunhada ? declarou Cecília empolgada, aplaudindo."

Eu me REVIREI de agonia. Parece que tô lendo uma fanfic do one direction escrito por uma adolescente de 13 anos.

----------------------------------

"respondeu o marquês. Pirata. Os dois."

Essa necessidade de O TEMPO INTEIRO falar dos personagens pelos seus títulos. "O pirata fez isso, a pirata fez aqui, o marquês sorriu, a falsificadora de mapas revirou os olhos, a sereia não sei o que", "eu confio no meu amor, concordo com minha noiva" gente PELO AMOR DE DEUS. Eles tem nomes. Qual a dificuldade de escrever os nomes? Não sei nem o que falar. Meus olhos doem.

--------------------------------------

"? Você sempre roubava, Batatinha"

Entrando agora nos méritos dos piores apelidos já inventados no mundo. Dispensa até comentários esse. Batatinha, amorinha, amorzinho. Só piora.

----------------------------------

A querida interrompeu um PEDIDO DE CASAMENTO.

" ? Pryia... ? ele falou, com doçura na voz. ? Pryia Yabbah. Desculpa te interromper. Eu com certeza vou dizer ?sim?, mas queria que você usasse meu sobrenome."

TOP 10 personagens mais insuportáveis.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA socorro meu deus que tortura!

O livro inteiro é uma grande bagunça. Coisas ditas numa página, são mudadas na outra, a resolução do vilão foi a coisa mais patética que eu já li em toda minha vida. De verdade. "Enganou a deusa do caos" a gente espera TANTO e recebe uma deusa que aceita casar com um humano só porque a personagem principal pediu. Uma DEUSA.

Não gostei, não recomendo e, por deus, não leria novamente. Acredito no potencial de melhora da autora, mas digo com certeza e tranquilidade que nunca mais vou ler nada dela. Um grande trauma.

Vou fazer uma sessão de descarrego, nunca li tanto livro ruim seguido.

Hammer.Mariana 27/10/2023

Deixou a desejar?
Estou tentando ler mais livros de fantasia brasileiros e escolhi esse, por tratar de piratas, navios e sereias? Estava cheia de expectativas para saber qual era dessa falsificadora de mapas. Achei que poderia ter uma vibe piratas do Caribe, mas enfim?
Eu gostei do começo. Como Prya descreve Leonardo, o rancor por ele ter arruinado a sua vida, o desejo de vingança. Esse é uma motivação e tanto!

Mas eu me decepcionei um pouco no decorrer da história?

O narrador que a autora escolheu - onisciente - fez com que a história ficasse confusa. Uma hora na cabeça de um personagem e, logo depois, dentro da cabeça de outro, para voltar para a primeira cabeça! Esse é um narrador difícil de ser usado e acho que a autora que deixou um pouco a desejar. Em algumas passagens, fiquei em dúvida e precisei reler alguns trechos?

Além disso, o amor imediato de Jim e Prya não convenceu. Não estou dizendo que não existem história de amor à primeira vista que não funcionam, mas esse não funcionou. Faltou química. Não senti nada nas cenas românticas?

O motivo de todo o desejo de vingança de Jim contra o irmão me pareceu fraco também. Ele estava irado pelo irmão ter fugido das responsabilidades com a família - coisa que ele mesmo desprezava. Jim não via a hora de se livrar delas! Não achei um motivo plausível para tanto ódio. Era mais fácil ele sentir empatia.

A surpresa do livro também não funcionou? As dicas que foram sendo apresentadas durante o livro foram bastante óbvias, não deixando mistério nenhum para a grande revelação da história.

E não dá para não dizer que o final não foi um Deus ex Machina?

A ideia no geral é boa, mas faltou um bom desenvolvimento e um final melhor?

Uma pena.

Eyre.Leone 22/10/2023

Esperava mais ...
"Todo mundo tem uma perda. Mas poucas pessoas estão dispostas a ouvir o que o outro perdeu."

