Eiffel Nicolas d’Estienne d’Orves

Resenhas - Eiffel

Rodrigo 08/05/2022

"A" de água com açúcar
Na França de 1886, o renomado engenheiro Gustave Eiffel é contratado para construir, em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, um monumento que representasse as glórias do seu povo, e que, posteriormente, se transformaria numa das mais famosas obras de engenharia do mundo... Com essa introdução, vi nesse livro uma promessa de ficção histórica diferente, com uma linda capa e um preço que cabia no meu bolso (livros físicos abaixo de 50 reais em Salvador? Nem gibi).

Contudo, qual foi a minha surpresa, iniciada a leitura, ao me deparar com um romancezinho meio açucarado se sobressaindo como tema principal; uma história de amor proibido a lá Romeu e Julieta, misturado com luta de classes e um triângulo amoroso. Acabei criando um certo ranço de quem se sentiu lesado pela propaganda enganosa, mas segui em frente, já que a livraria não aceita devolução.

Então, eis que, para felicidade geral, a narrativa foi aos poucos me envolvendo - o texto, que (novamente) se divide entre presente e passado se alternando a cada capítulo, vai sofrendo algumas reviravoltas, e quando me dei conta, lá pela metade, já estava gostando! Apesar da má impressão inicial, o livro é extremamente fluido, tendo sido criado a partir da adaptação de um roteiro pra cinema (normalmente é o contrário). Os passeios pela Paris da "Belle Époque" foram agradáveis, assim como acompanhar o estilo de vida da sociedade francesa e as tecnologias de construção civil empregadas pelo engenheiro-protagonista.

Quando a torre sai do papel, todo tipo de dificuldade vai surgindo - greves, boicote do governo e até um abaixo-assinado feito por Alexandre Dumas (!) e outros artistas da época contra aquele "elefante branco", mas o espírito aguerrido de Eiffel toma a frente do canteiro de obras como se sua vida dependesse daquele empreendimento. E a trama amorosa, que no início parecia coisa de adolescente, começa a tomar vulto, e, já próximo do final, me surpreendeu positivamente, ainda que tenham havido umas forçadas de barra mal explicadas.

Para finalizar, trata-se de um livro honesto, que agradará a engenheiros e arquitetos, fãs de romances açucarados e aos que sonham em conhecer Paris mas estão com o saldo insuficiente no banco. Da minha parte, saio grato pela experiência, mesmo não tendo sido uma leitura espetacular. E, pra aguçar o interesse dos que apreciaram esta resenha, a mocinha protagonista do livro se chama Adrienne, e a Torre Eiffel foi construída no formato de uma enorme letra "A", encravada às margens do rio Sena.

Fabio Pedreira 19/11/2021

A de amor
Por falta de madeira em uma obra, um acidente quase fatal acaba acontecendo na construção de uma ponte. A fatalidade só não aconteceu devido a Gustave Eiffel, engenheiro chefe do local.⁣

Após seu ato de heroísmo, Gustave decide ir falar diretamente com o fornecedor de madeiras, para garantir que a construção fique segura. É lá que ele conhece Adrienne, a filha do fornecedor.⁣

Eiffel não é nenhum rico, mas seu ato e sua profissão acabam fazendo com que ele seja tolerado na família. Sendo assim, Eiffel acaba conhecendo mais Adrienne, que se torna seu grande amor, pelo menos, até que uma obra do destino, acaba separando os dois.⁣

Eiffel vai contar a história da construção da tão famosa torre de Paris e a história de amor que impulsionou Gustave a construí-la. A trama vai alternar entre passado e presente e algumas reviravoltas vão acontecer.⁣

O livro é, além de tudo, uma grande história de amor. Mas admito que pra mim faltou um pouquinho de tempero. Gostei do livro e recomendo, disso não tenho dúvida, mas achei que faltou algo.⁣

A personalidade de Eiffel é meio complicada, alternando entre uma obsessão pelo trabalho, com uma mente que muitas vezes fica divagando por aí. Isso fez com que eu não me conectasse muito com o personagem.⁣

Mas, analisando o todo, a história é bonita e muitas vezes até trágica. Podendo emocionar ou encantar alguns leitores. Os capítulos curtos também ajudam a passar rapidamente.⁣

Então, se ficarem interessados, vão fundo. Conheçam um pouco mais sobre todas as dificuldades que fizeram a tão famosa Torre Eiffel tomar vida e se tornar marco na França.

