O infinito em um junco

O infinito em um junco Irene Vallejo

Resenhas -

Prycilla0 21/12/2023

Uma escrita bem estruturada que nos relata a história dos livros no mundo antigo e sua influência no mundo contemporâneo, a autora conseguiu trazer informações antigas com atualidade. Pra quem ama buscar mais conhecimentos sobre a história do papel ao livro, não pode deixar de ler.

Thaistes 26/04/2023

Infinito dentro de um livro!
Que livro incrível.
Uma infinidade de informações, acontecimentos, crescimento e bagagem; foi uma delícia ler cada página e entender melhor como foi criado o que hoje chamamos de livro, um livro que recomendarei a todos!! O infinito dentro de um livro.
Lembro-me quando decidi ler ele eu pensei " Será que finalmente encontrei meu livro favorito?" A resposta é não. Em relação a isso uma espectativa não alcançada. Mas ele quase chegou lá. Eu amo história e amo ler livros que tenham muitas informações, porém com embasamento. Obrigada Irene por esta obra que chamo de infinito.

Carlos 15/03/2023

Imperdível
Um livro excepcional! Recomendo a todos que amam os livros e querem conhecer um pouco se sua trajetória até os nossos dias.

Luccrazy 11/11/2022

Fantástico. Do inicio ao fim
O livro cativa já nas primeiras páginas e nos envolve a ponto de não querer abandona-lo. Irene navega pela difícil tarefa de nos apresentar a jornada dos livros nos últimos 2,5 mil anos. E o faz c louvor.
A escolha de capítulos pequenos, narrativa coloquial e despretensiosa faz a leitura ser encantadora. Fora que o livro em si é uma ode a outros títulos, que pela delícia de como foram apresentados. Nos forçam a querer ler mais e mais.!

Rafael_Santiago 20/11/2023

Ótima narrativa
Com uma narrativa num ritmo agradável e interessante, ora nos conta, ora especula como se deu o surgimento e a evolução dos livros ao longo de nossa história.

Traça uma linha narrativa desde a cultura oral até a queda do império romano. Entretanto não é uma narrativa modorrenta ou comportada: o tempo todo a autora nos leva com ela em saltos temporais para dialogar, correlacionar ou mesmo contrapor conceitos e ideias ?arcaicas? com seus equivalentes e ambivalentes contemporâneos (2023).

Para quem deseja fazer uma leitura sintópica, eu indicaria ?De bizâncio para o mundo? do Collin Wells, não possui uma narrativa tão bacana igual esse aqui mas já pode te aprofundar em alguns detalhes que talvez ficaram de fora deste.

Rê Lima 12/12/2022

O livro é muito interessante, uma delícia de ler, mas não é um livro que você lê em uma sentada. É um livro para ser degustado aos poucos, sem pressa!

Daniel1503 24/10/2023

Um relato incrível da história da leitura
"O Infinito em um Junco" é uma obra impressionante da autora espanhola Irene Vallejo, que nos leva a uma profunda descoberta do papel fundamental que os livros desempenharam na preservação e disseminação do conhecimento ao longo da história da humanidade. Publicado em 2022, este livro cativante mergulha no passado, oferecendo uma perspectiva rica e única sobre a importância dos textos escritos em nossa cultura.

A obra de Vallejo é uma celebração apaixonada dos livros como uma forma de comunicação atemporal. A autora começa sua jornada histórica e literária com a antiga cidade de Alexandria, onde a lendária Biblioteca de Alexandria se torna o ponto de partida para uma exploração das origens e evolução dos livros e das bibliotecas. Ela descreve a beleza das bibliotecas antigas e como elas serviam como faróis de conhecimento em um mundo que descobria novas formas de comunicação.

Ao longo do livro, Vallejo explora o impacto dos livros em diferentes períodos da história, desde a Idade Média até a Revolução Industrial e a era digital. A autora destaca como os textos escritos influenciaram a cultura, a religião, a política e a ciência, moldando a forma como percebemos o mundo e a nós mesmos.

Um dos aspectos mais notáveis de "O Infinito em um Junco" é a habilidade de Vallejo em entrelaçar narrativas históricas com suas próprias experiências e reflexões pessoais. Ela compartilha histórias de sua infância e adolescência, destacando como os livros moldaram sua própria visão de mundo e enriqueceram sua vida.

Além disso, Vallejo também presta homenagem a muitos escritores e pensadores famosos ao longo da história, destacando como suas obras influenciaram o pensamento humano. Ela tece uma rede de conexões literárias que mostra como os escritos de diferentes épocas e culturas estão interligados.

A escrita de Vallejo é poética e reflexiva, repleta de metáforas e imagens poderosas que cativam o leitor. Ela tem uma habilidade notável para transformar conceitos abstratos em narrativas acessíveis e envolventes.

Além de sua análise histórica e literária, "O Infinito em um Junco" entrelaça brevemente questões contemporâneas com a importância de preservar a tradição literária e o amor pela leitura em um mundo cada vez mais orientado para a tecnologia.

Em resumo, "O Infinito em um Junco" é uma obra extraordinária que celebra a beleza e a importância dos livros ao longo da história da humanidade. Irene Vallejo nos presenteia com uma narrativa cativante que nos leva em uma jornada através do tempo e do espaço, revelando como os livros moldaram nossa cultura e nossa compreensão do mundo. É uma leitura essencial para amantes da literatura, historiadores e todos aqueles que apreciam a riqueza do conhecimento humano.

Cintia295 15/05/2024

Livro super interessante e minha lista aumentou pois cita vários outros que ainda não li e fiquei curiosa, a parte grega adorei, mas quando chegou a de Roma fiquei fascinada e li super rápido.
Indico para quem gosta desse tipo de leitura, fora as partes de curiosidades.