Umbandas: Uma História do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Pipoca Nerd 25/06/2022

RESENHA Umbandas: Uma história do Brasil
Salve, pipoqueiros!

Meu primeiro finalizado de 2022 não poderia ser melhor.

Luiz Antônio Simas me encantou com sua narrativa envolvente e sensível ao apresentar uma parcela tão significativa da cultura brasileira. Umbandas: uma história do Brasil nos transporta ao longo do tempo pela historiografia pouco mencionada e muito simbólica vinda dos próprios moradores e cidadãos brasileiros ao redor do país.

O autor desenvolve a leitura desde lá atrás, com o envolvimento dos Jesuítas na tentativa de cristianização dos povos trazidos da África até os sambas-enredos atuais.

Com capítulos focados em determinadas vertentes e assuntos importantes, Simas conseguiu trazer harmonia em toda sua escrita.

Nesse livro você vai encontrar de tudo um pouco. Crenças, rituais, histórias dos orixás que você provavelmente não sabia e seus simbolismos. Personalidades super importantes para o nosso resgate histórico estão sendo abordados maravilhosamente bem.

Além de esclarecer muitos fatos sobre a religião, o autor traz um apanhado de reportagens e referências bibliográficas que coincidem com o nosso dia a dia. Um exemplo disso é o preconceito e o ódio gratuito que adeptos a umbanda sofrem pelo simples fazer parte do grupo.

É o clássico livro para ficar de fora da prateleira e perto da bancada para futuras consultas. Guarde seus posts its para ele!

site: https://www.instagram.com/p/CYkEwSQvZKN/

Ana 12/06/2022

Livro Interessante
O livro é bom devido à sua fácil linguagem. Conta a história das umbandas no Brasil, mas de uma forma um tanto quanto superficial.

viniiciusaantos 01/06/2022

A umbanda nas raizes do Brasil
Livro fluido, interessante, mostra como a religião moldou várias histórias, contando passagens principalmente do Rio de Janeiro.

mccarvalh0 25/05/2022

Muito bom!
Como sempre a leitura de Luis Antonio Simas entrega tudo, fluida, leve e sempre com muito conhecimento! Desmistificando e gerando muitas reflexões interessantes?

06/05/2022

Enriquecedor, entristecedor
A perspectiva histórica que esse livro traz à tona é muito importante para quem quer entender melhor sobre as religiões de matriz africana e indígena que existem no Brasil.

Eu sou umbadista recente e pensei que já estava mais do que na hora de conhecer a história da minha religião. O que eu encontrei aqui foi instrutivo, dolorido, encantador e chocante. Conhecer as raízes da umbanda e do candomblé em nosso país foi essencial para entender como o preconceito influenciou no imaginário das pessoas sobre as umbandas, macumbas e candomblés.

Minha visão sobre minha religião e a forma como é praticada no meu terreiro mudou muito ao saber mais sobre como certos períodos históricos trouxeram perseguições, enquanto outros garantiram respeito, apenas para iniciar a violência.

A linguagem também é muito direta e fácil de entender, carregada de uma pesquisa que me guiou por todo o processo de apresentação e absorção dos fatos. Livro excelente!

Renata 30/04/2022

História, religião, cultura e política
Esperava um pouco de história da umbanda e recebi muito mais que isso. Este livro traz o processo em que as diferentes umbandas foram se desenvolvendo no Brasil, a partir das raizes nos reinos africanos, influenciadas pelo cenário político de cada época. Além disso, é incrível ver como religião e cultura estão tão intrinsecamente conectadas, umbanda e samba, diferentes faces da mesma moeda.
Quanto conhecimento e sabedoria nessas páginas!

Luisa 26/04/2022

Simas sendo Simas
Além da escrita perfeita de Simas, leitura fluida, cativante, percorre nossa história com propriedade de quem conhece e estuda a fundo nossas raizes.

Felipe 11/04/2022

Perfeito
Livro muito bom para conhecermos melhor a origens das diferentes umbandas no Brasil.
E aprendermos sobre a influência da sociedade brasileira no surgimento da umbanda e a influência das religiões de matriz africana na sociedade brasileira. Além de tratar do forte racismo religioso contra as religiões de axé.

tal 24/03/2022

a umbanda não embranquecida
Uma indicação de livro para quem ama a umbanda.

