Carmilla (eBook)

Carmilla (eBook) Sheridan Le Fanu




Resenhas -


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


edisik 02/02/2024

Um ótimo clássico.
Vemos uma das primeiras vampiras da história, quando falamos de vampiros lembramos logo de Bram Stoker mas tem muito outros.
comentários(0)comente



Wellen 20/05/2023

Vampirismo sáfico ?????
O livro é um primor para quem gosta de literatura gótica, um dos pioneiros no gênero e que possivelmente moldou o conceito de vampirismo que permanece até hoje. É clara a influência de Drácula, que bebeu dos aspectos narrativos do ser sobrenatural conhecido como Carmilla.

É muito interessante também que a história foque em mulheres como protagonistas e em suas relações entre si.

O único defeito é ser tão curto que parece um conto, quando poderia ter tanto potencial.

No mais, essa edição também conta com o conto «O Vampiro», de John Polidori, que também vai ser pioneiro na literatura gótica, no entanto, não chega aos pés da narrativa de Carmilla.
clara1951 20/05/2023minha estante
eu to morrendo de vontade de ler sério




jucywho 12/05/2024

A primeira vampira
Como uma boa fã de "Drácula", do Bram Stoker, resolvi ler esse livro, que eu descobri apenas com suas informações adicionais que "Carmilla" foi uma das inspirações para o Stoker (e realmente, algumas das cenas me lembraram muito as cenas com a Lucy).

Por ser um romance gótico, temos uma leitura que mistura tanto o terror quanto o sensual, representado especialmente pelas cenas entre Carmilla (ou Mircalla/Millarca) e Laura.

"O tempo em que você deverá descobrir tudo está próximo. Achas que sou cruel, egoísta, mas o amor é sempre egoísta. Quanto mais ardente, mais egoísta. E não sabes o quão ciumenta sou. Deve ir comigo, me amando, até a morte. Ou me odiando, mas ainda junto a mim; e ainda me odiando depois da morte. Não há palavra como 'indiferença' em minha natureza apática."

O modo como a linha do tempo é transmitida é bastante interessante, o paralelo entre as histórias do General/sua sobrinha e Laura/seu pai é a parte mais marcante e dá a virada de chave para a conclusão do livro.

Para mim, o plot não foi tão surpreendente, não teve um diferencial dos demais, mas por ser uma das primeiras histórias da literatura vampiresca, e considerando o ano em que foi lançado, imagino o quão impactante tenha sido!
comentários(0)comente



fleuriemoon 18/08/2023

Livros góticos são top tier!
O único defeito desse livro é ser tão curto. Que história boa!! Eu adorei cada detalhe do livro e achei incrível o fato do nome dela ser um anagrama. Queria mesmo que tivesse mais dele e que o final trágico não fosse tão rápido.

Nessa edição, também temos a prosa "O Vampiro", de John Polidori. A história é boa, mas a primeira ainda consegue ser superior.

Enfim, recomendo!!

:)
comentários(0)comente



Natalia Faria 20/10/2023

Confesso que não sabia que 'Carmilla' se tratava de um conto/novela e me surpreendi quando percebi que havia terminado, entretanto, isso não influenciou na minha experiência, apenas deixou aquele gostinho de quero mais. Dito isso, gostei da ambientação e principalmente da construção da personagem título. Ainda não fiz a leitura de 'Drácula' para fazer o comparativo das características dos vampiros, porém apenas com o que sei do imaginário popular, fica claro que 'Carmilla' influenciou na composição da figura - com destaque para a questão bem elaborada da sedução.

Aliás, lendo as outras resenhas percebo que a maioria tinha a expectativa de ser um livro sáfico e acredito que isso pode ser efeito de uma websérie canadense que adapta de forma livre o conto/novela. Ao ler, sabia que existiam diferenças em relação aos dois conteúdos e embora não tenha assistido toda a série, a recomendo para quem ficou frustrado com esse aspecto.

Outra questão que me surpreendeu com a edição foi o fato dela conter o conto 'O vampiro', por muitos o primeiro conto que abordou a questão dos vampiros. Foi uma leitura interessante mas não tão envolvente quanto 'Carmilla'.
comentários(0)comente



Cinthya 23/06/2023

Antes de drácula
carmilla a vampira de karnstein é uma obra inspirada em " o vampiro" de John polidori. Na história, Laura mora com seu pai em um castelo antigo, numa cidade remota. A jovem sente-se muito solitária e anseia pela presença de alguma amiga para lhe fazer companhia.
"Coincidentemente", numa noite, carmilla e sua mãe sofre um acidente com sua carruagem. O pai de Laura tenta ajuda-las então, a mãe de carmilla pede para que o homem tome conta de sua filha por três meses, até que volte de uma viagem, já que sua filha possue uma saúde frágil e depois do acidente ficou mais vulnerável ainda.
Já se pode imaginar que a jovem
ficou muito contente por ter uma amiga.
Durante a estadia da vampira no castelo, Laura começa a apresentar sintomas incomum, como melancolia e fraqueza. Porém acreditavam-se que fosse uma pandemia que estava acometendo a região.a verdade era que carmilla estava alimentado-se de seu sangue.
A vampira já tinha feito outra vítima antes, uma jovem moça que morava com seu tio.
Não darei mais detalhes, se não contarei a história toda.

Achei o livro muito mais misterioso do que drácula de Bram stocker. Fiquei com alguns questionamentos, como, porque carmilla só se alimentava do sangue de mulher jovem? Quem era a mulher que andava com ela na carruagem?
O fato dela comprar um amuleto pra se proteger de monstros? Não iria afeta- lá?
Será que ela gostava mesmo de Laura?
Fica o questionamento.