?Prya é uma jovem pirata sem navio, destino ou reputação. Há três anos, ela está presa em uma ilha esquecida por Deus, falsificando mapas de tesouros e vendendo-os a piratas desatentos que ali desembarcam. Há três anos, o capitão Leo, seu ex namorado, a abandonou à própria sorte naquele fim de mundo, roubando dela o que lhe era mais caro?. Não, não foi seu coração. E sim, um mapa de tesouro verdadeiro, o tesouro do povo submerso, a única herança do seu finado pai. Diz a lenda que, quem possuir o tesouro, terá o controle absoluto dos sete mares. Desde então, Prya espera ansiosamente por sua vingança, guardando todas as suas economias para comprar um barco e deixar aquela maldita ilha. Até que a chegada do pirata mais pomposo e? lindo que Prya já viu na vida vem facilitar seus planos. Jim também quer a cabeça de Leo em uma bandeja de prata. Juntos, eles unem forças para derrubar um inimigo em comum, sem imaginar que seus corações tinham outros planos?

?Esse nacional tem muitos elementos que eu admiro em livros de fantasia: romance, lendas antigas, piratas, sereias, deuses marinhos? Sucesso, então? Não exatamente. A escrita é excelente, eu me apaixonei pela narrativa da Natalia. A premissa é fantástica, me chamou atenção assim que li a sinopse. A capa é um charme. Mas a história em si?... Digamos que foram muitos elementos para pouco desenvolvimento. A autora criou um mundo fantástico envolvendo sereias e piratas, mas há pouquíssimas informações sobre a base que sustenta esse mundo. Tive a impressão de que alguns personagens, lugares e conflitos foram criados à medida em que foram descritos do livro, pois apareciam do nada, sem muitas explicações a respeito e depois desapareciam como se não tivessem a menor importância.

?A protagonista, Prya, é interessante, mas pouco explorada, bem como seu par romântico, Jim. Na verdade, todos os personagens são mal explorados. O vilão da história, Leo, tinha um potencial imenso, mas desperdiçado. Enfim, difícil. Fiquei decepcionada, porque realmente esperava me deliciar com essa leitura. Mas acontece.

Maíra 15/10/2023

Não é meu tipo de leitura, meio meloso. Acho que teria adorado ler esse livro há 10 anos atrás. Não acontece muita coisa no começo e fica interessante no final. É bem divertido, bom pra ler de ressaca literária.

Thamiris.Marinho 14/10/2023

Bonitinho
To dando um desconto porque, se não me engano, esse é um dos primeiros livros da autora. achei fofo, bem água com açúcar, mas o final deixou a desejar com certeza.

principalmente a última cena com o vilão, que seria interessantíssima de ler, simplesmente não foi descrita.

alguns erros pequenos da edição (palavras trocadas ou a falta de algumas palavras) incomodam um pouco, mas dá pra passar.

fora isso, a escrita é ok, a história tem um final fofinho e algumas frases que valeram a marcação.

kah 13/10/2023

A Falsificadora de Mapas.
Faz uma cotinha que eu queria ler esse livro, mas assim...
Não é ruim, eu até que gostei, mas até 70% do livro nada de muito interessante acontece, então acaba sendo bem monótono. O plot tava bem explícito, então não foi algo que melhorou a leitura. Talvez o plot do Leonardo q foi legalzinho e da Deusa do Caos, achei interessante tbm. Três estrelas porque gostei da escrita e Prya e Jim são fofos juntos!

Gabi.Rodrigues 11/10/2023

Amei a temática!
Aqui tem de tudo: romance, história de piratas, sereias, criaturas submersas, deuses.. Eu AMO universos literários com essa temática.

Natalia Avila escreveu os detalhes da narrativa tão precisos que muitas vezes me imaginei como sendo uma personagem da história! É um livro único de fantasia (eu acho) que traz um enfoque maior ao romance!

Acredito que o universo literário poderia ter sido mais desenvolvido e aprofundado, ficando, por isso, aquele gostinho de "quero mais". Mas é uma leitura super rápida e gostosa de ler!

