A alma humana sob o Socialismo

A alma humana sob o Socialismo Oscar Wilde

Resenhas - A alma humana sob o Socialismo

Sekhmet 04/11/2021

É difícil para mim dizer se Wilde estava levando essa obra a sério ou se pretendia ser uma sátira dos pensadores liberais.
Independentemente, a obra mostra um novo aspecto de sua criatividade, inteligência e ousadia, com o mesmo tom afiado, e espirituoso de seus escritos ficcionais.

"A maioria das pessoas estraga suas vidas por um altruísmo doentio e exagerado - são forçadas, de fato, a estragá-las. Elas se encontram cercadas por uma pobreza hedionda, por uma feiura hedionda, por uma fome hedionda […]. Conseqüentemente, com admirável, embora intenções mal orientadas, eles se colocam muito sério e sentimentalmente na tarefa de remediar os males que vêem. Mas seus remédios não curam a doença: eles apenas a prolongam. Na verdade, seus remédios fazem parte da doença. Eles tentam resolver o problema da pobreza, por exemplo, mantendo os pobres vivos; ou, no caso de uma escola muito avançada, divertindo os pobres. Mas isso não é uma solução: é um agravante da dificuldade. O objetivo adequado é tentar reconstruir a sociedade de tal forma que a pobreza seja impossível. E as virtudes altruístas realmente impediram a realização deste objetivo."