Paula

Paula Isabel Allende

Resenhas - Paula

cajuleituras 10/02/2024

? "Você quer viver, Paula? Você passou a vida procurando a união com Deus. Quer morrer? Talvez já tenha começado a morrer."

?? Quando começo a ler um livro, raramente sei do que se trata. É muito improvável que eu leia sinopses, a única coisa que me guiava era essa estranha atração por Allende, mulher chilena e feminista, que decidiu escrever para sua filha em coma. Foi meu primeiro livro da Isabel, encontrei-o disponível na assinatura do Kindle Unlimited e decidi que seria essa a minha primeira leitura de uma escritora que marcou tantas gerações de leitores latinoamericanos: não poderia estar mais satisfeita.

? O livro é dividido em três longos capítulos e possui dois fios narrativos; em um, Isabel conta da sua vida desde os seus mais remotos antepassados e, no outro, relata os dias de horror no corredor do hospital madrileño em que sua filha esteve em coma por conta da Porfiria herdada de seu pai. Os fios se enredam e criam uma narrativa única, sensível e emotiva.

?? Apesar de tocar em temas tão fortes como morte, abuso, violência e ditadura, Allende consegue manter um fluxo leve e até cômico em sua escrita. Faz pontuações divertidas sobre a linhagem masculina de sua família tradicional chilena e como, desde sempre, subverteu o que se esperava de uma mulher em sua sociedade. O livro - como aponta a própria autora - é uma jornada de autoconhecimento e autoescrita, em que ela revela segredos profundamente enterrados no seu âmago.

?? "O problema da ficção é que ela precisa ser verossímil, enquanto a realidade poucas vezes consegue sê-lo."

?? O livro foi um 4½ de 5 para mim. A divisão em três longos capítulos não é do meu total agrado, prefiro uma divisão um pouco mais seccionada, embora faça sentido pra história. Ao final, achei que a narrativa se arrastou um pouco, ainda que eu ache essa uma escolha estética como representação do sofrimento contínuo de uma mãe enquanto perde sua filha; apesar de entender todos os motivos, essas coisas tornaram minha leitura um pouco menos prazerosa. Não vejo a hora de revisitar o universo de Allende novamente.

Micaelly.Santos 17/01/2024

A primeira leitura do ano que realmente me tocou. me apaixonei por isabel e por paula inúmeras vezes. é meio dificil ler não ficção pois saber que o que está escrito realmente aconteceu é mais doloroso, mas esse livro me levou a lugares de amor que eu nunca tinha conhecido. favoritado.