Umbandas: Uma História do Brasil

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

davioved 31/01/2022

Muitos Brasis, assim se faz
Ainda com a mesma óptica da construção da História/conhecimento sob a ilumiatura exclusivamente branca, Luís Antônio Simas faz nesse livro o caminho inverso: nos mostra não que escreveram, mas que construíram e estruturaram a história, a cultura e a formação do Brasil os povos africanos, aqui chegados cativos.
Mostrar que a miscigenação não foi um encontro amoroso e pacífico entre 3 raças também é mostrar que a umbanda é muito mais (e além) de uma religião sincrético, embora o seja. É averiguar e constatar sua inumerabilidade poliestrutural, sua versatilidade diversa, sua diversidade tradicional! Tradicional sim, mas não estática! Porque também é mostrar que embora diversa, há tradição, há cultura e há manutenção de saberes ancestrais! Com orgulho da umbanda e deste livro!
Axé!
DSIII

Joy 07/08/2022

Extremamente necessário!
"Somos um país forjado em ferro, pelourinhos, senzalas, terras concentradas, aldeias mortas pelo poder da grana, tambores silenciados, arrogância dos bacharéis, inclemência dos inquisidores, truculência das oligarquias, chicote dos capatazes, cultura do estupro, naturalização de linchamentos e coisas do gênero: um Brasil boçal, muitas vezes institucional, bem-sucedido como projeto de aniquilação." A obra reúne todo um trabalho sério de pesquisa e traz assuntos relevantes sobre a Umbanda, essa religião rica em ancestralidade, história e elementos que vão além de um simples entendimento comum. É extremamente necessário.

Izzy 08/10/2023

Perfeito
No livro tem várias situações, e isso ajuda muito para compreender o contexto que é explorado no livro, como tudo que aconteceu interfere diretamente como vemos e vivemos nossa "liberdade" religiosa nos dias atuais. Recomendo a leitura

Mathias 11/05/2023

? Umbandas: Uma história do Brasil ?
"As umbandas são, nesta perspectiva, muito mais o resultado de contatos diversos, circularidade culturais e entrecujos que se codificam de múltiplas formas. Particularmente, sou partidário da autorreferência: umbanda é aquilo que vai se referenciar debaixo desse guarda-chuva, dentro de um ecossistema de sabenças encantadas - gosto de pensar em um completo das macumbas - que bordam as nossas distintas maneiras de lidar com o mistério e as tecnologias de cura. De culto doméstico, ligado ao antepassado da família que eventualmente baixa para interagir com os seus, a culto edificado na estrutura hierárquica de um terreiro, o importante aqui é entender os sentidos produzidos pelos praticantes e o que eles nos revelam sobre o chão e o tempo".
Luiz Antônio Simas nos presentea com definições, pensamentos e críticas sobre a cultura afroindígena no nosso país. Relata de forma objetiva e cirúrgica a história de nossos ancestrais/antepassados.
Umbandas é um livro extremamente didático e que me fez conhecer e aprofundar meus conhecimentos em uma das maiores religiões do Brasil.
Acredito que independente de minha crença, conhecer religiões, princípios e culturas distintas e que formam a base cultural do nosso país é extremamente importante para a nossa formação como pessoa. Agradeço imensamente à @recordeducacao por me enviar este livro lindíssimo da @civilizacaobrasileira com capa de @iaccabookcovers .
#umbandasumahistóriadobrasil #luizantoniosimas #civilizaçãobrasileira #pratodosverem #pracegover : o livro está em cima de uma planta, e mostro a edição ao longo do carrossel de fotos

LaBelleDeNuit 21/01/2022

Fechando a gira
Eu queria ter palavras para definir o que senti ao ler esse livro, mas é impossível achar palavras que equivalem a tamanha emoção.
Nesse livro conhecemos um pouco mais das religiões Afro-brasileiras, seus cultos e histórias.
Pra mim, estudar sobre a religiosidade é essencial para entender a cultura e sociedade de um país.

"... as armas são as flechas dos caboclos, os laços dos boiadeiros, as rosas das moças, os pandeiros e saias coloridas das ciganas, os doces das crianças, as capas dos exus e os chapéus dos malandros: audaciosas tecnologias de combate para curar a dor do mundo e fazer o mundo virar."

Tati 03/12/2022

Umbandas - Uma história do Brasil
Aquela aula de história fluida, que intriga e nos estoura bolhas!
A maneira com que Simas escreve nos transporta pra uma sala de aula, com uma aula que nos deixa com os olhos e ouvidos atentos e cabeça dando nós!

Um livro necessário para desmistificar religiões de matrizes africanas e entender todo o impacto preconceituoso para com elas!

Vinder 26/07/2022

Mais um excelente livro que leio do Simas. A importância de resgatar nossas origens, do ponto de vista ?das umbandas? e suas influências na sociedade brasileira. Recomendo muito.

