O Farrapo

O Farrapo Silvia Meirelles Kaercher

Resenhas - O Farrapo

Karlla.Daltro 16/03/2024

Um moço guapo e uma prenda jaguaririca...
Uma viagem, um parque de aventuras e um passeio de trenó! "

Assim começa essa leitura que me fez viajar para o ano de 1835.

Que eu amo viagem no tempo, todo mundo já está careca de saber, né? Mas o que vocês não sabem que ter essa experiência em um livro nacional, onde a história se passa aqui no país é muito bom!

Acompanhamos a história de Lara, que foi de maneira inexplicável para o Rio Grande do Sul, há 189 anos atrás.

Diante disso, veio os desafios de se manter e de entender tudo o que estava acontecendo.

Ela se esbarra com Samuel Gracie, um farrapo orgulhoso e também um grande charqueador respeitado da época. Ele a salva de um perigo eminente e com o intuito de cuidar dela, lhe propõe casamento. Ela de início não estava muito contente com essa opção, mas aceita.

A autora nos prende em uma narrativa envolvente, ainda mais pois sabemos o que essa época representa para os gaúchos e todo o seu contexto histórico.

Com a Revolução Farroupilha como plano de fundo, Lara e Samuel vivem um romance puro e verdadeiro, onde se teve início com uma amizade, misturada com proteção e ali vemos o sentimento nascendo e crescendo.

Ela, deixou um marido no "futuro" e ele, recém viúvo e com dois filhos. Ambos com bagagem, mas que ao se conhecerem parece que tudo fazia sentido.

Adoro romance assim! Eles passaram por muitas situações corriqueiras da época e ver como a Lara reage a ela é muito divertido, bem como as reações de Samuel às informações que recebe sobre o futuro.

Lara sente muito que as ambições de Samuel para com a Revolução seja em vão, pois ela sabe muito bem como aquilo tudo vai acabar.

Ela se vê em meio a família Gracie a qual pertence agora. Mas o que fez ela viajar no tempo? Qual seria o motivo? Será que ela vai voltar? Será que Samuel pode ir para o futuro? O que vai acontecer com a família que eles estão construindo?

Questionamentos que não saíram da minha cabeça durante a leitura! Kkkk

Enquanto isso, ao mesmo tempo, lá no futuro procuram a Lara desesperadamente. Até que encontram uma pista do paradeiro dela... E gente, o livro termina com essa bomba em meu colo!

Como sem perder tempo, já fui atrás do Volume II.

Ansiosa demais para saber como essa história vai terminar.
Silvia.Kaercher 17/03/2024minha estante
Ah, que lindo! Muito obrigada pela leitura e pela resenha!

Ismael.Chaves 17/10/2023

Um grande épico de romance, aventura e fantasia!
Essa é uma resenha diferente.

"O Farrapo" trata-se de um livro no qual pude acompanhar uma parte de sua produção. Um livro no qual tive o privilégio de fazer a leitura crítica, texto de orelha e co-escrever, com a autora, a sinopse da contracapa. Mas, independente de ter trabalhado na edição, é uma obra que eu gosto muito e está entre as minhas favoritas da literatura nacional.

"O Farrapo" é a primeira parte de uma jornada emocionante que nasceu de um sonho da Silvia. Um sonho tão vivo e real que é como se ela tivesse sido transportada para uma outra época. Ou, talvez, EU tenha passado tanto tempo imerso nesse livro que já estou confundindo autora e personagem!

"O Farrapo" conta a história de Lara, uma mulher do Séc.21, que através de um evento insólito acaba aterrissando de ponta cabeça (não é sentido figurado) no Rio Grande do Sul de 1835, um momento histórico de tensões políticas prestes a explodir numa guerra civil. Em seu caminho, ela conhecerá Samuel, um viajante que se compromete a ajudá-la e protegê-la, nesse mundo desconhecido e dominado por violência, disputas de honra e costumes patriarcais retrógrados.
É bom que se diga logo: "O Farrapo" é uma (linda) história de amor. Um amor avassalador, mas tão sincero e verdadeiro que o leitor se verá roendo as unhas diante dos perigos que virão pela frente!