Flor do deserto 06/10/2023

Fantasia nacional única
Iniciei esse livro querendo muito ler uma fantasia e me atraí pelas poucas páginas que tinha. A temática era diferente de tudo que eu já li, além de ser um livro de fantasia nacional. Não poderia ter sido diferente, me apaixonei por essa história mesmo em poucas páginas. Para os fãs de romance e fantasia essa é a opção ideal para quem quer uma leitura rápida, fluida, mas que não deixa a desejar mesmo com poucas páginas. O livro ideal para quem quer ler uma fantasia única para sair de uma ressaca literária e ainda ter inúmeros trechos quotáveis (eu marquei vários!). Só tirei meia estrela porque gostaria de ver mais da Prya, do Jim e sobre o povo submerso. Porém, amei a escrita da Naty e espero muito poder ter a versão física desse livro na minha estante.

becky! 02/10/2023

Havia colocado este livro na minha lista de futuras leituras, mas por ser ebook eu não tinha acesso, até descobrir que meu namorado tinha Amazon Prime, e fiquei muito feliz de poder assinar o Unlimited de graça por alguns meses e nesses últimos dias estar liberado justamente este livro.
Achei um livro muito bom, com uma história muito envolvente e com tópicos muito interessantes.
Apesar de ter apreciado muito a história, penso que faltou alguns tópicos para completar ainda mais o desenvolvimento. Mesmo assim, há conclusão de todos os tópicos colocados anteriormente e reconheço não ter ficado lacunas relevantes no contexto geral.
Acredito que o Brasil deveria reconhecer mais autoras de fantasia, pois acho extremamente incrível perceber que existe sim esse tipo de literatura dentro do território nacional. Nem todo livro bom é necessário ser do exterior e percebi isso neste livro.
Percebo que a relevância de livros brasileiros na mídia são sempre livros de histórias bem básicas e que de fato não me envolvi ou gostei o suficiente para compreender tamanha atenção, porém apreciei profundamente este livro, diferente de outros brasileiros considerados famosos.
Logo, recomendo demais este livro para pessoas que gostam de um romance entre aventura e fantasia.

Cassiene.Reis 17/09/2023

Gostosinho de ler, mas...
Um livro levinho, bom para ler numa sentada.
Não é uma história cheia de surpresas, na verdade é tudo bem óbvio. Acho que senti falta de me envolver na história, faltou mais intrigas e desenvolvimento mesmo. Tudo bem simples e superficial. Mas é um livro legal se vc não está procurando na rebuscado ou até para sair de uma ressaca literária.

Cyg 12/09/2023

A história é muito boa, porém teve muitos elementos que precisavam de mais explicações, e o livro foi pequeno para dar essas explicações e desenvolvimento. Contudo, é um livro bom

Nara_Thais 12/09/2023

Terminei querendo reler, logo...
Isso me sinaliza que gostei da história. Tem muitos pontos maravilhosos e algumas coisas que poderiam ser melhores em se tratando do desenvolvimento da escrita. Mas acompanho a autora há uns anos e sei que ela mesma já comentou como vem experimentando narrativas diferentes aos longos dos anos, cada livro é uma experimentação com muito estudo e prática! Também lembro de ouvir a Natália (@fadadesaturno , essa escritora que eu já adoro) contar que percebe como sua escrita amadureceu a cada novo livro escrito. Então, apesar de algumas resenhas que li trazerem críticas razoáveis e outras das quais discordo, eu jamais deixarei de ler os livros da autora porque sei que há muito amor, investimento e trabalho envolvido para criar histórias cada vez mais incríveis.

Mas falando de A falsificadora de mapas: amei cada diálogo entre Pryia e Jim. Se por um lado tb senti que é como se mal se vissem já começa o flerte, por outro, lembrei que em filmes como Piratas do Caribe é bem essa a vibe pirata assim que encontra uma mulher maravilhosa. Alguns esbanjam nos galanteios, nas respostas rápidas e provocações que tanto trazem humor quanto aumentam a tensão sexual, fazendo a gente desejar ver certas cenas acontecendo. E esse livro entrega isso, a meu ver.

