O beco das ilusões perdidas

O beco das ilusões perdidas William Lindsay Gresham

Resenhas - O BECO DAS ILUSÕES PERDIDAS

1 | 2 | 3 | 4

Aline MSS 30/05/2023

O filme é melhor do q o livro(caso raro)
Sempre quis ler esse livro pelo aspecto de bizarrice q ele transmite, mas não curti e penei um pouco pra finalizar a leitura. O filme é MUITO MELHOR!

O livro traz toda a jornada de vida do jovem Stan Carlisle, um carroceiro de um circo de variedades.
No palco, Stan vira assistente no espetáculo de leitura de mentes e adivinhação, e em pouco tempo se "gradua" como um espiritualista.
Aproveitando-se de suas novas habilidades, sai do circo e passa a ascender socialmente e financeiramente aplicando golpes em pessoas mais abastadas.

A primeira parte do livro me agradou mais, pois retrata o ambiente circense e conta com diversos personagens interessantíssimos. O autor peca ao não ter explorado mais individualmente cada um desses personagens e foca mais em seu protagonista.
Após a ascensão de Stan e sua companheira de palco (Molly), o livro fica um pouco cansativo e toca num tema muito sensível: a religião. Sei q trata-se de uma ficção, mas pessoalmente não me agrada qualquer narrativa ficcional pautada em uma religião. Acho desrespeitoso, seja qual for a religião.

Assisti a adaptação dirigida por Guillermo Del Toro (sou fã demais) e o elenco é simplesmente maravilhoso. O filme não aborda tanto os aspectos religiosos presentes no livro e por isso me agradou muito mais.
O filme é disparado melhor do q o livro e conta com Bradley Cooper e Cate Blanchett no elenco! ??

Oq tem no livro:
- Jornada tortuosa de um protagonista disfuncional e anti-herói;
- Temática circense;
- Pouco desenvolvimento de personagens anexos (é mais focado no protagonista):
- Pitacos de religiosidade (espiritismo);
- Capítulos divididos baseados nas cartas do tarô.

Esse livro me remeteu mto ao seriado "Carnivale" da HBO. Na série, a religiosidade consegue ser mais forte, mas o desenvolvimento dos personagens me agradou bem mais do q esse livro.

Li a versão digital e está disponível no K.U gratitutamente. Graças aos céus não comprei a versão física!

Owls.Reads 21/07/2023

Bem da sua época, ou seja, bem racista e cheio de problemas. Também foi literalmente o próprio círculo da depressão.

Nayany 13/12/2021

Aquele livro para quem curte histórias de personagens dispostos a fazer de tudo para ascender.A narrativa é bem crua e objetiva,ela é estruturada de acordo com as cartas de tarô, que vai nortear o rumo da história.
Além do Tarô, o álcool é algo presente em toda a história, tem algumas cenas de violência e abusos,ñ é algo gráfico,meio como se fosse algo corriqueiro daquele ambiente.

O que me instigou a continuar lendo foi a curiosidade de saber qual seria o limite e o destino de Stan. Estou curiosa para assistir as duas adaptações, principalmente pra vê Lilith, queria mais dela no livro.
Henrique 10/05/2022minha estante
Então teve que se obrigar a continuar lendo? Estou prestes a começar este livro e queria saber se é algo que vai fluir bem. :-)

let.warnette 01/12/2023

"É um manicômio. E os mais lunáticos estão no topo."
Esse livro como um todo é uma obra de arte, funciona perfeitamente, só ficou com 3,5 estrelas pq ele tem algumas partes muito confusas e principalmente da matade até o final é muito maçante.
mas cara, esse final foi GENIAL?? quero reler ele já sabendo do final, pq acho que vai ficar melhor ainda.
não quero fazer resenha com spoiler, mas o último diálogo tá me deixando maluca como pode AKSKZIAJSJS

leiturasdaursula 08/07/2023

Do bueiro ao céu e de volta ao bueiro...
O Beco das Ilusões Perdidas é um romance escrito por Willian Lindsay Gresham e publicado pela primeira vez em 1946. Este livro fascinante mergulha nos cantos obscuros da mente humana e explora temas como a obsessão, a decadência e a busca desesperada pela redenção

A história gira em torno de Stanton Carlisle, um jovem ambicioso e carismático que abandona sua vida humilde para entrar no mundo sombrio dos shows de ilusionismo e das feiras itinerantes durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. Ele se torna aprendiz de uma famosa cartomante chamada Zeena, que possui um dom especial para ler mentes. Stanton rapidamente aprende os truques do ofício e logo percebe que a verdadeira magia está em manipular as fraquezas e os desejos mais profundos das pessoas.

