HISTÓRIA DE UMA VACINA

HISTÓRIA DE UMA VACINA Sue Ann Costa Clemens

Resenhas - HISTÓRIA DE UMA VACINA

GuidoBR 27/11/2021

Ajudando a preparar o mundo para as próximas epidemias. Pois elas virão
O livro "[História de uma vacina](https://www.amazon.com.br/História-Uma-Vacina-Brasileira-AstraZeneca/dp/6587518176/)", lançado pela editora [Intrínseca](https://www.intrinseca.com.br/) em 2021, conta a história do teste clínico da vacina de Oxford/Astrazeneca realizado no Brasil, sob liderança da cientista brasileira Sue Ann Costa Clemens. Tudo começa com um convite:

“Sue, você tem interesse em fazer o estudo da nossa vacina no Brasil?” Minha primeira reação foi: “Você quer isso para quando?” "

O livro também conta detalhes de como foram montadas as equipes que coordenaram os estudos em diferentes centros de pesquisas brasileiros, como se deu o financiamento para o estudo (através dos parceiros Fundação Lehman, Rede D'or, Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais - ligado á Unifesp, Fiocruz), e sua interação com o governo federal na época do ministro Nelson Teich.

Na pandemia de Covid-19, diferentes tipos de vacinas foram desenvolvidas. Foi um grande esforço que envolveu grande parte da humanidade, empresas e governos do mundo todo trabalharam para criar vacinas seguras e eficazes no menor tempo possível. O resultado foi que em menos de 2 anos de pandemia, grande parte do mundo está sendo imunizada.

Com uma linguagem de fácil compreensão, a autora nos explica como são realizados os estudos de fase 3 das vacinas, onde se busca comprovar a eficácia. Ela explica porque esses estudos são bem rigorosos no acompanhamento dos dados, usando varias técnicas diferentes para minimizar erros e vieses.

Além disso, o progresso do estudo são acompanhados de perto por um comitê independente, que busca assegurar a segurança e a ética no tratamento aos voluntários.

site: https://www.guidopercu.dev/library/anotacoes-sobre-historia-de-uma-vacina/