A jornada do mestre

A jornada do mestre Elaine Garau

Resenhas - A jornada do mestre

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 28/10/2021

“A jornada do mestre: histórias de professores comuns que se dedicam ao extraordinário“, publicado pela Buzz Editora, traz a curadoria de Elaine Garau, que reuniu diversos relatos de professores que expressam através de suas vivências, as mais belas histórias que somente os grandes mestres podem nos mostrar: o amor pelo ensino.

De fatos que ressalta a presteza por estar em uma sala de aula, à superação de alunos que jamais imaginavam ter a condição de dar aula, o livro reúne diversas histórias verídicas que os professores, expressaram nesse copilado. E cada história está carregada de emoção em sua narrativa.

Algumas narrativas são tão emocionantes que prende a atenção do leitor em todos do início ao fim. Haja vista a história de um jovem que não tinha condição de estudar por conta de sua condição: a deficiência visual. Mas isso jamais o impediu de avançar e aprender o que o professor lecionava. O desfecho, é pra lá de especial. Uma lição de superação!

“A jornada do mestre: histórias de professores comuns que se dedicam ao extraordinário“, é uma obra que explora o que nossos professores têm de melhor: a paixão por lecionar, não apenas como profissão, mas sim, pelo prazer em olhar nos olhos de cada pessoa que passa em sua sala de aula e saber que ele fez a diferença.

“Educar é transformar o mundo”

Resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost1510

Jorge Luiz da Silva 06/01/2024

Guerreiros e guerreiras da vida real
Histórias da vida real apresentando autênticos guerreiros e guerreiras que deram parcelas de colaboração para um mundo melhor.

NatyNatalia 05/02/2024

Os relatos dos professores são emocionantes. Foram selecionados aqueles que se encontraram excluídos da sociedade e prestaram uma homenagem muito linda à professora Elen que salvou as crianças do incêndio. Amei

Delma Gama 17/03/2024

Minha leitura de domingo não poderia ter sido melhor. A Jornada do Mestre faz um compilado sobre o empenho profissional de 10 professores. Em sua maioria, dotados em humildade, compromisso e uma visão superior ao típico comodismo educacional.

As narrações foram objetivas e bem feitas, assim como a lição entregue em cada história. Recomendo com segurança aos colegas da área educacional, pois serve como um aporte de ânimo e esperança em meio as dificuldades naturais ao sistema educacional brasileiro.

p.s.: Chorei sem medidas com a história da Heley, carbonizada em prol do salvamento dos seus alunos, após um indivíduo hediondo invandir a aula, jogar gasolina, atear fogo e fechar a sala com a professora e 35 crianças dentro. A história completa e o esforço da Heley para salvar os pequenos despedaça qualquer um, mas infelizmente não houve tempo para que ela e outras 10 crianças saíssem pela abertura alta e improvisada que ela fez. Ainda assim, 25 pequenos foram salvos pelos seus esforços. Tenho certeza que o Senhor recebeu os demais com exímio amor nos céus ?

rodolfocarmacio 11/02/2024

Mestres
Apresenta histórias inspiradoras de professores que conseguiram superar seus medos as suas limitações e das instalações escolares e renovaram suas perspectivas e de seus alunos.
Uma boa leitura mostrando que sempre é possível se reinventar, proporcionando esperança de um futuro melhor.

Vitor 20/02/2024

Emocionante
Uma homenagem mais que merecida a professores. Uma homenagem a educação, mola propulsora da formação social do ser.

Com protagonistas escolhidos a dedo, Garau emociona ao contar um pouco a história desses que nasceram com o dom do ensino. Seja na liberdade poética em se basear em fatos reais, seja no exercício de entrevistar e compor histórias a partir dessa prosa - o que para a autora é familiar, trata-se de uma jornalista.

Além das mensagens positivas e aquele quentinho no coração em cada passagem, a autora consegue se diversificar o tempo inteiro. Cada história um estilo, uma prosa, uma escrita? Em comum nelas: a facilidade da leitura. Tudo flui de maneira quase didática mas sem abrir mão da poética.

Vale a pena. Muito a pena?