"O Farrapo" não é apenas um romance histórico. Sua primeira metade, uma odisséia homérica (ou melhor, Veríssima) dos pampas, é uma verdadeira jornada repleta de perigos, conflitos, surpresas e aventura - no melhor estilo "road movie". Acompanhamos a história de Samuel e Lara, a medida que fazemos um verdadeiro tour histórico por esse cenário brasileiro do Séc.XIX.
Silvia fez uma extensa pesquisa para reconstituir esse universo de forma crível e fiel, mas sem parecer pedagógico, em seu romance.
Na verdade, a escrita de Silvia flui com a maior naturalidade por esse universo, costurando cada acontecimento, de forma que o leitor se vê totalmente envolvido pela narrativa, ávido por devorar o livro de tão prazeroso que é.

Não foram poucas as vezes em que me vi totalmente imerso e aflito nos dramas de Lara. Afinal, a autora soube lidar muito bem com a questão de uma mulher moderna e progressista vivendo em uma época distante, numa sociedade marcada pela opressão contra o feminino. A atmosfera e os diálogos construídos por Silvia em determinados momentos são de apertar o coração, sufocar a alma e inflamar o espírito contra toda as mazelas e injustiças humanas. O que é um dos méritos da autora, que buscou dialogar com o passado de forma crível, sem apelar para soluções revisionistas e incoerentes. (Não há grafismos e cenas apelativas como em "Kindred" de Octávia E. Butler e "O Conto da Aia" de Margareth Atwood, mas é bom ter um calmante ao seu lado, só para previnir).

Os personagens são muito bem desenvolvidos, sobretudo o casal protagonista. É nítida a evolução de Lara e Samuel, ao longo dessas 500 páginas, que voam como um cavalo livre nos pampas. (Sério, por que vocês ainda estão aqui e não foram ler "O Farrapo"?)

Para finalizar, "O Farrapo" pode se encaixar dentro do gênero fantástico, já que temos o elemento insólito da viagem no tempo, além de um outro plot....maaaaaas aí vocês terão de ler o livro! ;)

O que mais posso dizer? Se há uma "Parte 1" no título, isso nos remete a uma continuação, certo? E o gancho desse livro...!

LEIAM "O FARRAPO"!
Silvia.Kaercher 24/10/2023minha estante
Que honra ter a tua resenha aqui! Obrigada, Ismael.!

Bela 08/10/2023

Simplesmente amei
Eu amei esta leitura. Confesso que iniciei um tanto preconceituosa e até " me indignei" com alguns detalhes... Mas, o livro foi me conquistando e o amor dos dois é tão especial... E os personagens??? Me identifiquei com a Lara e me encantei por Samuel! É um livro com viagem no tempo, um romance e um livro que também conta a história do Rio Grande do Sul, em específico, a Revolução Farroupilha. Agora vou ler o volume dois, muito empolgada com a continuação desta história de amor... Um amor maduro, divertido e gostoso. Ah, também há partes mais picantes, mas nada explícito ou vulgar. É uma leitura extensa dividida em dois volumes, mas ela " desliza" com suavidade, página por página.
Silvia.Kaercher 12/10/2023minha estante
Obrigada pela resenha e pela leitura, Bela! Depois me conta o que achou do volume 2. Abraço, Silvia

cathcostani 04/04/2023

Esse ebook é um calhamaço de 785, mas gostei muito da leitura dele, eu achei o melhor livro com viagem no tempo que eu li, todo mundo sabe que eu larquei Outlander hahaha. Como falei nas primeiras impressões, Lara é uma personagem mais moderna, inteligente e acaba indo parar no Rio Grande do Sul no século XIX, sim na época da Revolução Farropilha, cenário da minissérie e da trilogia A Casa das Sete Mulheres.
O Samuel o nosso hetero top com comportamento típico de m@chst4 daquela época, ele é gr0sso, mas é cach0rrinh0 da protagonista.
O romance tem boas cenas de ação, romance e aventura, e as cenas de trocas de farpas entre o casal e quando mocinho chama a mocinha de "Jaquatirica" me deram muitas risadas, mas quem rouba as cenas do livro são Ricardo e Manuela, quer dizer crianças fofas na narrativa, mas temos presença de um personagem histórico que é o Bento Gonçalves, uma grande figura da Guerra dos Farrapos.
A escrita da autora é poética, instigante e fluída, mas ela avisa nas primeiras páginas sobre os gatilhos como r@cism0 e vi0lênci4 contra a mulher na história da obra, temos muitos termos regionais e na linguagem espanhola no livro.
Eu dei uma nota na Amazon de cinco estrelas porque esse livro para mim superou a série e os livros do Outlander, essa duologia deveria ganhar mais notoriedade e deveria ser muito panfletário aqui, o romance poderia ganhar uma hype na leitura nacional, agora vou começar o segundo volume da história.
Silvia.Kaercher 24/08/2023minha estante
Muito obrigada, Cath!!!

Elisangela 25/10/2022

Livro incrível
Olha, eu estou de boca aberta até agora e louca para começar o volume II deste livro, porque sinceramente, eu preciso muito desta continuação 😍😍😍

Lara acorda e acha que está tudo como ela conhece…ledo engano🤦🏻‍♀️
Ela encontra um estranho, falando de forma diferente, e de repente começa a achar tudo muito estranho…
Pois é, eu no lugar da Lara teria morrido…ou de susto ou sei lá o quê 😱
…O ano era 2020, Lara estava em uma viagem com o marido, e então, após um acidente ela acorda no ano de 1835!
Ela está em uma época um tanto histórica e importante para a população do Rio Grande do Sul, e a autora nos faz mergulhar de cabeça nessa época, vivenciar os medos, as lutas, os desafios daquele século de maneira tão real, tão cativante, tão detalhista!!!😍😍😍
Olha, eu chorei tanto com esse livro…é desesperador você se deparar com uma época em que absolutamente tudo é diferente do que você conhece, ser obrigada a casar-se ou ir para um convento, porque é o que a etiqueta manda…a maneira de pensar, de falar, de se portar…
Claro que tem umas coisas lindas…paisagens, as maneiras galanteadoras, a aventura na estrada😍😍😍, os momentos mais quentes entre Lara e Samuel😍😍😍, os momentos fofos entre Lara e os filhos de Samuel…é tudo muito lindo e emocionante.
Uma história rica, cheia de desafios e compreensão!
Estou simplesmente apaixonada por Lara e Samuel!
Ela, uma mulher capaz de suportar coisas que a maioria não suportaria…ele, por ser um homem íntegro e apaixonado, mesmo que muitas vezes não entenda direito algumas atitudes de Lara…
Vocês precisam ler esse livro, só assim entenderão todo esse sentimento que trago no peito!!!!
Silvia.Kaercher 28/10/2022minha estante
Obrigada pela leitura e pela resenha, Lis!

Tham (4 You Books Mania) 25/10/2022

Um livro para além do tempo!
Fala aí galerinha, tudo bem com você?

Espero que sim. Hoje o post é uma resenha do livro maravilhoso da nossa @silviamkaercher_escritora que é o primeiro volume de O Farrapo! Sim, finalmente conseguimos ler essa obra e posso já adiantar que foi muitos surtos por Samuel e Lara!

O Farrapo vai começar em uma luta entre os farrapos e o império da época de 1835. Nessa luta é bem engraçado porque quem vai nos apresentar sua primeira perspectiva é a Lara, uma garota mais atual, que de alguma forma, após sua queda em um trenó ela foi levada a essa nova era (no caso antiga).