@bibliotecagrimoria 06/11/2021

Encantador
O livro traz um romance histórico biográfico baseado na vida de Gustave Eiffel, famoso engenheiro francês construtor da famosa Torre Eiffel.
Ambientado em duas temporalidades diferentes, quando Gustave tinha 27 anos e era um jovem engenheiro, e quando ele tinha 54 anos, no ano de 1886, o livro relata em como seu amor por Adrienne, filha de um próspero burguês, lhe serviu de inspiração para a forma harmoniosa da sua maior obra.
Com referências ricas a obra do artista engenheiro como um todo (além da Torre Eiffel, também são referidas outras de suas realizações) o livro traz um apanhado de eventos e personalidades históricas da França do século XIX.
Os anexos também chamam atenção. São fotos e um documento assinado pela elite artística de París contra a construção da Torre, no qual constam alguns nomes como Maupassant, Garnier e Dumas.
Um livro bom de ler, atrativo e cheio de surpresas.

Di Sanctis 01/11/2021

O monumento a uma paixão
Tenho certeza de que você conhece o impressionante ícone mundial da França, mas sabe detalhes sobre a história de sua construção?

No recente lançamento da Editora Vestígio , “Eiffel” de Nicolas d'Estienne d'Orves, o autor mescla aspectos históricos e ficcionais ao retratar a vida de Gustave Eiffel, o projetista do famoso monumento francês.

Em uma narrativa extremamente cativante e deliciosa, que alterna entre dois períodos, descobrimos toda a profundidade técnica e paixão que envolveu esse audacioso projeto do engenheiro.

Apesar de atualmente ser um ícone turístico, a ideia da sua construção não agradou aos cidadãos locais, gerando inclusive uma carta de protesto assinada por diversos artistas que consideravam a torre algo inútil e monstruoso. Que ironia, hein?

Além da trajetória profissional, conhecemos detalhes sobre o lado pessoal da vida de Eiffel, como pai e como amante apaixonado que ao reencontrar uma antiga paixão, a transforma na principal inspiração para a torre.

É um romance curto, extremamente envolvente e bem documentado, com muitas curiosidades que com certeza irão te cativar também.

E para te instigar ainda mais a fazer essa leitura, saiba que essa história dos bastidores da criação de um dos mais importantes monumentos de Paris será adaptada em breve e já tem trailer disponível.

Confira mais conteúdo em: @disanctis23

site: https://www.instagram.com/p/CVliz_dFRw8/

SuAlen.Pawelkiewic 09/05/2022

Amor e metal unidos em um belíssimo monumento.
Além de ser indicação de uma grande amiga ( @agridoce_sebo ), se tornou um dos meus favoritos afinal, quem não se encanta pela Torre Eiffel? Ao conhecer a emocionante história de Gustave Eiffel, você nunca mais olhará para ela do mesmo modo.

Após terminar o projeto de construção da Estátua da Liberdade, Gustave Eiffel está no auge da sua carreira e nessa época o governo francês espera que ele crie algo espetacular para a Exposição Mundial de 1889, em Paris.

Ao reencontrar uma mulher misteriosa do seu passado, sua vida se ilumina novamente, que o inspira a criar algo maravilhoso e permanente. Sua torre de metal.

Você irá viajar no tempo entre Gustave jovem e o grande engenheiro que ele se tornou. Uma história de amor que revive após muitos anos, que resulta na Torre Eiffel que foi construída em forma de A, como o primeiro nome daquela que Gustave tanto amava.

Sem dúvidas Eiffel foi um pioneiro para sua época, com uma mente brilhante. O autor ao trazer as turbulências entre o passado e, o cotidiano atual tornam o livro ao mesmo tempo apaixonante, triste, encantador e sublime.??

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Má Powzum- @entrelinhaslivros 29/10/2021

Mais resenhas em @entrelinhaslivros
Eu gosto muito de livros com essa abordagem histórica e como eu sempre quis conhecer a França e claro, a famosa Torre Eiffel eu fiquei curiosa para fazer essa leitura logo que recebi. É um livro bastante direto, fluído e rápido de ser lido já que contém um vocabulário bastante acessível. Por ele ser adaptado de um filme achei que alguns trechos não foram tão bem escritos ou para mim ficaram levemente confusos, mas não chegou a prejudicar a leitura como um todo.

Este livro se divide em dois tempos, em 1859 contando como Eiffel conheceu Adrienne e como se tornou um famoso engenheiro e em 1886 época em que Eiffel está trabalhando no projeto da Torre Eiffel e Adrienne está casada com outro homem. Eu adorei conhecer a grande mente por trás de um dos monumentos mais famosos até hoje, Eiffel além de ser o responsável pela Torre Eiffel idealizou a Estátua da Liberdade. Sem dúvidas foi um homem pioneiro para a sua época, com uma mente avançada e que pensava muito além.