Ana 24/07/2023

A Jornada do mestre
Um livro curtinho mas com um conteúdo lindo destinado a quem dedica a sua vida ao magistério.

Me emocionei com as histórias retratadas, desafios encarados e testemunhos de professores que buscam melhorar a vida de outras pessoas através do ensino, com foco na alfabetização de adultos e educação infantil.

Histórias de professores simples, vidas simples, sem riqueza e sem fama, mas com um objetivo raro: transformar o ordinário em extraordinário.

"Dividir conhecimento é uma virtude extraordinária, pois vai além dos currículos, das ementas, das bibliografias. Ser professor é a magia da transformação do outro, de si e do mundo."

[...] a educação é assim: o início, o meio e o fim; o corpo, a alma e o espírito.

Insta: @neilson_jr 02/11/2023

Eu sempre digo que o (a) professor (a) deveria ter a maior remuneração dentre as profissões. Com lei para embasar. Livro muito bom, com histórias encantadores sobre a arte de ensinar.

Menina Ciria 23/01/2024

Um livro simples que conta histórias de professores. Isso torna esse livro imenso. Eu chorei com todas as histórias. Vale lembrar que não se trata de um livro para relatar reclamações e sofrimentos, mas para além dessas características próprias da profissão as histórias relatam esforços, energia, força de vontade, amor e excelência.
Profs, nossas palavras possuem muito poder na vida dos nossos alunos. O cotidiano escolar é arduo, os professores doam o sangue, a própria vida para que seus alunos sejam salvos das condições precárias em que vivem.
Ah.. a história de Helen de Janauba não sai da minha memória. Eram 35 alunos. Ela não queria que nenhuma mãe chorasse. Na luta ferrenha contra o fogo ela salvou 25, infelizmente 11 mães choraram...
Sabe Prô, talvez você vem enfrentando a falta de valorização do seu trabalho por parte dos pais e da própria administração escolar (lamentável!), te desejo força. Não desista. Eu não desisti. A Helen não desistiu, ela morreu lutando contra aquele que ousou queimar os sonhos dos seus alunos. Chorei. ?

Rosana Miyata 07/02/2024

Histórias inspiradoras de Educadores que passaram por cima de tudo e todos para defenderem a sua causa.

Dani Pontes 05/10/2021

Dom de ensinar
Eu acredito q existem professores e PROFESSORES!! A Elaine conta histórias do 2 tipo... daqueles que têm o dom, desejo, vocação mesmo de ensinar e melhorar o mundo!!
Histórias de fazer rir, chorar e fazer a gente torcer por um mundo com mais professores assim e por um país que os valorize!!!
Recomendo mto!!

Aline 26/01/2024

A jornada do mestre
Este livro vai te apresentar à história de alguns professores brasileiros que fizeram/fazem a diferença no ensino. Histórias de coragem, superação, dificuldades, amor ao próximo, generosidade, solidariedade e, sobretudo, um exemplo de amor ao ato de lecionar.
São histórias inspiradoras e emocionantes que, certamente, te farão pensar com saudade naquele professor que fez a diferença na sua vida e no quanto esses heróis são necessários e nada valorizados.
Uma homenagem linda àqueles que nos são indispensáveis!

Nan 30/01/2024

Um livro de histórias que sabe contar histórias
Desde a introdução logo fico envolvida com as histórias: o sofá, as filhas professoras e o professor que era cego e o aluno que não falava

A história da professora que morreu queimada me doeu demais. Demais!
Chorei e tremi. Como mãe, me faltam palavras pra falar. Pra expressar.

Todas as histórias são tocantes e trazem uma reflexão enorme
A professora alfabetiza adultos de graça
A primeira professora com síndrome de down
A professora trans

Queria mais edições. Histórias de professores são incríveis

Karinne 22/02/2023

Dez histórias de professores inspiradores e que a cada capítulo me fez pensar na minha trajetória na educação

nanarissa 09/01/2024

A única história que me pegou foi a da prof. Heley. As demais fiquei com a impressão de que talvez seja mais por conta da forma de escrita do que por conta da história em si. Ainda em dúvida.