Ela então foi acolhida por Samuel um homem daqueles bem brutos, loiro e bem forte se assim podemos dizer. Lógico que ao conhecer este novo cara ela tem uma certa admiração.

Porém, Lara é casada, pelo menos na época em que vivia. Então, como ainda não sabe em que tempo está ela vai começar a dar vários surtos. Samuel, no entanto, acaba se apaixonando pela mulher sem antes mesmo conhecer mais sobre ela e sobre essas roupas esquisitas que ela usa.

É após ela descobrir essa troca temporal que começará as loucuras desse casal que vocês vão se apaixonar com toda certeza.

Minha Opinião

O livro é maravilhoso e mesmo sendo escrito em 2021 traz muito da época. Sim, a autora conseguiu levar muito da época para o livro e isso me surpreendeu demais. Além disso, temos várias palavras e gírias específicas do Rio Grande do Sul e com o vocabulário que ela insere dá para qualquer pessoa ler.

Além de claro, as cenas mais bem descritas (parte hot aqui) que são maravilhosas, mas confesso que com toda a narrativa e vendo que a Lara está passando por alguns problemas com o seu atual marido (lógico que teríamos crises de relacionamento) fica difícil não se apaixonar por Samuel também.

Achei os dois personagens super bem construídos e fortes, tanto o Samuel que é aquele bruto, mas que tem um super coração. Como também a Lara que por ser de outra época é forte, determinada e se mostra uma mulher maravilhosa.

Assim o livro levou 5 estrelas e já quero urgentemente o próximo! E você leria esta história?

site: instagram.com/p/CkI2riGNCyt/
Silvia.Kaercher 25/10/2022minha estante
Uhuu! Sequência já publicada! Obrigada pela leitura!?

Camila.Vieira 23/10/2022

SENSACIONAL
Imagine só! Seu casamento não anda nada bem e vocês decidem fazer uma viagem para Rio grande do Sul para espairecer, encontrar novos ares, você está num parque num carrinho de trenó e de repente... "Pum", você acorda num cenário em outro tempo no ano de 1835, com um "🐓" na cabeça, um sacolejar de carroça e ao encontrar a vista da de cara com um homem muito bonito, de olhos muito azuis...

Trecho da 1° página:

Tentou mexer-se e sentiu uma pressão sobre o ombro esquerdo. Era uma mão grande, masculina. Ergueu o olhar, acompanhando a manga de camisa, que imaginou ter sido branca algum dia, e chegou a um rosto sério, bonito, de olhos muito azuis, que a observavam atentamente. Lara nunca o vira antes.

_______________________

Gente do céu, vocês precisam ler muitoooo esse livro, é perfeito, viciante, a narrativa é incrível, a escrita da silvia é para lá de Sensacional, quando vi outras resenhas dos booksgram, já fui correndo baixar, é um livro que merecia um HIPE.

A narrativa é divertida, apesar de algumas palavras serem adequadas a época, não atrapalhou em nada, pelo contrário só aumentou minha curiosidade, você vai se deparar com a cultura, comidas típicas da cidade...

site: @livrosporcamila
Silvia.Kaercher 25/10/2022minha estante
Muito obrigada pela tua resenha, Camila!?

Silvia.Kaercher 21/10/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado Marina! Agora, deves ler a sequencia... Abraço!

Star Feenyx 08/09/2022

OBRA MAGNÍFICA!
Olá minhas estrelas, tudo certinho com vocês?
Hoje tem mais uma resenha! Desta vez tive a honra que ler e resenhar essa obra belíssima.
---------------------------------------------
TÍTULO: O Farrapo (VOLUME 1)

GÊNERO: Romance/Aventura/Ficção/Viagem no Tempo

AUTOR(A): @silviamkaercher_escritora

N° DE PÁGINAS: 590
RESENHA:

Nesse livro conhecemos Lara, uma moça que encontra-se perdida depois de um desastre que a deixou inconsciente. Após conhecer Samuel consegue entender tudo o que aconteceu e juntos vivenciam momentos de muito sufoco. Nossa protagonista descobre que viajou no tempo e daquele dia em diante as coisas nunca mais foram as mesmas.