À medida que a história avança, somos levados para dentro da mente de Stanton, onde seus pensamentos e motivações são explorados minuciosamente. Ele é um personagem complexo e ambíguo, cuja busca pelo poder e pelo sucesso o leva por um caminho sombrio. Stanton está disposto a explorar e enganar aqueles que o cercam. No entanto, à medida que ele mergulha cada vez mais fundo em suas artimanhas, suas próprias ilusões começam a se desfazer e a realidade cruel de sua existência se revela.

O livro retrata um ambiente decadente e corrupto, cheio de personagens marginais, desde os artistas da feira até os apostadores e vigaristas que povoam o submundo da época. Gresham habilmente descreve esse cenário, criando uma atmosfera opressiva e claustrofóbica que espelha a mente atormentada do protagonista.

É incontestável a habilidade do autor em explorar as profundezas da psicologia humana. Ele examina questões como a moralidade, a ética e a natureza da ilusão de maneira magistral, fazendo-nos questionar até que ponto estamos dispostos a ir para realizar nossos desejos mais profundos.

A edição está linda e cada capítulo começa com uma carta de tarô, o que dá uma charme ainda maior pro livro. Eu não assisti à adaptação dirigida por Guilherme Del Toro, mas quero muito! E aí, conhecia esse livro e/ou filme?

Luciana940 02/05/2023

Incrível
Do fundo do poço ao topo do mundo e de volta ao fundo do poço em uma velocidade impressionante. Você começa torcendo pelo personagem principal, torce novamente pra que ele se dê mal e seja desmascarado e no final... O final é simplesmente surpreendente!

Juliane.Teixeixa 24/01/2024

Não sei quem terminar esse livro mais doido/confuso eu, Carlisle ou William!! A história é muito boa, mas eu achei um pouco confusa na forma como foi escrita.

Não era o livro para mim. Tem uma reflexão incrível, porém não demarca muito quando acaba uma linha de raciocínio e vai para outra (eu me perco muito com isso, ainda mais por causa do meu tdah), se não fosse isso, eu teria apreciado mais a leitura.

Senti que ficou um pouco arrastado depois da página 200 até chegar nas 260.

Adson 11/02/2022

Um caminhão me atropelou e eu não anotei a placa.
Clássico da literatura norte-americana, é um romance sobre muitas coisas: a pureza da fé e a malandragem que alguns que a proferem; o alcoolismo e o terror destrutivo; as batalhas que carregamos e que nos afetam mesmo quando não percebo seus efeitos.

?... pessoas más surgem onde a colheita é boa para elas...?

O jovem Stan Carlisle, carroceiro de um circo de variedades, assiste, em um misto de repulsa e curiosidade, a uma das principais atrações do lugar: um alcoólatra, decadente e entregue à própria imundice, é apresentado como um selvagem, sendo objeto de espanto, nojo e escárnio da multidão voyeurística. Stan se pergunta como um homem pode se humilhar e perder a dignidade daquela forma.

O livro segue a sua narrativa com capítulos nomeados como cartas de taro e cada capitulo tem uma leve ligação com a carta em si, uns mais, outros menos.

Esse é um livro inesquecível e visceral, eu fiquei tão envolvido na leitura, o clima noir é tão forte, que eu estava em um ?livro preto e branco?, se assim posso dizer.

O final, é simplesmente a melhor parte do livro! E sabendo que o livro te conquista nas primeiras páginas, dá para imaginar o quão surpreendente é.

Favoritei.

Yasmin.Valim 26/12/2023

A humanidade não é nada mais é do que um ciclo
Livros com ar bizarros e questionadores da profundidade humano sempre me atraem, se tiver suspense ou terror, isso apenas aumenta a curiosidade.

É uma leitura angustiante e as vezes até confusa pelo tanto de informações, o que não atrapalhou minha leitura, mas dificultou. É interessante ver a ascensão e a queda do Stan, assim como os demais personagens precisam lidar com a vida e seus problemas.
O desenvolvimento é alucinante, tudo podia acontecer e todos os limites são ultrapassados nesse livro.

Todos os personagens possuem histórias bem criadas e fascinantes, o próprio protagonista é um vilão, um golpista que deseja dinheiro e reconhecimento, motivado pela dor e traumas que vamos conhecendo no decorrer na trama.

