Umbandas: Uma História do Brasil

Umbandas: Uma História do Brasil Luiz Antonio Simas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Na 06/04/2024

Livro cheio de informações importantes pra quem está procurando sobre Umbanda, mas vcoe vai encontrar muito além disso.

maga suprema do universo 11/03/2024

Showww
Muito bem fundamentado, referências absurdas e elementos importantes para entendermos a umbanda atual e suas ramificações

Lua 08/02/2024

Muito bom! Simples, direto, mas com profundidade. Rico em crônicas sobre o Rio de Janeiro e o subúrbio, ler Simas é sempre um prazer.

Ana 06/02/2024

Livro que deveria ser essencial para umbandistas
Acompanho Luiz Antônio Simas já há alguns anos e sou fã do trabalho dele, mas confesso que não são todas as leituras que me agradam tanto, pois tenho a sensação de que às vezes há floreio linguístico (ou até uma pegada acadêmica que afasta quem não é do meio) demais pra coisas que poderiam ser ditas mais objetivamente.

Mas esse livro com certeza me surpreendeu positivamente, pois, além de fluído, é recheado de informações e reflexões relevantíssimas para todo umbandista. É essencial conhecermos a história da nossa religião em suas contradições, multiplicidades e pontos de encontro entre tantas possibilidades que o mundo da Macumba abrange.

O livro ainda aborda com uma sensibilidade incrível o tema do embranquecimento que a religião sofreu (e sofre) e as discussões, por exemplo, quanto ao "mito fundador" de Zélio. Um trabalho de mestre.

Recomendo!

Paulo1869 08/01/2024

Para entender o Brasil
Livro essencial para se entender o Brasil a partir da disputa sobre a Umbanda: religião cristã/kardecista ou religião africana?
A explanação de Simas nos faz entender a própria essência brasileira, de como a nossa sociedade se formou, e como o racismo brasileiro opera no campo do simbólico de forma substancialmente diferente do racismo nos EUA por exemplo.
Fiz um curso online com o Sima sobre a história social do samba e a sensação é a mesma: a umbanda, assim como o samba, explica o Brasil.

Andressa 28/12/2023

Respeitar é conhecer a história
Saber da história do Brasil e conhecer a sua população está além do que nos é ensinado na escola. As religiões de matriz africana de um modo geral sempre sofrem e sofreram com a repressão do Estado e com a intolerância e ignorância da maioria da pessoas. É muito importante tem a simples noção que essas religiões foram de extrema importância para a libertação e conservação da cultura das pessoas negras, e hoje ajuda a manter um passado que quase nos foi tirado.

Jessica1248 25/11/2023

Muito bom!!
O livro superou minhas expectativas em todos os sentidos!!

Achei que consistiria em explicações acerca da umbanda, só que vai muito além disso: contextualiza aS umbandaS no Brasil, a partir da multifacetagem das religiões que coexistiam num Brasil colonizado.

O autor tanto critica a desafricanização da umbanda e outras religiões, como legitima as várias dimensões culturais atribuídas as mesmas, observando todo o contexto histórico e social do Brasil.

É um livro rico de informações e tem uma leitura acessível e fluida.

Lerei outras vezes e outras obras do autor!

Karoline141 23/10/2023

Boa leitura
Comecei a frequentar a Umbanda e esse livro trouxe várias discussões relacionadas a história das UmbandaS do Brasil. Vale a pena.

Izzy 08/10/2023

Perfeito
No livro tem várias situações, e isso ajuda muito para compreender o contexto que é explorado no livro, como tudo que aconteceu interfere diretamente como vemos e vivemos nossa "liberdade" religiosa nos dias atuais. Recomendo a leitura

Letícia 14/09/2023

Perfeito para aprender mais
Comecei a frequentar um terreiro de umbanda há pouco tempo, e até por conta da minha trajetória como pessoa preta me vi na obrigação de aprender mais sobre a religião e seus marcos na história do Brasil.

Luiz Antônio Simas é incrível, ele fala tanto sobre a história quanto sobre as entidades, o que me aproximou ainda mais dos ritos e da religião em si. Estou cada vez mais apaixonada.

Axé! ?

GiArgia.Gschwendtner 13/09/2023

Aprofundar e conhecer
Tanta gente fala e pouca gente vive. Há um lindo resgate nesse trajeto histórico pelas Umbandas e a história colonial no Brasil. Ler isso é, para mim, poder refletir sobre as várias constituições das religiões no Brasil e conceber que é possível adaptar sem reprimir o outro

Liu 12/09/2023

De fácil entendimento, inclusive para os que não são familiarizados com o tema, fluido, muito rico em detalhes e muito importante para conhecer e entender não só a religião, mas toda a perseguição e tentativa de embraquecimento de uma religião de origens afroindígenas. Mais um livro maravilhoso de Luiz Antonio Simas de quem sou muito, muito fã.

agostiniaziul 27/08/2023

Maravilhoso, daria 6 estrelas se pudesse
Luiz Antônio Simas escreve bem demais!

Eu fiquei completamente encantada pela escrita e pela forma cuidadosa dele de falar sobre a religião.

Esse livro foi uma viagem histórica incrível pela Umbanda no Brasil, que me trouxe muitas reflexões e me deixou ainda mais apaixonada pela minha religião.

Com tantos movimentos embranquecedores e violentos contra as religiões afroindígenas, um livro como esse foi como um acalento no meu coração.

Pretendo reler algumas vezes, já que o conteúdo é riquíssimo e não acredito ser possível absorver tudo de uma vez só.

Bruna2885 08/08/2023

Umbanda, candomblé, cristianismo, Kardecismo
Um livro um pouco difícil de ler pra quem não tem familiaridade com expressões africanas, porém extremamente relevante no que diz respeito a reflexões sobre a religião fundamentos e criação no brasil.
Trás a tona situações históricas como ditadura, racismos estruturado que resultaram em adequações do que enxergamos hoje na umbanda!

Achei maravilhoso o ponto de vista do autor, e de extrema reflexão ??

b i a 11/07/2023

Tenho muito orgulho da minha religião!
Esse livro é fenomenal, é tão bem escrito, tão bem construído. Eu aprendi tanto sobre a história da umbanda, sobre de onde viemos e como é importante levar adiante a história dos nossos ancestrais.
Os comentários do Simas são muito cirúrgicos, eu concordo e muito com o que ele aponta no livro!
Leitura maravilhosa para todos aqueles que sentem seu coração bater mais forte ao ouvir a batida do atabaque! ?

1 | 2 | 3 | 4