Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal

Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal Doug Lemov...

Resenhas - Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal

Jonas 06/10/2021

“O que o futuro nos reserva?”
“Uma das poucas coisas de que temos certeza para a escola nos próximos anos é seu nível de incerteza, o qual certamente será histórico. A resposta mais honesta a quase todas as perguntas sobre o futuro é esta: ninguém sabe. No entanto, as escolas precisam planejar, projetar e implementar (e contratar, treinar e criar orçamentos) nesse clima. Risos nervosos seriam perdoáveis se isso não fosse tão sério. Os jovens estão dependendo de nós. Temos que nos preparar, sendo ou não plausível saber para o que estamos nos planejando.”
“Será que voltaremos às nossas salas de aula com nossos estudantes, andando pelos corredores a que estávamos acostumados? Em caso afirmativo, com que frequência, por quanto tempo e em que condições?”
Esses e outros insgths se encontram nesse livro. Além de revistar e propor metodologias práticas ao dia a dia do professor. Os autores também nos encaminham a novas possibilidades coerentes com vários tipos de realidades apresentando exemplos e estudos de caso que ampliam a nossa percepção para detalhes, aparentemente, pequenos, mas que ao final são relevantes na prática diária.
Ficou muito claro que precisamos fazer um alinhamento entre a forma como ensinamos remotamente e como ensinamos presencialmente. O planejamento, e os procedimentos e as rotinas são essenciais para firmar bons resultados.
Precisamos fazer ponte entre os mundos, pois, pós Covid-19 estaremos indo e vindo entre os ambientes on-line e presenciais. A certeza é que iremos voltar para um ambiente mais complexo, desafiador e incerto onde ensinar com alunos com grandes lacunas na aprendizagem. O desafio é grande, mas não insuperável.
A instituição de educação como a conhecemos mudou para sempre!