De folhas que resistem

Resenhas - De folhas que resistem

Daniela.Rocha 18/05/2022

Literatura de qualidade
DE FOLHAS QUE RESISTEM - Raïssa Lettiére

Mais uma leitura que fiz dentro do projeto #lendonacionais. Mais uma mostra de que se faz literatura de qualidade por aqui. ?De folhas de resistem?, livro de estreia de Raïssa Lettiére, é uma coletânea de 21 contos sobre solidão, relações familiares, decepções, mas acima de tudo, sobre resistência.

O homem que confere o obituário todos os dias. O outro que tem pesadelos com um monstro que lhe come. As irmãs gêmeas que carregam o peso do significado dos seus nomes. A carta de uma mãe, para a filha que não vai nascer. A filha pródiga que volta para casa. Histórias de pessoas que resistem à solidão, traumas, abandono, e os mais variados abusos.

Cada conto é um mergulho no imprevisível. Nada é óbvio. Tudo é sentido. ?De folhas que resistem? é triste, potente e belo. Sou uma leitora com pouca experiência em contos. Sou do tipo que lê mais livros de romance. Mas me vi totalmente envolvida com os personagens criados por Raïssa. Recomendo para quem gosta de contos. E também para quem, assim como eu, tem pouca experiência com o gênero.

Roberta 18/05/2022

Muitas metáforas
A coletânea de contos, estreia da autora Raissa Lettiére conta com 21 histórias com uma narrativa muito intensa, poética e cheia de metáforas. 'De folhas que resistem' aborda questões como traumas, esquecimento, abuso psicológico, relacionamentos abusivos, culpa, pedofilia, conflitos de família, bullying, entre outros temas, em contos que impactam o leitor.

Raissa nos leva em uma viagem sensorial e sombria, tratando de assuntos que pairam na nossa sociedade e cotidiano. Seus personagens carregam complexidade e consistência e é incrível como em pequenas histórias ela consegue mexer e fazer com que reflitamos a nossa própria vida e existência.

Por conter metáforas e ser tão profundo em sentimentos, essa é uma coletânea para ser lida e relida. Nos leva a sair de nossa zona de conforto com sua melancolia, e desde a primeira página me vi imersa em suas palavras. Gostei de como ela aborda temas diversas de uma forma tão única. Um livro que realmente fala de resistência.

Um livro nacional único e que indico para aqueles que gostam de leituras singulares, envolventes e que te tiram da zona de conforto reflexiva.

Aione 18/05/2022

De folhas que resistem é o primeiro livro de Raïssa Lettiére, uma antologia com 21 contos publicada pela editora Biblioteca Azul.

Os contos são curtos e, também por isso, muito potentes: a escrita da autora se condensa no espaço de poucas páginas, intensificando toda a experiência para quem lê. Uma das imagens mais frequentes na antologia é a da retina e do olhar, essa superfície escorregadia que capta vislumbres, impressões, não imagens concretas. Por isso, nem tudo na leitura é o que parece em um primeiro instante, ou mesmo trazem um sentido fixo. Aliás, os jogos de palavras, bem como as referências bíblicas e históricas, possibilitam uma brincadeira com os significados, proporcionando diferentes interpretações. Também, Raïssa Lettiére trabalha muito bem as quebras de expectativa e reviravoltas, além de demonstrar o rotineiro de forma não habitual. Embora os cenários sejam quotidianos, a complexidade das personagens e de suas emoções conflitantes fazem delas tudo, menos triviais.

A morte perpassa todos os contos — seja a morte física ou de ideias e expectativas — e, com ela, entrega as noções de efemeridade, melancolia, transformação e, até mesmo, do sombrio. Porém, acima de tudo, a morte traz a noção de potência da vida, já que não existe sem ela.

Apesar de ser um livro curto, De folhas que resistem é daqueles para se ler aos poucos, degustando cada palavra e refletindo tudo que delas pode ser extraído. Inclusive, alguns contos li mais de uma vez, tanto para apreciar a bela narrativa de Raïssa Lettiére quanto para buscar sentidos que eu poderia ter deixado passar em meu primeiro contato com o texto.

Wlange 17/05/2022

Um livro belo e profundo
De folhas que resistem é um livro composto por 21 contos curtos e bastante intimistas, que falam principalmente da complexidade das relações entre as pessoas; relações familiares, de amizade ou das pessoas consigo mesmas. Alguns contos trabalham com elementos de surpresa, outros são mais dramáticos e tocantes e todos são muito bons. Em poucas palavras, a autora consegue mostrar a profundidade dos personagens e explorar bem os temas, de modo a criar reflexão no leitor. Além disso, o texto em si é muito bonito e criativo. Adorei a leitura!

site: https://youtu.be/jiaVtr6153M

voandocomlivros 04/02/2022

"QUANDO NOS SENTIMOS SOZINHOS, BUSCAMOS NOS APROXIMAR DE SERES ENIGMÁTICOS."