Confesso que eu não sabia essa parte da história de como a Torre Eiffel foi construída e sobre esse grande amor vivido por seu engenheiro. O romance desta trama é daqueles proibidos, porém a Torre foi sem dúvidas uma linda homenagem a Adrienne. Vocês sabiam que ela foi feita em formato de “A” devido a esta mulher?

site: https://www.instagram.com/p/CVk2d5YL7ka/

Renata 18/03/2023

Eiffel
Que leitura maravilhosa!!!Li muito rápido,uma leitura que te prende e que não dá pra parar de ler.Incrivelmente linda esta história,me emocionei demais.Super recomendo está leitura.

Karin 21/11/2022

Uma história fascinante que nos faz olhar a torre Eiffel com outros olhos, com ainda mais encanto e nos faz encontrar poesia no aço.

Vanessa @LarLiterario 03/12/2021

Quem não é apaixonado pela Torre Eiffel? Sou suspeita pra falar! Você já teve curiosidade em saber como ela surgiu? Qual - ou quais - inspirações levou a esse monumento conhecido mundialmente? Bom, Eiffel traz tudo isso e mais.

Somos transportados para França na segunda metade do século XIX onde a ascensão da burguesia criou uma classe social baseada nas aparências e que faria de tudo para mantê-la. Incluindo a infelicidade dos filhos.

Conhecemos um pouco da história do famoso engenheiro francês Gustave Eiffel desde suas primeiras criações até a famosa Torre que leva seu sobrenome.

Alternando entre o passado e o presente, em um determinado momento da história esses tempos se cruzam e temos, não um final feliz, mas um final que fica eternizado tanto na mente do leitor quanto na própria Torre erguida.

O livro traz de maneira dinâmica todas as ideias, inspirações e números relacionados a obra e com isso, vislumbramos um pouco da personalidade desse homem que foi tão importante para a história.

Uma personagem de extrema importância nesse livro é Adrienne, vítima assim como muitas mulheres da época. Ela foi vendida pelo pai e depois foi tratada como objeto pelo marido, ambos mais preocupados com as aparências do que com a felicidade dela. Logicamente é uma personagem que vai despertar vários sentimentos, dentre eles o pesar, pois apesar de seus ideais liberais, ela ainda sofreu com uma sociedade super conservadora. A importância dela se dá na vida de Gustave, e pra entender você vai ter que ler.

Apenas leiam!

Elaine - @narealidadedasletras 17/11/2021

Uma viagem emocionante ao monumento mais apaixonante.
Acredito que todos já ouviram falar do impressionante ícone da França, mas tenho certeza que muitos, assim como eu não conhecem os detalhes da história de sua construção.

Neste recente lançamento da @vestígio vamos navegar através das páginas e da escrita do autor que mescla de forma singela aspectos históricos e ficcionais da vida do famoso projetista Gustave Eiffel.

"Está torre, senhores, não representa a glória ou reputação de um homem, mas Paris! Seu brilho,seu lugar no mundo e, quem sabe, um pouco de sua alma."

Em uma narrativa extremamente cativante e com alternância entre dois períodos históricos, conheceremos detalhes íntimos da construção da Torre Eiffel e detalhes mais acalorado da vida de seu criador.
Ao nos aprofundarmos em sua intimidade, veremos um pai, um homem apaixonado que ao reencontrar sua antiga paixão, a faz musa inspiradora de sua maior construção.

Que livro minha gente!Que livro!Um romance curto, extremamente envolvente, onde não se sabe  o que é verdade ou que é instrumento da imaginação do autor, somos cativados por toda sua extensão, nos levando a uma leitura rápida e enriquecedora, fazendo com que viajamos em cenários diferentes a cada capítulo, levando o leitor a devorar cada página.
Sem contar que tem adaptação pro cinema que é claro vou conferir com toda certeza, mas com a concepção de que o livro sempre é bem melhor.
Amei demais, todo enredo, esse livro mostra a paixão de um homem pela profissão e seus percalços durante a vida e sua paixão pela mulher "proibida".

Josiane.Castro 31/12/2021

Uma história de amor e escolhas
Nunca mais olharei a Torre Eiffel com os mesmos olhos. O que ela significou para o engenheiro , as escolhas que foram feitas para que ela se torna-se real. Mas acima de tudo, uma história de amor e renúncia

Luis 21/03/2022

Eiffel
O decorrer da história é bem organizado, e o final por incrível que pareça é surpreendente. Adrienne é uma mulher de sorte e homenageada

Lu Salles 01/05/2022

Uma história de amor surpreendente!
Aquele livro que você devora em um dia, romance que nos deixa apaixonada. Descobrir todo o significado por trás da criação desse monumento. Que tanto influência os casais românticos a irem para Paris, como qualquer pessoa, eu sou uma delas pois fiquei impressionada e apaixonada ao visitar a Torre Eiffel!