A falsificadora de Mapas

A falsificadora de Mapas Natalia Avila

Resenhas - A Falsificadora de Mapas

calixxverse 06/08/2023

"? Sei que se você quiser ficar na superfície com medo de se afogar, jamais vai conhecer as maravilhas que se escondem no fundo. É preciso estar disposta a mergulhar.
? E se a pessoa se afogar? ? perguntou a pirata, sorrindo e revirando os olhos.
? E se ela respirar debaixo d?água? ? ela rebateu.
? Isso é impossível.
? Talvez esse seja o ponto."

Definitivamente foi uma leitura bastante fluida, e tiveram muitos momentos nos quais eu realmente me vi imersa na história. Ainda assim, acho que a trama consegue ser previsível, mas nada que realmente consiga estragar sua experiência ou torná-la menos agradável de alguma maneira.
Uma coisa a ser ressaltada também é que pensei que a deusa do Caos teria uma influência muito maior na história do que ela de fato acabou tendo, dada à sinopse do livro, mas não considero como um ponto inteiramente ruim já que durante a trama, mal consegui me lembrar de Éris realmente, até que a própria aparecesse.
Nossa protagonista é uma personagem forte, além de realmente interessante de se acompanhar suas tramas e nosso querido interesse romântico dela tem lá seu charme, muito embora tenham ocorrido certos momentos em que eu devesse concordar com Pérola e as demais sereias de que ele seja um tanto idiota - mas não de uma forma ruim.

dailyreading.mari 23/07/2023

Fantasia Brasileira
Quando eu descobri a Natalia no instagram, já sabia que iria amar seus livros, mas quando terminei esse daqui, tive certeza que ela é a minha autora nacional favorita.
Esse livro mistura tudo: romance, piratas, sereias, política? ENEMIE TO LOVERS ???

Eu estou doida pra ler seus outros livros, e tenho certeza que vou amar muito
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Já leu o livro dela? Perfeito!!

debora.paraiso 10/07/2023

MAIS UM LIVRO DA AUTORA QUE NÃO FUNCIONOU (comigo)
Essa é minha segunda experiência com a autora e, assim como a primeira, tão vazia e superficial quando no primeiro livro que li. Não posso negar que a escrita e narrativa da autora são bem fluídas e envolventes ao ponto de não ver a leitura passar (terminei em um dia).
Entretanto, a autora peca no desenvolvimento da história e em aprofundar as relações dos personagens. É tudo muito superficial com personagens unidimensionais, com um plot fraco e sem nenhum plano de fundo que insira o leitor na história ou que ao menos explique algumas sequencias de cenas.
É um universo mágico pouquíssimo explorado. Um casal que em poucas páginas já estão apaixonados e não transmitem a intensidade que a autora escreve. Personagens surgem sem menor relevância e, várias situações contam com conveniências que só surgem para fazer a história caminhar. Tem uma resolução pobre para os problemas e para o vilão.
Enfim...
Dei uma segunda chance para a autora, mas infelizmente não funcionou para mim.
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Olha, ela mesma contou outro dia que percebe o quanto sua escrita amadureceu nesse novo livro que ela lançou pela primeira vez com uma editora, a Planetário Minotauro. Acho que vale conferir. É uma comédia romântica.

ana beatriz 08/07/2023

3.75
Gostei bastante mas não foi um livro que eu fiquei 100% envolvida, daquele tipo que eu quero ler até acabar em uma sentada só. Por causa disso, acho que não me apeguei completamente aos personagens apesar de gostar deles :(

Tem um ritmo bem fluído e a escrita é boa! O universo tem uma construção bem interessante!

Helena 26/06/2023

Bons personagens com final desperdiçado
O livro é rápido e facílimo de ler, nada é muito complicado e o grande plot é facilmente descoberto.
A autora pecou no final, ela tinha um ótimo vilão que poderia gerar uma excelente luta mas ela resolveu esse grande problema da maneira mais preguiçosa que eu já vi uma autora fazer.
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Respeito esse ponto de vista. Mas quando li a resenha comecei a pensar por outro lado. E se nem toda aventura precisar ser resolvida na base da luta física? Em geral os filmes e histórias de fantasia apostam muito nisso, né? Mas achei que valeu pela novidade de fazer algo mais simples, aparentemente. Uma luta física tb pode parecer óbvia se a gente pensar que tá em quase toda história de fantasia, com magia e força armada. Mas aqui parece que foi uma luta justamente de ponto de vista, argumentação e manipulação. O que eu relacionei muito com o "papo de sereia" da protagonista, sabe? Ela ganhava tudo no papo e com charme. E acho que isso se deve ao deu magnetismo de sereia, que na história diz, até a deusa Eris ficou interessada. Não achei q foi um desfecho preguiçoso. Mas achei diferente do que eu esperava, que era luta também.

nvrlsnd 11/06/2023

Uma mentira da falsificadora de mapas.
"Era impossível. E só assim ela percebeu que estava disposta a se afogar."

Eu estava querendo ler esse livro desde a primeira que vez eu vi um vídeo no tiktok da autora, em 2021, contando sobre a história e finalmente peguei para ler.

É a primeira fantasia nacional que eu li e eu gostei, mas senti que muitas coisas foram muito corridas e o principal, que é como Pryia foi parar no Porto Magnus, não foi explicado completamente. Estou até agora sem entender o que aconteceu. Outras coisas foram deixadas de lado ou pouco aproveitadas, como se a autora de repente lembrasse de que tinha inserido um assunto na história e tinha que voltar com ele. Senti isso em relação à questão da falsificação de mapas e à coruja, que sumia e só quando ela aparecia eu lembrava que ela existia.

Apesar disso, é um livro divertido de ser lido. Gostei muito do Jim, mesmo ele me deixando com muita vergonha alheia algumas vezes; ele me lembrou o Flynn Rider. Também gostei bastante da Pryia, e odiei o Leonardo.

Gostei da escrita, tenho vontade de ler outros livros dessa autora.
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Ahh então vale demais vc ler o livro novo dela. Eu gostei bastante e gostei tô lendo A falsificadora.

callmesnake 09/06/2023

"Também há beleza no caos..."
Fazia tempo que eu não lia uma história em terceira pessoa, então, a princípio, estranhei um pouco. Mas foi bom saber os sentimentos e pensamentos de todos os personagens em vez de ver só por um lado.
As cenas são bem detalhadas e eu amei a frequente referência ao universo, coisas cósmicas, essas coisas.
Alguns diálogos me incomodaram um pouco porque foi difícil saber quem estava falando o que, seria bom deixar isso mais claro nós diálogos.
O casal princípial é super fofoooo, o relacionamento deles é leve, envolvente e sem drama desnecessário. Os personagens secundários também não ficam muito atrás, são uns queridooos. Alguns trazem para a história um pouco da comunidade lgbtqia+ e sério... o surgimento da princesa Sabrina foi meu TUDOOOO, ela apareceu pouco e nesse curto espaço de tempo DOMINA O LIVRO (prfvr Natália, faz um livro sobre essa querida e a Lady May ou sobre a Jasmine. Só queria issoooo).
Agora falando sobre o vilão, amei não ter motivos para passar pano para ele.
É isso, bjs bjs
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Tô lendo esse agora e V descreveu uma dificuldade que tô tendo pois as vezes demoro pra saber quem está falando onquê

Letti28 04/06/2023

Desde piratas do Caribe que eu não lia ou assistia nada sobre piratas. Falsificadora de Mapas me causou uma boa nostalgia sobre essa temática.

Julieper Lee 26/05/2023

Poderia ser melhor
A gostaria é bem infantil pra um livro +16, algumas partes emboladas, parece que a autora tentou várias tramas em poucas paginas

Juh Ferreira 26/05/2023

História cativante
Livros com piratas sempre me envolveram demais, ainda mais um que contém uma pirata que além de tudo é mestiça com sereia, realmente esse livro foi um achado.
A forma com que a autora desenvolveu a história consegue fisgar o leitor logo no início do livro, e ela consegue manter um ritmo interessante se tratando das aventuras que Prya e Jim vivem juntos. Os dois conseguem desenvolver uma relação que tinha tudo pra dar errado. E além disso, todo o universo, com lendas e povos que habitam o fundo do mar, torna a leitura dinâmica e fluída.
A aparição de uma mitologia na história foi outro ponto que me cativou bastante, a representatividade LGBTQIA+, os personagens bem trabalhados são alguns dos pontos fortes da história. Porém achei que o clímax poderia ser melhor trabalhado, e eu realmente gostaria de conhecer a mãe de Prya, acho que esses foram o motivo do livro não ter sido cinco estrelas pra mim.
Mas, ainda assim, não posso deixar de ressaltar o quanto a leitura foi gostosa de ser feita. Eu realmente consegui me aproximar da personagem principal e sentir suas dores e sua revolta em alguns momentos, e tudo isso, se deve a escrita maravilhosa que esse livro tem.
Nara_Thais 11/09/2023minha estante
Adorei sua resenha. Tô lendo esse agora.

Ana_B 23/05/2023

O livro é bem gostosinho de ler, é engraçado a relação do casal principal um com o outro. A relação da protagonista com a deusa Eris é bem interessante

Blue 21/05/2023

Tem gente que gosta, eu não sou essa pessoa
Logo no primeiro capítulo eu percebi que não era pra mim, mas segui a leitura por ser um livro relativamente curto e estar lendo em conjunto.
Enfim, o casal tem 0 química, eu não gostei de nenhum dos personagens, crianças de 12 anos falando frases de Tumblr filosóficas.
Tuuudo nesse livro é comparado ao mar e Isso chega a ser constrangedor.
Algo que me incomodou muito é o fato que a protagonista pensa tanto que as vezes eu esqueço o que tá acontecendo dentro de tanto devaneio. E são pensamentos vazios, muita frase pronta.
Não teve nenhum momento que pensei que tinha como melhorar, e realmente não melhorou. Parece tudo jogado e ela tá constantemente tentando me convencer de que é uma fantasia boa, mas não é.
Se você gosta, ótimo! Não é pra mim.
Aggnes 23/05/2023minha estante
Tô tentando terminar de ler mas me sinto dessa mesma forma

Amanda.Suellen 21/05/2023

Deusa do caos
Que livro bom de ler. Sério. Foi uma leitura muito rápida e boa. A Prya foi uma protagonista que gostei muito de ler. E o final me deixou muito feliz. Gostaria de ter visto a Prya lutando um pouco mais e tendo aventuras no mar, mas toda a história foi incrivelmente boa.

Estou muito muito feliz por ter lido?