Os contos me permitem mergulhar na obra de um autor ou autora de forma polivalente.📚 Tenho a sensação de ter a oportunidade de percorrer vários caminhos dentro de uma mesma trajetória. Acho que por isso me agrada tanto a leitura de contos!😊

🍃 O último livro de contos que finalizei foi "de folhas que resistem" da Raïssa Lettiére.

📜 Com orelha assinada por João Anzanello Carrascoza (um dos autores nacionais do meu coração) e prefácio por José Castello, "de folhas que resistem" é o livro de estreia da Raïssa Lettiére.

"ESPAÇO É UM SUBSTANTIVO QUE NÃO É PALPÁVEL NA VIDA REAL, E ELE PODE SER ROMPIDO, OU MELHOR, REINTERPRETADO EM QUALQUER MOMENTO DE DISTRAÇÃO."

📜 O livro reune 21 contos curtos que representam cotidianos nada genéricos, com tons fortes, bruscos e até um tanto perturbadores. Mas que, quando comparados aos momentos atuais, podem ser um respiro.

✨ Anzanello diz que "Raïssa Lettiére apresenta uma nova paisagem no descampado da nossa literatura - não um bosque coberto por relva delicada, mas uma mata voraz e misteriosa..." 🌳 e em várias passagens é possível perceber os sentimentos mais rudimentares do ser humano entrelaçados com a força da natureza. E é assim que sinto muitas vezes quando, para entender a vida, é preciso debruçar sobre ameaças e separar folha por folha para ter pequenos vislumbres do que sou, do que quero.

🍃 Para ter uma experimentação diferente, acabei optando em ler os contos em ordem diversa, e eles me causaram grande estupefação.

◽ Vi seres humanos errantes e multifacetados, gente como a gente, que se perde em memórias, que toma decisões irreversíveis, que se padece com familiares e amigos e que se culpa ao reviver tormentos de épocas distantes.

◽ A subjetividade da arte imitando a vida me salta aos olhos, de tão densa, chega a ocupar espaço nas fendas que sofremos diariamente. É uma impalpabilidade que nos move numa busca interminável por algo há muito perdido, brumoso pelas incertezas da mente, e que clamam por resistência.

"FOI QUANDO EXAMINEI SUA PUPILA QUE PERCEBI A INTENSIDADE DO QUE NUNCA NOS DISSEMOS."

🍃 Caóticos e pungentes, os contos de "de folhas que resistem" são uma ótima pedida para quem curte o gênero.

"PARA EVOLUIR É PRECISO, ANTES DE MAIS NADA, SOBREVIVER."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/de-folhas-que-resistem-resenha

Livy 13/12/2021

Contos para sair da zona de conforto
"Seu caule é elegante, mas meio torto, com uma madeira frágil que vai rompendo com os anos. [...] Apesar de delgados e longos, são muito flexíveis, chegando a tocar o solo [...]. Eles raramente se quebram."

“De folhas que resistem” é uma coletânea de contos e estreia de @raissalettiere, publicada pela @editorabibliotecaazul. Em 21 contos a autora aborda traumas e feridas de personagens multifacetados e nos mostra não sua superação, mas como resistem a diversas situações da vida, da sociedade e do cotidiano.

A escrita é elegante, inteligente e traz um tom sombrio, assustador e, por vezes, inevitável da realidade. Envoltos em metáforas, os contos têm uma atmosfera de tensão e mistério. A leitura saiu completamente da minha zona de conforto, fugindo do previsível, do comum, e me trazendo uma experiência única e diferente!

O legal desse livro é que os contos abrem portas para muitas interpretações, percepções e sentimentos diferentes. O que senti e vivenciei nessa primeira leitura pode mudar completamente quando ler novamente. Assim como outra pessoa pode ter outra visão sobre a leitura. E esta é a beleza mais profunda do livro: as várias facetas que ele traz.

Vários temas são abordados nessas histórias, como abuso psicológico, relacionamento tóxico e abusivo, alcoolismo, culpa, mágoa, luto e diversas outras questões, em camadas cruas e outras mais sutis de sua narrativa.

Durante a leitura, tanto o título quanto a capa fazem todo sentido! Esse livro é sobre a vida e suas várias realidades, alegrias e dificuldades. É sobre resistir, quando nada mais resta ou quando tudo mais transborda.

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Dani @oslivrosdadani 03/12/2021

Das folhas que resistem.
As folhas secas, espalhadas, rodopiam ao redor. Ergo os olhos e deixo minhas retinas serem tocadas pela luminosidade que atravessa as nuvens. Ao baixá-los, minha visão passa pela folha solitária, balançando com a força do vento. Levanto-me, vou até a árvore e penso em arrancar essa folha resistente do galho, mas meus dedos não me obedecem e a tocam com suavidade, deslizando sobre sua superfície, sentindo os sulcos.

Com uma escrita impactante, melancólica, poética e inteligentemente bem construída, Raïssa Lettiére nos apresenta 21 contos, que tratam do cotidiano de uma forma única, fora da normativa comum, mas abordando diversos assuntos atuais e necessários, que vão desde memórias, conflitos familiares, abandono, indiferença, solidão, ao bullying e à pedofilia.
Do filho que vê sua mãe perder a sanidade aos poucos, ao homem que busca no obituário o nome de conhecidos, como uma espécie de vingança por todo o abuso psicológico que sofrera tempos atrás.

Contada de múltiplas formas, por meio de personagens complexos, reais, surreais e consistentes, a autora nos toca no íntimo e nos faz refletir sobre muitos assuntos da vida.
Me senti absorta desde a primeira página, pois logo de início fui impactada com a primeira história e, graças a ela, ansiei fortemente por adentrar no âmago das demais. A ordem das publicações também instiga o leitor a querer saber o que virá pela frente, e o ritmo constante e frenético nos mantêm ávidos até o fim.

Astuciosamente Raïssa nos transporta para diversas situações, brincando com seus personagens, questionando suas atitudes e sensibilizando o leitor. Há uma percepção sensorial muito presente nesta narrativa, e algumas temáticas transitam por entre os contos, construindo uma conectividade e uma fluidez entre eles. Mas acredito que a palavra que realmente define este livro é RESISTÊNCIA.

Sejamos todos firmes como a solitária folha da árvore que resiste, até mesmo quando os outros persistem em nos arrancar.

Indico esse livro para todos aqueles que buscam uma leitura interessante e original, pois certamente irão se encontrar em muitos dos contos aqui narrados.

Glaucia @blogmaisquelivros 03/12/2021

Impactante, muito bem escrito e necessário
“Mas há sempre um fato novo, um fato triste. O amor flutua sobre um terreno pantanoso, no qual não se mergulha para a vida. Pairando entre raios de luz cruzada, tudo o que encontra é uma mancha , um ponto cego em que a pessoa amada desaparece em um minuto, tragada por esse ponto infinito, como uma viajante perdida no tempo.”

Intenso, poético e impactante, “De folhas que resistem”, romance de estreia de Raïssa Lettiére lançado pela @editorabibliotecaazul convida o leitor a embarcar em uma jornada surpreendente, sombria e sensorial. A obra que reúne 21 contos trata de assuntos atuais de nossa sociedade e cotidiano, trazendo personagens multifacetados, cada um resistindo à sua maneira às adversidades da vida.

Passeando por temas como esquecimento, abuso psicológico, conflitos familiares, relacionamento abusivo/ tóxico, mágoa, pedofilia e culpa, cada conto possui uma atmosfera única e envolvente, fugindo da previsibilidade do gênero e entregando ao leitor uma experiência única e deliciosamente viciante. Apesar de não consumir o gênero com frequência, confesso que aqui me vi envolvida desde a primeira página, não apenas pelo suspense que a autora cria em cada uma de suas histórias, mas pela forma enigmática e surpreendentemente inteligente com as quais são escritas.

E em se tratando de enigmas, aqui temos uma coletânea de contos para ler e reler, pois muito mais do que uma história poética, a autora tece em seus textos metáforas profundas, nos fazendo sair da zona de conforto reflexiva, ao mesmo tempo em que nos permite ponderar o peso de cada um de acordo com nossa percepção e bagagem de vida.

Outro ponto importante e que merece destaque é a escolha da capa e título deste livro, que reflete com exatidão a alma da obra e a essência de seus personagens.

Com uma escrita brilhantemente instigante, personagens com suas imperfeições humanas e histórias que se conectam com facilidade ao leitor, a coletânea de contos de Lettiére é rica, original, visceral e perturbadoramente necessária.

Muito mais do que falar de traumas e feridas profundas, "De folhas que resistem" é sobre resistir, mas principalmente, sobre agarrar-se à vida com todas as forças.

site: https://www.instagram.com/p/CXCPnJ9PV_A/