Presente do Tempo

Presente do Tempo FERNANDA FRANÇA

Resenhas - Presente do Tempo

bruna 31/12/2022

A Fernanda França foi uma autora que fez parte da fase inicial no meu vício por livros. Eu ia à biblioteca da escola, escolhia o livro com capa que mais me chamava atenção, lia a contracapa e alugava. Blanda e Melissa foram as personagens que tive contato inicial e adorei, principalmente as viagens de Melissa e as enroscadas de Blanda.

Tive a expectativa inicial de ter os mesmos emoções e reações com esse livro, mas confesso que foi meio frustrante. O único formato do livro ? e-mails ? chega a ser excruciante em um dado momento, logo entre os 20% e os 60%. Apesar da temáticas abordadas serem interessantes e relevantes, parece que a autora passou mais tempo desenvolvendo sua opinião sobre racismo, Alzheimer e adoção do que desenvolvendo os personagens de fato. Lisa parece "lacrar" em cima do Davi a certos momentos, sem nem conhecer a pessoa que se passa atrás do computador. E ele, como o bom gado que foi criado (rs), simplesmente aceita isso e não manifesta qualquer tipo de autopreservação pessoal.

Finalmente, foi um livro que fiquei contente de ter apreciado ao fim. Me surpreendi com uma certa reviravolta e gostei das referências a filmes, músicas e lugares pelo mundo! Me pergunto se a incapacidade de ter a mesma sensação ao ler um livro fofo como aqueles mencionados anteriormente é por causa da progressão da idade ou se esse realmente faltou um recorte mais incisivo. É uma leitura que valeu a pena!

Suzana 13/12/2021

Virou um dos meus favoritos
Adorei esse livro, história singela, sensível e super envolvente. Os personagens são realistas, as relações são possíveis, me identifiquei e não conseguia parar de ler. História criativa e linda. Recomendo muito!

Mariana_ 06/11/2021

Viagem no tempo +Fernanda França!
Meu primeiro livro da autora foi O Pulo da Gata, é de longe meu favorito. Mas eu adoro o jeito que a autora escreve e tem viagem no tempo ainda! Lerei tudo que puder dela! Recomendo!

17/10/2021

Davi e Lisa
com sua história passam mensagens e reflexão sobre o tempo e que muitas vezes nem pensamos nele mas o vivemos.
Escrito com uma linguagem fluida e leve, é bem gostoso de ler, não demorei muito tempo para terminar a leitura mas poderia ficar mais tempo na companhia desse livro que deixou a sensação de quero mais.

Alyne 07/10/2021

O presente do tempo é o tempo presente
Davi (ou, mais carinhosamente, Mil) e Lisa descobrem através de trocas de e-mails que a distância que os separa não é apenas em "Km" mas em anos. Como eles vão lidar com isso? Como fazer com que essa distância não exista? Como eles podem enganar o tempo? Essas e muitas outras questões são desenvolvidas nesse romance epistolar que te prende do início ao fim! E o melhor de tudo, é nacional??

O que achei mais incrível além desse enredo fantástico é o fato de que a autora trouxe para a história temáticas muito importantes e sensíveis.

Leia esse livro! Você não vai se arrepender