A Long Way Down

A Long Way Down Nick Hornby

Resenhas - A Long Way Down

Silvinha 08/09/2022

A long way down
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o filme, que se tornou um dos meus favoritos. Fiquei curiosa sobre o livro e depois de um tempo resolvi lê-lo. Sempre tento separar os livros dos filmes, pois são entretenimentos com formatos diferentes, destinados a públicos diferentes.

Neste caso, confesso que foi difícil. A cada momento que Jess era citada só me vinha à cabeça a personagem construída pela atriz.

Mesmo com essas ressalvas, gostei bastante do livro, que tem um viés profundo e sério, e que a meu ver conseguiu lidar bem com um tema delicado como o suicídio.

A divisão dos capítulos, dando voz a cada um dos personagens em momentos diferentes foi muito interessante e manteve o livro mais dinâmico.

Lavinia 28/03/2019

"A Long Way Down", Nick Hornby
No livro, publicado no Brasil sob o título "Uma longa queda", acompanhamos quatro suicidas que se encontram na cobertura de um prédio na noite de Ano Novo. Eles não podiam ser mais diferentes entre si: Martin, um apresentador de TV com a reputação destruída; Maureen, uma mãe solteira; JJ, ex membro de uma banda de rock; Jess, uma jovem meio maluquinha. A partir desse encontro, os quatro decidem manter contato e ajudar uns aos outros a achar um sentido para continuar vivendo.

Eu já tenho esse livro há muitos anos, comprei quando era mais nova, mas de primeira não dei conta do inglês e deixei ele abandonado num canto. Até que recentemente peguei-o para ler e me surpreendi com não só como não tive nenhuma dificuldade para lê-lo, mas também como o livro se adequou muito bem ao momento atual da minha vida.

A narrativa intercala os pontos de vista dos personagens, que são propositalmente defeituosos e irritantes. A obra trata sobre o tema do suicídio, sem soar artificial ou parecer uma palestra motivacional, conseguindo trazer uma visão mais agridoce e realista.

Às vezes as narrações dos personagens podem soar muito parecidas umas com as outras e mais ou menos na metade da obra o desenrolar da história fica um pouco enrolado, sem saber direito para onde vai. Porém, acabou sendo um livro bastante divertido, assim como outras coisas escritas pelo Nick Hornby, e com algumas reflexões legais sobre a vida.

site: @sobrepaginas (instagram)