Há alguns meses atrás eu postei um vídeo na rede social vizinha onde eu falava sobre o mito do fundador da umbanda Zelio Fernandino de Moraes. Eis que me aparece um pessoa me questionando e dizendo que a criação da umbanda era um mito, que não tinha sido Zelio e que tudo isso não passava de um embranquecimento da umbanda.

Depois de um diálogo muito rico com essa pessoa fui me inteirar sobre o assunto, estudar a fundo esse mito embranquecido do criador e salvador da umbanda até chegar no Luiz Antônio Simas.

E que livro minha amigas, que livro! Talvez um dos melhores que li esse ano, um livro extremamente bem escrito, com riqueza de detalhes e falas poéticas que nos toca e nos faz questionar.

Precisamos urgentemente sair do raso e mergulhar na imensidão que é a riqueza dos povos Bantos. Precisamos reconhecer as diversas culturas africanas que não se resumem em apenas orixás, mas uma imensidão de cultos de antepassados.

Poderia ficar horas falando sobre esse livro, mas prefiro que vocês leiam e descubram por sí mesma.

Daniel 02/03/2022

Umbandas
"A história do Brasil sob um viés original, encantador e totalmente brasileiro. ... Balizado pela história do Brasil e amparado pela própria trajetória, Simas elabora aqui um estudo inédito, original, que se propõe a contar a história do país à luz das umbandas ? de tão brasileira que é, a umbanda se torna plural."

Bia 23/02/2022

Maravilhoso
resolvi comprar esse livro porque amei O Corpo Encantado das Ruas e gostaria de conhecer a umbanda como prática religiosa e influência na formação do brasil. o livro apresenta a história da umbanda e sua pluralidade. simas aborda os vários mitos que cercam a religião, o surgimento dos orixás e suas representações de uma maneira clara e objetiva, trazendo recortes de outras obras e/ou trechos de outros pensadores para embasar seu pensamento. a partir desse livro eu conheci uma nova religião e as poéticas e políticas de encantamento. recomendo muito!

Heitor.Chaves 04/02/2022

excelente!
livro muito rico, aborda temas complexos de forma muito objetiva e prazerosa, mas ainda assim profunda. muito bom!

davioved 31/01/2022

Muitos Brasis, assim se faz
Ainda com a mesma óptica da construção da História/conhecimento sob a ilumiatura exclusivamente branca, Luís Antônio Simas faz nesse livro o caminho inverso: nos mostra não que escreveram, mas que construíram e estruturaram a história, a cultura e a formação do Brasil os povos africanos, aqui chegados cativos.
Mostrar que a miscigenação não foi um encontro amoroso e pacífico entre 3 raças também é mostrar que a umbanda é muito mais (e além) de uma religião sincrético, embora o seja. É averiguar e constatar sua inumerabilidade poliestrutural, sua versatilidade diversa, sua diversidade tradicional! Tradicional sim, mas não estática! Porque também é mostrar que embora diversa, há tradição, há cultura e há manutenção de saberes ancestrais! Com orgulho da umbanda e deste livro!
Axé!
DSIII

LaBelleDeNuit 21/01/2022

Fechando a gira
Eu queria ter palavras para definir o que senti ao ler esse livro, mas é impossível achar palavras que equivalem a tamanha emoção.
Nesse livro conhecemos um pouco mais das religiões Afro-brasileiras, seus cultos e histórias.
Pra mim, estudar sobre a religiosidade é essencial para entender a cultura e sociedade de um país.

"... as armas são as flechas dos caboclos, os laços dos boiadeiros, as rosas das moças, os pandeiros e saias coloridas das ciganas, os doces das crianças, as capas dos exus e os chapéus dos malandros: audaciosas tecnologias de combate para curar a dor do mundo e fazer o mundo virar."

Miguelito 16/01/2022

Um Brasil pelo olhar de quem construiu sua cultura.
Apesar de ser suspeito pra falar, eu tô apaixonado por esse livro, não tem jeito. A forma como ele fala sobre as umbandas, sobre as religiosidade e sabenças afroindigenas, envolve tanto carinho, respeito, conhecimento e dedicação. Me fascinou por completo.

Um olhar diferente e necessário para entender mais um pouco da imensidão do Brasil. Importante para desfazer alguns nós, e compreender antigas histórias e do pq algumas coisas são como são.

Belíssimo, político e encantador. Falar de macumba é sempre bom. E agora quero ler todos do Simas. Axé.

1 | 2 | 3 | 4