Purgatório

Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - Purgatório

Pedro Rocha 12/02/2024

? ???????????????? ???????????????? ???????????????? ???????????????? ???????????????? ???????????????? ???????????????

Ize 15/06/2023

Gostei menos deste volume do que do outro. Me evolvi bem mais no primeiro livro (Inferno).

A edição do livro deixa a desejar. Senti falta de um texto de apoio e de mais rodapes.

Luna 16/04/2022

Oh gloria
Acho que terminei esse livro mais rápido do q inferno, é uma loucura, quase não entendo as coisa que acontece, tive que assitir um video explicando tudo, ai tudo foi se encaixando, dai entendi???

Caroline 31/10/2021

Narrativa brilhante, rica em alegorias.
Resenha por @carolinetargino

"Depois que foi o corpo meu ferido
De golpes dois mortais, a Deus piedoso
Alma entreguei, chorando arrependido.

Fui de horrendos pecados criminoso,
Mas a Bondade Infinda acolhe e abraça
Quem perdão lhe suplica pesaroso."

A Divina Comédia é um clássico-épico-fantástico, um grande poema estruturado em três partes, da qual Purgatório é o 2° volume.

Após a jornada através do inferno, que levou Dante e seu guia Virgílio descerem até o centro da terra, os poetas surgem enfim do outro lado do hemisfério e voltam a vislumbrar as estrelas. Eles se deparam com uma ilha na qual há um enorme monte que sobe aos céus.

O purgatório é um monte no qual só podem subir durante o dia, tendo que parar durante a noite de tão íngreme e difícil que é a caminhada, nele se encontram as almas que aguardam para serem avaliadas e saber se irão para o inferno ou paraíso.

Em sua jornada, Dante passa pelo ante-purgatório, local guardado por anjos, onde estão aqueles que viveram uma vida de pecados mas se arrependeram nos últimos momentos, e subindo o monte passa por 7 compartimentos (círculos) cada qual se refere a um dos pecados capitais, Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria, onde se encontram os seus pecadores a sofrer algum tipo de punição a fim de ter sua alma purificada. No topo do monte encontra-se o paraíso terreno (jardim do Éden), onde Virgílio desaparece e Beatriz, a amada de Dante, aparece para guiá-lo enfim no paraíso.

Narrativa brilhante, rica em alegorias. Tal qual em "Inferno", temos vários diálogos repletos de críticas de teor filosófico, histórico, político e religioso. A linguagem é poética, antiga e erudita cujas notas de rodapé são fundamentais para a compreensão do texto.