Virgínia mordida

Virgínia mordida Jeovanna Vieira

Resenhas - Virgínia mordida

Bia Fontes 23/09/2021

Ficção x realidade
Quem nunca vivenciou ou viu de perto um relacionamento abusivo tem, neste romance, a oportunidade de ver como as coisas são. Talvez algumas delas pareçam irreais demais e até inverossímeis, mas na verdade são bem fiéis à perversidade que permeia este tipo de relação. Leiam. Leiam e aprendam. Leiam e fujam das situações retratadas neste livro. Leiam. Leiam. Leiam.

Euler 07/01/2022

Leitura no celular, com o prazer de ser amigue dessa escritora que me nocauteou nesses últimos dois dias com um romance incrível. Há tempos o título da obra não me sai da cabeça, acho poético por mais que denuncie uma grande violência. No romance, Virgínia é uma mulher negra bem sucedida - isso já é por si um alento, muito necessário ver personagens pretas em contexto de vitória. - que se vê num relacionamento tóxico com um boy lixo. O ocó vai sugando a vida da personagem e conseguimos ver o percurso da violência contra as mulheres desde o começo até o estágio grave, a mordida. E mesmo Virgínia sendo uma mulher independente, militante, com rede de apoio, é interessante perceber como isso não a deixa imune, afinal os homis não prestam. Acho delicioso a trinca de amigas de Virgínia, uma mulher lésbica e uma mulher com nanismo que dão todo suporte à protagonista. O livro ainda não perde a chance de discutir sobre o racismo. Num romance curto, Jeovanna consegue trazer muito debate e mete os dentes sem dó na gente.
Há também muita criatividade na composição dos capítulos e é delicioso como o texto brinca nas
páginas. Esperando que esse prêmio vá pra Virgínia Mordida porque é um livro necessário e urgente.

A história é baseada em fatos reais, e queria abraçar a pessoa que inspirou Virgínia, que estejamos juntes num mundo sem boys lixo.
??

ZeL 25/04/2022

Confuso
Achei o livro no começo meio água com açúcar, depois ficou tenso e vimos como se desenvolve um relacionamento abusivo sem que a outra pessoa se note envolvida. Tem umas partes fortes que me fizeram refletir, mas infelizmente o final é super confuso. Achei que deveria ter um desfecho para a Virgínia e ficar claro o que ela fez então? Acho que o livro deixa o leitor tirar as próprias conclusões do que é realmente o final da história. Desnecessário poderia ter um final melhor.

Irka Barrios 17/04/2022

Virgínia é o tipo de personagem que adoro, nem muito mocinha, nem muito bandida. É estimulante acompanhar sua história de amor (e desamor), suas escolhas e suas frustrações. A autora apresenta um retrato honesto da mulher atual trazendo à narrativa nossas incertezas, o fiel da balança que nunca sabe se pesa mais para o que somos ou o que a sociedade espera que sejamos. A obra me fez refletir. Recomendo a leitura.

Cristiane174 28/07/2022

Superação
Uma vida marcada por preconceitos e um amor abusivo. Precisamos nos amar primeiro pra poder amar o outro

LAvia 08/05/2022

Dolorosamente real
Foi difícil acreditar que a obra de Jeovanna é um romance fictício. A construção detalhada dos personagens e enredo, a intimidade que é ofertada para o leitor, a sensibilidade e o sarcasmo que caminham juntos durante toda história e a fluidez entre diferentes formatos de texto (poesia, prosa, roteiro de teatro...), inundam a obra de imenso valor. Carregando mensagens importantes, "Virgínia Mordida" me prendeu em poucas páginas, a curiosidade e o envolvimento quase que literalmente me arrastando a força para terminar o romance doloroso. Sensacional.