O sistema e o antissistema

O sistema e o antissistema Ailton Krenak...




Resenhas - O sistema e o antissistema


2 encontrados | exibindo 1 a 2


ffmendes 28/11/2023

É necessário mudar
Um livro curto e profundo sobre a necessidade de mudar como as coisas são. Primeiro é mostrada a visão histórica e acadêmica do sistema e antisistema, depois a visão dos que "caminham mais devagar", fechando com a visão dos "povos de testemunho". Necessário.
comentários(0)comente



none 16/12/2021

Essencial
Não conhecia Boaventura de Sousa Santos, nem Helena Silvestre, mas pretendo acompanhar seus textos e intervenções sempre que possível. Boaventura introduz o tema do livro-debate e adentra no espinhoso campo político sistêmico. E ainda sugere saídas. Helena trata o tema de modo prático - descrevendo sua vivência na periferia - e não menos teórico - com boas referências. O terceiro texto é de Ailton Krenak que arremata com sensatez: essas definições ocidentais sobre estados, sistemas, direita e esquerda compõe a ideia do que o homem branco cristão europeu faz do mundo, certa ou errada é uma das milhares de proposições de outros povos sempre omitidos, excluidos e dizimados. O estado, afirma Krenak, é colonialista. Todos são. Porque promovem a violencia direta e indireta contra pessoas e contra lugares, "a pátria", a Terra, os povos que nela habitam. Promovem inclusive violência contra as próprias pessoas que supõem representar o todo. Citando autores necessários como Darcy Ribeiro,Kopenawa e Pierre de Clastres, mas com pensamento coerente sobre o mundo de hoje: "não estamos mais sendo capazes de atribuir sentido à experiencia política." Daí o caos e a violência instituidos e ampliados desde a vinda de Colombo.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR