A casa do pai

A casa do pai Karmele Jaio

Resenhas - A casa do pai

ElisaBrubs 08/01/2024

Muitas questões interessantes neste livro. A questão dos papéis do homem e da mulher nas relações de trabalho e cuidado; os traumas de infância que moldam sua vida. E o livro tem um pano de fundo político, com a questão da reivindicação dos países bascos. Ótima leitura!

Aline Lima 26/11/2023

Impactante e envolvente
Leitura impactante e envolvente! Gostei demais da narrativa feita através do ponto de vista dos três personagens principais. Tive uma mistura de sentimentos bons e ruins que iam mudando e se transformando ao longo do livro.
Uma história sobre machismo, conservadorismo, mas também sobre luta e aprendizado feminino e masculino. Vale muito a pena. Já virou um favorito!!!

Roberta 16/09/2022

A casa do pai?
Terminei esse livro por pura ?obrigação?.
Por conta do clube de leitura da qual faço parte.
Que alívio!
Douglas Finger 17/09/2022minha estante
Vixe

Roberta 17/09/2022minha estante
Infelizmente, Douglas. Mas você poderá gostar. Quem sabe?!

Alê | @alexandrejjr 17/09/2022minha estante
O que mais te incomodou nessa leitura (digo, tortura), Roberta?

Roberta 17/09/2022minha estante
Alê, achei do início ao meio muito confuso. Várias pessoas narrando, fiquei meio perdida. Talvez você adore ? O seu nível é bem mais elevado.

@limakarla 11/04/2022

?Voltar ao início e começar a dar passos sobre um caminho conhecido, mas ciente de algo de que não sabia antes. Partir de uma nova posição para olhar ao redor. Reconhecer-se antes, para então poder reconhecer a relação com os demais?

É incrível quando encontro a psicanálise de forma tão bonita na literatura. Acompanhar as visões de 3 personagens tão diferentes foi uma aventura apaixonante! A história é envolvente, me causou aflição, angústia, raiva, compaixão, vontade de dar um empurrãozinho na Jasone de vez em quando, enfim, das leituras que vou levar pra vida com toda certeza.

Rodrigo de Lorenzi 17/02/2022

Bom demais
Uma passagem deste livro me chamou muita atenção e, para mim, explica a força desta história. A mãe dos personagens principais, casada com um homem bastante machista, costumava guardar todo o seu pouco dinheirinho em uma lata. Queria comprar um casaco e por isso economizava de pouquinho em pouquinho, por meses, até conseguir juntar o suficiente para a roupa. Um dia, o marido abre a lata, retira todo o dinheiro, e compra uma espingarda. A mulher chora na cama, segurando a lata na colo. O filho, ainda criança, assiste tudo, não entende nada, e também não pergunta. A mãe levanta e vai preparar o jantar.

Karmele Jaio discute gênero e as consequências do machismo e da masculinidade tóxica por meio de três personagens que foram afetados por esses padrões. Temos o filho (Ismael), que busca a vida inteira o que é ser um homem e o que é ser um homem que possa ser amado pelo pai. Temos a esposa (Jasone), que aos poucos vai se anulando para se tornar apenas um apêndice do marido, e temos a irmã (Libe) que conseguiu quebrar alguns ciclos, mas volta a enfrentar essas questões mesmo não querendo.

Um livro curto e muito impressionante sobre como o machismo vai moldando nossa forma de pensar e, com isso, vamos nos tornando pessoas que não gostaríamos. É sobre como a dinãmica homem-mulher vai ilfiltrando e modificando nossas relações, por mais que nos julguemos mente aberta. Ao utilizar diferentes vozes narrativas (em segunda e em primeira pessoa), o leitor consegue não apenas se ver naqueles personagens, mas também analisar os próprios padrões.

site: https://www.tiktok.com/@rodrigodelorenzi