Alexandre249 21/07/2022

As origens e relações socioculturais da umbanda
Trabalho incrível de pesquisa em variadas fontes sobre a história das "umbandas" brasileiras. Trazendo um rico repertório de fontes em texto, música e poesia, está obra é uma das mais interessantes por contextualizar religião e cultura.
Recomendo muito!!!

06/05/2022

Enriquecedor, entristecedor
A perspectiva histórica que esse livro traz à tona é muito importante para quem quer entender melhor sobre as religiões de matriz africana e indígena que existem no Brasil.

Eu sou umbadista recente e pensei que já estava mais do que na hora de conhecer a história da minha religião. O que eu encontrei aqui foi instrutivo, dolorido, encantador e chocante. Conhecer as raízes da umbanda e do candomblé em nosso país foi essencial para entender como o preconceito influenciou no imaginário das pessoas sobre as umbandas, macumbas e candomblés.

Minha visão sobre minha religião e a forma como é praticada no meu terreiro mudou muito ao saber mais sobre como certos períodos históricos trouxeram perseguições, enquanto outros garantiram respeito, apenas para iniciar a violência.

A linguagem também é muito direta e fácil de entender, carregada de uma pesquisa que me guiou por todo o processo de apresentação e absorção dos fatos. Livro excelente!

Na 06/04/2024

Livro cheio de informações importantes pra quem está procurando sobre Umbanda, mas vcoe vai encontrar muito além disso.

Bianca1560 17/04/2023

Luiz Antonio Simas traz a história das umbandas no Brasil com uma sensibilidade e carinho admiráveis. Explorando desde cultos afro-indígenas e similares até a influência das religiões europeias que compõem os fundamentos das principais doutrinas de Umbanda. Traça também a evolução histórica dos cultos e organização da religião, bem como a influência da mesma na cultura brasileira. A leitura flue maravilhosamente bem do começo ao fim, e sua escrita entrelaça seu conhecimento acadêmico de pesquisador e o carinho pelo culto que conhece desde menino. Emocionante!

Miguelito 16/01/2022

Um Brasil pelo olhar de quem construiu sua cultura.
Apesar de ser suspeito pra falar, eu tô apaixonado por esse livro, não tem jeito. A forma como ele fala sobre as umbandas, sobre as religiosidade e sabenças afroindigenas, envolve tanto carinho, respeito, conhecimento e dedicação. Me fascinou por completo.

Um olhar diferente e necessário para entender mais um pouco da imensidão do Brasil. Importante para desfazer alguns nós, e compreender antigas histórias e do pq algumas coisas são como são.

Belíssimo, político e encantador. Falar de macumba é sempre bom. E agora quero ler todos do Simas. Axé.

flwrsgab 28/04/2023

O livro é fenomenal e propõe uma análise poética da cultura brasileira e suas miudezas. é lindo, cativante!
é riquíssimo em informações histórico-culturais que nós fazem compreender as belezas de nosso povo.
me surpreendi demais com esse livro! o autor, Luiz Antônio Simas, possui uma sutileza sem igual ao descrever a fé afro-brasileira como parte fundamental da nossa cultura.
simplesmente incrível!

Kah 11/02/2023

Um livro sobre uma religião escrito por um não religioso. Traz em suas páginas críticas importantes sobre a construção do país e como a Umbanda se moldou para se adaptar.

Pipoca Nerd 25/06/2022

RESENHA Umbandas: Uma história do Brasil
Salve, pipoqueiros!

Meu primeiro finalizado de 2022 não poderia ser melhor.

Luiz Antônio Simas me encantou com sua narrativa envolvente e sensível ao apresentar uma parcela tão significativa da cultura brasileira. Umbandas: uma história do Brasil nos transporta ao longo do tempo pela historiografia pouco mencionada e muito simbólica vinda dos próprios moradores e cidadãos brasileiros ao redor do país.

O autor desenvolve a leitura desde lá atrás, com o envolvimento dos Jesuítas na tentativa de cristianização dos povos trazidos da África até os sambas-enredos atuais.

Com capítulos focados em determinadas vertentes e assuntos importantes, Simas conseguiu trazer harmonia em toda sua escrita.

Nesse livro você vai encontrar de tudo um pouco. Crenças, rituais, histórias dos orixás que você provavelmente não sabia e seus simbolismos. Personalidades super importantes para o nosso resgate histórico estão sendo abordados maravilhosamente bem.

Além de esclarecer muitos fatos sobre a religião, o autor traz um apanhado de reportagens e referências bibliográficas que coincidem com o nosso dia a dia. Um exemplo disso é o preconceito e o ódio gratuito que adeptos a umbanda sofrem pelo simples fazer parte do grupo.

É o clássico livro para ficar de fora da prateleira e perto da bancada para futuras consultas. Guarde seus posts its para ele!

site: https://www.instagram.com/p/CYkEwSQvZKN/

1 | 2 | 3 | 4