É um livro leve, pessoal! Escrita gostosa, flúida, vc nem nota passar. Rapidinho termina de ler. Não é um livro pra quem espera um enredo mais profundo ou personagens mais complexos. E acho que tá tudo bem, isso não tornou a leitura ruim, para mim. Gostaria sim de saber mais detalhes sobre o mundo criado, de ter mais informações sobre as personagens, de ter tido mais páginas para isso tudo. Mas são muitos acontecimentos rápidos, o que de novo me lembrou do ritmo de Piratas no Caribe. Nat conta nos agradecimentos que a série de filmes foi mesmo inspiração para essa história, então, acho que ela entregou algo bem semelhante. Aventura com romance, cenas rápidas, soluções que parecem meio mágicas, mas essa é a ideia talvez.

Recomendo a leitura que acredito ser leve e divertida como aquela aventura com romance de uma tarde de domingo. Depois de sentir o que achei do livro, decidi ler algumas resenhas aqui e, apesar de respeitar a opinião, achei que alguns esperaram algo diferente do que o livro se propõe e ok.Por exemplo, AQUI TEM SPOILER AGORA:

E se nem toda aventura precisar ser resolvida na base da luta física? Em geral os filmes e histórias de fantasia apostam muito nisso. Mas achei A falsificadora de mapas vai noutra direção ao fazer algo q pode parecer mais simples, mas sem deixar de ser interessante. Uma luta física tb pode parecer óbvia se a gente pensar que tá em quase toda história de fantasia, com magia e força armada. Mas aqui parece que foi uma luta justamente de ponto de vista, argumentação e manipulação. O que eu relacionei muito com o "papo de sereia" da protagonista, sabe? Ela ganhava tudo no papo e com charme. E acho que isso se deve ao seu magnetismo de sereia, que, na história diz, até a deusa Eris ficou interessada. Não achei q foi um desfecho preguiçoso, como li escreverem. Sim, foi diferente do que eu esperava,  que era uma luta mais óbvia.

No mais só achei que a Prya ser chamada de falsificadora de mapas perdeu a relevância ao longo da história, pq na prática isso só aparece no começo. Depois vemos mais a inteligência e coragem da pirata incrível que ela é, bem como seu encanto e beleza de princesa meio sereia. Uma mulher phoda! E Jim, um idiota que abre sorrisos e cativa com seu galanteio!

Ah, eu daria td pra saber mais sobre a mãe dela e o que ela acharia do genro!! Kkkkkk

Bia.Patuelli 18/08/2023

"Por saber que o amor é a bússola que define o curso da vida e que a aventura é o magnetismo que faz com que a seta gire."

Admito que comecei esta leitura com certa expectativa, já que fazia um bom tempo que eu não lia um livro de fantasia.
Eu diria que as expectativas foram supridas, gostei bastante da leitura.
Um livro excelente pra te tirar da ressaca literária, te divertir e te trazer para um mundo mágico cheio de esperança e momentos de tirar o fôlego, que é o ponto alto dos livros de fantasia pra mim. Fazer o leitor se maravilhar com as experiências que os mundos fantásticos são capazes de proporcionar.
É claro que houveram pontos na história que não me agradaram, mas no geral foi uma leitura muito boa.

marinayukie 10/08/2023

Muito potencial, mas senti falta de muita coisa
Confesso que não gosto de criticar tão fortemente autores (eu sei e imagino o quão desafiador é escrever um livro e contar uma história), principalmente nacionais.

Mas, aqui vai?

A premissa da história tem muito potencial! E a escrita da Nat é impecável. Poética, fluida e viciante. E é isso que me prendeu até o fim!

Porém, eu senti muitíssima falta de um desenvolvimento melhor dos acontecimentos, do relacionamento dos personagens, da construção da história em si, das motivações, da política, a própria ?magia?, os plots, entre outros elementos. A própria narração me confundiu em diversos momentos (principalmente nos primeiros capítulos).

A Pryia tem o seu carisma, assim como outros personagens, mas algumas atitudes/escolhas não tem muito sentido, são contraditórias e confusas.

Eu admiro muito a Nat e vou continuar insistindo em seus livros e histórias!
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Boa resenha. Honesta sem deixar de ser gentil e valorizar o trabalho. Adoro a Nat e comecei a ler esse agora.