Eu passei mal lendo o desenvolvimento do plot, não sabia mais o que era real ou se o cara era louco mesmo, se teve um romance ou não. Se o objetivo do autor era fazer a gente duvidar até se os personagens secundários eram reais, ele conseguiu.

Apesar disso, consegui aproveitar bem a experiência do livro e estou ansiosa pra ver o filme.

Adriana.Gonzalez 31/03/2022

Livro frenético mas desacelerou
Este é um livro que quando comecei a leitura fiquei de boca aberta...realmente surpreendente.
Cheio de tramas, reviravoltas, surpresas.
Mas da metade até o final ficou um livro bastante arrastado, ou seja, até mais da metade eu daria cinco estrelas, mas o 40% que faltava dele foi decepcionante.
Parecia que estava escrevendo grego, palavras se embolavam, já não entendia direito quem falava, quem escutava ou seja, achei o final meio bagunçado.
Agora vou falar dos 60% iniciais: leitura fluida, rápida, veloz, envolvente, instigante, inteligente, sensacional, realmente de arrepiar. A vida de Stanton no circo foi demais. Sua trajetória, seus malabarismos, suas trapaças, seus casos amorosos,... tudo, tudo, tudo, até ele mudar e ficar ambicioso...aí foi amornando o desenrolar... até o momento de ficar ambicioso foi realmente uma boa história.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 27/06/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Em O Beco das Ilusões Perdidas vamos acompanhar a vida de Stan Carlisle; de um jovem ajudante de um circo intinerante a um famoso golpista. Recentemente, a história ganhou uma adaptação no ano passado: O Beco dos Pesadelos, dirigido por Guillermo del Toro.

Stan é um homem ambicioso, inteligente e astuto. Ele também é bastante carismático, o que vem a ser de bastante ajuda quando ele inicia seu caminho para fama e o sucesso. Assim como todas as pessoas ambiciosas, Stan sempre vai querer ter mais e isso vai ser a causa da sua derrota.

Apesar de não ser um livro muito grande e com uma história bastante interessante, a escrita do autor fez com que a leitura fosse um pouco complicada pra mim. Não que ela seja robusta; é até simples e direta, mas em alguns momentos ela se tornava um pouco maçante.

O livro começa com um bom ritmo, mas da metade em diante se torna um pouco arrastada, já que foca mais em Stan e suas artimanhas como mentalista. As passagens no dia-a-dia circense eram mais interessantes por serem mais dinâmicas.

O início de cada capítulo é marcado por uma carta de tarô que, de alguma forma, está ligada aos acontecimentos que se seguirão. Inclusive adorei a diagramação do livro, que inclui os desenhos de cada carta.

Sobre personagens secundários, destaco as mulheres que foram importantes na vida de Stan. A leitora de cartas e previsões Zeena, que praticamente foi responsável por tudo que Stan aprendeu. A jovem e inocente Mary, sempre disposta a agrada-lo, mesmo que isso acabasse a magoando profundamente. Por fim, a dra. Lilith Ritter, responsável por alimentar mais e mais o desejo e ambição de Stan. De fato, Lilith é uma personagem bastante misteriosa mas que acaba se destacando, até mais que o próprio Stan. Infelizmente achei que ela poderia ter sido melhor desenvolvida.

Por já ter assistido a adaptação e suas mudanças, eu já sabia como a história se finaliza. De fato é adorei como o autor casou direitinho com uma situação previamente apresentada.

site: https://www.instagram.com/p/CewpnltOIR1/

Lobbo 07/01/2023

É pra dormir?
Aquele livro que você só de olhar para capa e título deseja comprar? porém, a estória não anda, é desanimador. Espero que o filme seja melhor kkk

Thay 22/12/2022

O BECO DAS ILUSÕES PERDIDAS: UMA HISTÓRIA SOBRE AMBIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Escrito por William Lindsay Gresham, o clássico da literatura norte-americana intitulado “O Beco das Ilusões Perdidas” foi publicado originalmente em 1946, adaptado ao cinema em 1947 e readaptado em 2021, por Guillermo del Toro. Eu gostaria de ter escrito essa impressão de leitura depois de ter assistido ao filme de del Toro, mas... De qualquer forma, o livro é uma excelente oportunidade de reflexão sobre nossas ambições e aspirações, ou melhor, sobre os caminhos que escolhemos para alcançar aquilo que almejamos do fundo do coração. Riqueza, felicidade, amor, bens são comumente apontados pelas pessoas como aquilo que mais se quer, não a toa o personagem principal Stanton Carlisle utiliza-se de artifícios e truques para “ler” o futuro e “adivinhar” o que seus clientes mais desejam a partir desses padrões comportamentais e, assim, ganhando dinheiro, chegando ao show bussiness! Inclusive, Stan acaba por criar novos espetáculos dizendo-se médium, junto de sua esposa e parceira Molly, como estratégia para estorquir dinheiro. Entretanto, o que era para ser um show, torna-se um enorme desastre após Stanton conhecer Lilith, uma suposta psiquiatra.