No fim, amei o livro. Adoro horror gótico.????
comentários(0)comente



nivylarue 05/04/2024

Carmilla é a gal costa do gótico
Laura, jovem que vive isolada com o pai em um castelo na Estíria ? região do antigo império austro-húngaro. Uma hóspede inesperada, entretanto, despertará os sentimentos amorosos da jovem Laura, ao mesmo tempo que lhe causará certo terror ao trazer de volta antigos pesadelos da infância.

Publicado originalmente em 1872, Carmilla, obra gótica que inspirou a história do Dracula. . O livro, possui uma narradora em primeira pessoa, que descreve, de forma detalhada, momentos de sedução e horror de sua juventude, quando teve um encontro com uma vampira.

Na história narrada por Laura, uma jovem que vive afastada e isolada da sociedade ate que uma moça de beleza avassaladora aparece para lhe fazer companhia. A atração de Laura por Carmilla é quase que imediata, Não demora para que elas tornem-se inseparáveis. Onde quer que uma vá, a outra segue. Até aí, não há nada de espantoso. É comum que duas jovens, ainda mais num local e época tão solitários, afeiçoem-se entre si e façam companhia constante uma a outra. Mas Carmilla demonstra de fato o interesse amoroso pela nossa protagonista.

O livro é apaixonante e sensual, apesar de ser um clássico temos uma leitura fluida e fácil de se entender, o romance das nossas protagonista é quase que mínimo, podemos descurtir o fato de se Carmilla amava Laura ou apenas estava interessada em sua alma e seu sangue.

Laura tinha sentimentos extremamente confusos em relação a Carmilla o que faz o leitor também se sinta confuso em relação a ela. Conhecemos uma Carmilla tão apaixonante e encantadora e também uma mulher sensual, claramente manipuladora e narcisista.

Carmilla é um clássico da literatura gótica, que eu sinto que precisa de muita mais atenção do que de outras obras. O livro é incrível, e belíssimo, temos o amor de uma forma crua e visceral, não consigo explicar a sensação que foi ler esse livro.
comentários(0)comente



reddiebugg 03/08/2023

Eu e você seremos uma só, para sempre
Carmilla é uma história com a leitura mais complicada, mas ainda assim fluida. É um marco entre as histórias vampirescas e sáficas. O desenvolvimento das personagens é incrível, é quase palpável os sentimentos de Laura, o medo, a curiosidade, o fascínio, e é impossível não se enfeitiçar com a Carmilla narrada por ela.
Com certeza não é focado no romance, mas é encantador observar a atração e a fascinação de Carmilla, principalmente pela época em que foi escrito. Uma pena que seja um livro tão pequeno, sinto que a história poderia ter um desenvolvimento maior no final.
Sobre o conto Vampiro, ele também é um marco na literatura gótica sobre vampiros e é muito bem escrito, mas não me interessou tanto como Carmilla.
comentários(0)comente



Manu 19/06/2024

Carmilla
O inicio era bem promissor, estava gostando, bem engajada na história, mas a partir da metade fica repetitivo e o final é totalmente anticlimático.
Esse livro tem um outro conto, que não gostei, sequer consegui terminar de ler de tão desinteressante.
comentários(0)comente



rhiannonrings 11/08/2023

Já que você quer saber...
Como a boa gótica que sou não resisti a Carmilla. Assim como Laura, é impossível não se apaixonar por ela! Todos os detalhes do livro me deixaram maluca, mas eu me senti hipnotizada já que a cada capítulo queria mais e mais.
Tirando o triste e talvez sádico final, a obra é ótima e ainda dizem que só agora existem lésbicas, não meus não queridos preconceituosos, elas sempre estiveram entre nós! Todo o carinho e delicadeza mas também mistério e astuta de Carmilla nos deixa apaixonados pelo relato de Laura, acredito que até mesmo o autor estivera apaixonado pela sua própria obra.
comentários(0)comente



Sérgey 06/03/2024

Imagine...
...uma pessoa do séc. XIX lendo essa obra de arte. Aterrorizada é o mínimo numa época de doenças misteriosas e escuridão plena. Aqui fomos apresentados a libido e a atração da paixão carnal vampiresca. "Camila" e "O Vampiro" de J.W. Polidori foram um marco do gênero e de quebra, me apresentaram o gótico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa V 06/10/2023

Deixei pra ler no mês do Halloween e deu um gostinho a mais na história. Adorei a escrita do autor e sua objetividade, já começou o livro de maneira tensa e consegue prender a atenção do leitor até o final, sem muitas enrolações.

Não é à toa que o livro serviu de inspiração para ?Drácula?, a similaridade é bem notável, mas o protagonismo na figura feminina da Carmilla, bem femme fatale, me fez gostar um pouco mais desse.

Porém alguns acontecimentos ficaram mal explicados, por exemplo: quem era a mulher que acompanhava Carmilla, etc.
comentários(0)comente



Jaque 07/11/2023

História original para a época que foi feita.
Achei muito bom.

Levando em consideração a época em que foi feita, a história me parece original e ousada ?
Tenho a tendência a gostar muito de histórias que são, praticamente, pioneiras em seus ramos. Como "Carmilla" foi um dos primeiros livros de vampiro e tal, é natural (pra mim) gostar.

O enredo, em si, não tem muitas surpresas, mas, talvez, a minha mente já esteja cheia de histórias vampirescas.

Esperava um final mais emocionante.
comentários(0)comente



Mateus 19/08/2023

Uma história Linear
É um livro clássico, que chegou a influenciar muitas outras obras que tratam acerca da matéria "Vampiro", entretanto, apesar da sua importância histórica, é um livro bem curto e com uma história linear e previsível.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR