Freud sem traumas

Freud sem traumas Alexandre Carvalho

Resenhas - Freud sem traumas

rodolfocarmacio 26/10/2022

Experiência muito boa
Conta um pouco da vida Freud suas teorias e a importância psicanálise para o tratamento de traumas. Tem indicações de filmes e livros para quem gostar do assunto.

Rodrigo 31/12/2021

Freud Sem Traumas
Na introdução já é provocador, incomoda. E em seguida traz uma cronologia da sua vida, bem curta.

No 1* capítulo, já começa com o inconsciente, onde tudo o que impulsiona, a pulsão, vem do andar de baixo.

Em cada capítulo vc encontra clareza, leveza, raiva, ódio e alegria em conhecer um pouco mais sobre a sua psiquê.

Não tem como não fazer um paralelo à sua própria trajetória de vida em cada capítulo. As vezes é assustador.

O legal é encontrar na leitura , que a neurologia está conseguindo provar sobre a existência desse subconsciente descrito por Freud. E trás a tona o Id, o Ego e o Superego.

O livro termina falando do cinema que usa a linguagem psicanalítica para desenvolver os filmes.

Essa é no momento a melhor biografia que li.

Recomendo a leitura.

Milena436 04/03/2023

Eu amei
Livro para estudantes de psicologia ou até
quem se interessa por isso. Ele explica muito bem as teorias de Freud e exemplifica com a realidade. Acessível e divertido.
Giovanna 04/03/2023minha estante
tem pdf?

Milena436 04/03/2023minha estante
Eu não sei, eu li pelo Kindle :(

Alex 31/12/2022

Muito bem explicado e fácil de ler
"Porque no fundo somos todos Édipos, cegos da própria natureza, blindados de significados chocantes. Mesmo sem pôr a mãe no meio."

Sancha 13/10/2023

Freud sem complicações!
Este livro aborda alguns conceitos sobre psicanálise de forma bem clara e direta, podemos ressaltar ainda que para quem é leigo sobre Psicanálise este livro pode servir de base para começar a compreender alguns processos.

Zé - #lerateondepuder 11/09/2022

Freud sem traumas
“Os desejos que comandam! Somos traídos por desejos secretos, fantasias, medos que não admitimos nem para nós mesmos. Podemos arruinar nossa vida por um ato completamente besta, que jamais teria acontecido se tivéssemos pensado ‘conscientemente’ na coisa”. “Sob a superfície de cada emoção, de cada escolha, de cada comportamento agressivo ou amoroso, e até das nossas piadas levemente ofensivas, há um oceano oculto chamado inconsciente. E agora vem a má notícia: não temos quase nenhum controle sobre ele”.
No parágrafo anterior, podem ser observadas duas transcrições, na íntegra, da obra “Freud sem traumas”, a qual agora será resenhada, na expectativa de destacar o livro em si e, não somente, a vida de Sigismund Schlomo Freud, uma personalidade chamada, em sua época, de charlatão e velho tarado, mas que deixou um dos mais profundos legados para toda a humanidade, a psicanálise.
O interessante nesse livro é a forma como são traduzidas teorias profundas e rebuscadas, em uma linguagem mais que agradável, que lança mão de metáforas, gírias e fatos corriqueiros, não descartando, nem mesmo, alguns bons palavrões para tudo ficar bem contextualizado ou, pelo menos, para ficar mais próximo do dia a dia do leitor comum, como eu e você.
O autor destaca que a razão de ser de seu livro é traduzir e descomplicar Freud, na busca da correção dos mitos que lhe foram associados, na intenção de apresentar suas complexas teorias, de forma direta, transparente e acessível, sem os jargões e, sobretudo, menosprezar sua inteligência.
O conteúdo é apresentado de forma a atender dois aspectos essenciais, as principais abordagens e a cronologia das publicações da obra freudiana. Desta forma, divide-se em uma boa introdução, seguida de cinco partes a saber: “As verdades secretas da mente”, onde o autor fala sobre o inconsciente, as neuroses, os significados dos sonhos e atos falhos.
Segue com a segunda parte denominada de “Sexo na cabeça”, abordando o incesto e a Tragédia Edipiana, as perversões, em geral, e a visão do Complexo de Édipo sob a ótica feminina. Dá andamento com a terceira parte (“É guerra”), descrevendo os clássicos Id, Ego e Superego, encontrando tempo para discutir as pulsões de vida e de morte.
A quarta parte, o autor denomina de “Freud no microscópio”, onde será feito um paralelo com as questões científicas, validando as teorias freudianas, por vezes, criticadas como não científicas, na medida em que não poderiam ser comprovadas. Discute, também, sobre a neuropsicanálise, um movimento dentro da neurociência e da psicanálise para combinar os conhecimentos de ambas as disciplinas, na expectativa de uma melhor compreensão da mente e do cérebro.
O autor nos brinda com um posfácio em que fala com muita propriedade sobre o mal-estar que não passa, onde irá debater sobre a depressão como mal do século XXI, ainda nos presenteando com um apêndice em que irá destacar e comentar alguns filmes relevantes para melhor reforçar o pensamento do pai da psicanálise.
Um bom destaque é como se esclarece o mecanismo de rolagem do feed da maioria das redes sociais, conhecido como “programação variável de recompensas”. Aquela compulsão por descobrir qual será o próximo post, a próxima foto, a próxima chamada de um portal de internet vem das experiências com ratos de laboratórios do psicólogo behaviorista Burrhus Frederic Skinner. É notável esse realce de que, quanto maior a incerteza da gratificação, maior será nossa compulsão e, desta forma, vem a reflexão de que o livre-arbítrio pode ser apenas uma ilusão.
Então, vida, obra, aspectos particulares e contextos de épocas são muito bem abordados por quem se dedicou a ler boa parte da obra freudiana, sob a ótica de um jornalista. Alexandre Carvalho, editor da revista Superinteressante, autor de matérias de assuntos históricos e contemporâneos dos mais variados campos. Sem ser reducionista, se dedica a explicar, como neste livro, assuntos profundos e relevantes, de forma inusitada e sempre agradável a quem lê o conteúdo a ser descrito.
Um livro de 258 páginas publicado pela editora Leya em 2021 e lido em sua versão e-book, é uma leitura para lá de cativante, indicada não somente a quem deseja se aprofundar no campo da psicanálise e suas teorias, mas a todo aquele que pretende absorver um bom legado de sabedoria, como o de Freud. Vale toda a pena!

site: https://linktr.ee/prof.josepascoal

Marcelo 05/01/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Ganhei este livro de presente de natal em 2021

Apesar de conhecer os conceitos psicanalíticos, achei o livro bem interessante pois ele cumpre o que se propõe: aborda de forma simples, leve e com exemplos do nosso cotidiano os conceitos freudianos, que nem sempre são de simples compreensão por quem de fato não estuda o tema.

O livro está estruturado em 4 principais partes, além do prefacio e posfácio

PARTE 1 ? AS VERDADES SECRETAS DA MENTE ? Aborda aqui os conceitos de Incosciente, Pré Consciente e Consiente, além de sonhos e atos falhos

PARTE 2 ? SEXO NA CABEÇA ? aborda questões como complexo de édipo, perversões, sexualidade infantil e sexualidade feminina

PARTE 3 ? É GUERRA ? aborda a segunda tópica de Freud ? Id, Ego e Superego

PARTE 4 ? FREUD NO MISCROSCOPIO ? aborda questões atuais e o debate se a teoria freudiana é de fato ciência, pseudociência ou apenas literatura

POSFACIO ? MAL ESTAR QUE NAO PASSA ? aborda a questão das doenças psíquicas atuais e a necessidade de se rever a teoria psicanalítica em tempos tão urgentes como hoje, realçando que é exatamente em momentos como os que estamos vivendo hoje com uma pandemia onde a psicanálise é mais requisitada pelas pessoas.

Apresenta ainda um apêndice com referencias de filmes e a bibliografia.

O único ponto que não me agradou são algumas tiradas engraçadinhas que o autor coloca no texto para descontrair e aproximar dos leitores. Mas aí é só uma questão de apreciação de estilo. No mais, super recomendo a leitura, principalmente por quem tiver interesse em adentrar a teoria psicanalítica.
Vinicius 06/01/2022minha estante
Legal. Sempre quis conhecer mais de Freud e não sabia por onde começar. Anotado aqui!

Marcelo 07/01/2022minha estante
Linguagem super simples para compreender mesmo os temas mais complexos na psicanálise ou para uma introdução. Recomendo, Vini

rafaela 12/01/2022

é maneiro de ler, coloca assuntos complicados de uma forma bem simples. acho legal pra conhecer conceitos de primeira ou só pra aprofundar com uma interpretação boa

Alice - Avesso do Caos 02/03/2022

Divertido e leve
Uma linguagem extraordináriamente simples e didática incrível para explicar conceitos complexos. Freud em todos os seus paradoxos.

R.H N'fer 06/12/2023

EXCELENTE
O livro é um bom pontapé para quem busca entender as principais teorias de Freud de forma direta e prática. A linguagem é totalmente cotidiana mas não abre mão da complexidade das ideias ao tratá-las. Recomendo e muito!

mari 03/10/2022

freud sempre explica
o que dizer sobre essa obra de arte?

um puta livro introdutório, com uma linguagem excepcionalmente simples, de fácil entendimento.

muito bem construído, o jeito como tudo é apresentado no tempo certo e como as informações se conectam conforme as teorias vão sendo apresentadas.

me apaixonei pela psicanálise e pelo estudo do inconsciente com esse livro.

me fez refletir e me trouxe esclarecimento sobre muitas coisas, acho que a sensação de autoconhecimento é única e muito valiosa, aprender sobre si mesmo é uma experiência que sempre vale a pena.

adorei conhecer o universo freudiano, e essa é uma obra perfeita para você inciar sua jornada nesse universo.

Sietch literário 01/01/2022

Sem traumas e com muito aprendizado
Que leitura gostosa, o livro tá muito bom, cheio de referências e pesquisas. O conteúdo é bem explicado, o autor se preocupou em colocar exemplos do nosso cotidiano o que ajuda e muito na assimilação do conteúdo.

Se você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre essa cara singular e genial, Freud, tá aqui uma boa indicação. Pode ir sem medo que a leitura além de agradável vai te proporcionar muitas reflexões e aprendizado.

booksbystef 21/07/2022

Freud
240 páginas para perceber que não sou tão devotada ao Freud tanto assim. Foi um produto do seu tempo, com ideias machistas e errôneas, porém com outras formulações deveras geniais. Freud foi sim um gênio, e revolucionou os estudos da mente.

Wellington.Pimente 20/02/2023

O pai da psicanálise de forma simplificada.
Nitidamente, se constata através da leitura, que o escritor Alexandre de Carvalho mergulhou profundamente na obra de Sigmund Freud e de forma bem sucedida, descomplica suas principais teorias e assim, apresenta ao leitor leigo, essas teorias de forma muito clara e com exemplos no mundo contemporâneo que podemos rapidamente associar a teoria com um exemplo prático. Temas complexos como a nossa consciência e o inconsciente, os atos falhos, a interpretação dos sonhos, o sexo, incesto (complexo de Édipo), as perversões, a origem das vontades, pulsão da vida, pulsão da morte, sobre o motivo dos homens guerrear, o homem sendo o lobo do homem, a psicanálise, a felicidade e a infelicidade, o papel da religião, e o considerado mal do século XXI, a depressão. Além disso, nas páginas finais do livro, ele traz algumas listas de filmes que utilizaram a psicanálise e/ou a teoria de freud na história. Portanto, vale muito a pena se inteirar desses estudos polêmicos e controversos, que levaram o estudo da mente humana a um nivel jamais discutido antes de Freud.

nacarolinga0 01/03/2023

No começo, estava com receio de não entender as teorias freudianas por causa de palavras difíceis e termos com o qual eu não era familiarizado. Porém o autor tem uma forma muito leve e até humorística de apresentar as teorias, tornando muito fácil a compreensão das principais ideias de Freud.
Simplesmente um dos livros que mais me deram prazer em ler e que me prendeu demais, recomendo muito para quem gosta de psicanálise.