Publicada em 2021 pela editora Planeta, a edição do romance noir de Gresham é esteticamente linda! As cores vibranes de vermelho e a imagem de capa dão sinais sobre a história, sobretudo pelo destaque dado à carta “O enforcado” do tarot, que aponta para o final da narrativa. A sinopse é tão completa, que depois de ler o livro e reler este pequeno texto, pensei “ESTAVA TUDO ALI!”. Os capítulos são todos inicialmente ilustrados por cartas de tarot, organizadas de modo que o enforcado ficasse por último, isto é, as cartas indicam caminhos da narrativa. As folhas não são brancas e as letras estão num tamanho de fonte padrão, com espaçamento entre linhas igualmente bom. Meus olhos agradecem! A única coisa que me incomodou do designer foi a cor da fonte na sinopse, o fundo vermelho do livro com a cor da fonte em preto não favoreceu e eu, que não enxergo direito, tive que forçar muito minha visão para conseguir ler. Composto de 304 páginas, não achei o livro longo e a história tem um bom desenvolvimento, alguns momentos cansativos, mas bom. Li em poucos dias.

“O Beco das Ilusões Perdidas” não é um livro de fantasia, muito menos de mágica ou misticismo, ao contrário. Ele mostra um personagem vigarista que usa da boa fé das pessoas e de seus desejos e emoções para ganhar dinheiro. Retrata a crueldade através das tentativas infinitas de alcançar o que se quer, mesmo que às custas dos outros. O que gostei da escrita é que em nenhum momento há uma romantização do personagem ou de seus próximos. Molly, aparece como o extremo oposto de Stan, talvez por isso ela chega a ser insuportavel. Na verdade, ambos são insuportáveis, no entanto é justamente isso que os torna tão humanos. Zeena e os outros integrantes do circo intinerante são muito interessantes, infelizmente não foram muito explorados (o foco não era esse, óbvio). Sobre Lilith, a psiquiatra, não posso falar muito sem que eu dê tantos spoilers, mas é uma personagem de dar nojo, de tanto que ela é ruim.

As ambições são retratadas na história como emoção principal. Ela movimenta a trama. Stanton poderia ter se dado muito bem com seus truques “inocentes”, pois inteligente e habilidoso. O problema do personagem realmente foi querer mais e não saber exatamente onde e quando parar, colocando a si próprio e os outros em perigo, acabando sozinho, perseguido e tendo problemas com álcool. A história destaca que não há nada tão ruim que não possa piorar e que os caminhos que escolhemos e as coisas que fazemos muitas vezes se voltam contra nós e aquilo que julgávamos nos outros, vemos em nós mesmos. Até onde vamos por nossas ambições? Dessa forma, considero o encerramento perfeito. Não sei ao certo se é um final “justo”, porque se eu achasse, talvez eu seria tão cruel quanto a própria narrativa. Foi um final com uma “colheita”, consequências das ações do personagem principal.

Lendo comentários e resenhas sobre o livro, me deparei com várias críticas. Ou se ama ou se odeia “O Beco das Ilusões Perdidas”. Eu, pessoalmente, gostei da leitura. Não costumo colocar grandes expectativas nos livros que leio, o que faz que minha mente fique mais aberta para analisar, refletir e fazer considerações racionais diante do contexto. Ah, além disso, eu gosto de leituras desse tipo, tenho preferência por narrativas mais fantásticas, mas a história de Gresham me prendeu. Sendo assim, recomendo a leitura, mas para aqueles que não esperam coisas mágicas, brilhantes e fabulosas e que não ansiam por finais felizes, recomendo também para aqueles que têm interesse em refletir sobre o mal e a maldade, mas também na vida como ela é. Não estou dizendo que só existe o mal, viu? Só que todos temos bem e mal em nós. E as consequências de nossos atos e escolhas virão de qualquer forma.

1 | 2 | 3 | 4