Essa obra tem a escrita delicada e detalhes narrados com uma fineza inexplicável, nela enxergamos o quão atenciosa foi a autora na criação dessa historia. Os personagens presentes são marcantes e possuem personalidades únicas que cativam o leitor. Sílvia é extremamente zelosa com seus admiradores, podemos notar em sua escrita que torna-se definitivamente o seu maior dom, com ele consegue fascinar todas as idades.

O exemplar 1 possui capítulos bem estruturados, cenários de encher os olhos, o coração e a mente. É possível encontrar conteúdos de máxima qualidade, com essa obra passamos por momentos e figuras incríveis, nos apaixonamos por toda a aventura, romance e situações de múltiplas emoções. Prepare seu coração, pois essa obra vai te mostrar como o amor pode vencer o tempo!

Para Sílvia desejo um mar de leitores, reconhecimento e sucesso, você possui uma graciosidade ao escrever que é impossível descrever. Estou fascinada pelo mundo de "O Farrapo", mal vejo a hora de ler o segundo volume e outras obras de sua autoria, minhas mais sinceras parabenizações, você não deixou a desejar.
---------------------------------------------
#starlovers #starfeenyx #Starlendo #Starconhecendo #aquisiçõesdastar #livroamigo #escritoresbrasileiros #autor #curtidas #curtecomentacompartilha #seguidoresnoinsta #segueai #curteai #engajamento #salvaapublicação #seguidoresreais #autora #literaturabrasileira #literatura #vemler #mundodoslivros #likes #follow?e #ofarrapo #silviakaeecher
Silvia.Kaercher 09/09/2022minha estante
Maravilhosa, muito obrigada pela leitura e pela resenha.

Ana.Paim 08/06/2022

Uma nova experiência...
Para os poucos que acompanham as bobagens que escrevo aqui, já devem saber, que eu tô sempre lendo Romance de Época, esse apesar de ser de época tem um diferencial, se passa na minha terra, Rio Grande do Sul, não se passa muito perto da minha cidade, mas é aqui. Adorei a premissa de "outlander" dos pampas, sempre me passou pela cabeça como seria se houvesse uma versão BR. Pra mim, ler algo mais regionalista não chega a ser novo, aqui a agente aprende sobre o nosso folclore e cultura, a gente se orgulha das tradições daqui, e na escola a gente lê os nosso autores renomados de outros tempos e contemporâneos, lembro de termos lido parte de Ana Terra e de Um Certo Capitão Rodrigo. Lembro como se fosse ontem do projeto de Literatura que nos levava a Porto Alegre, pra visitar os túmulos do Érico Veríssimo e Mario Quintana, e outras personalidades históricas, e nos dos autores líamos trechos de suas obras, e comiamos seu doce favorito como forma de homenagem, alguns diriam que seria uma cerimônia religiosa ou espiritual, apesar de nosso professor ser ateu. A mim sempre trouxe uma sensação de uma nostalgia de algo ao qual eu nunca vivi, aprender história sempre foi assim pra mim, sempre me trouxe uma sensação mista de tristeza pelas perdas daqueles que a muito se foram, e uma tristeza por nunca poder conhecer algumas da pessoas que habiam o passado, e ao mesmo tempo um certo orgulho por seus feitos e conquistas. Sempre me perguntei como eu me sairia, como sentiria caso algo me levasse para o passado, será que eu me adaptaria? Será que enlouqueceria? Gosto de pensar que todos esses anos de vida em que estudei historia, e que passei assistido videos sobre reprodução de moda histórica me dariam uma grande vantagem. Ou pelo fato de que todo mundo diz que eu estou vivendo no século errado. Não entendam mal, tenho apreço por coisas antigas, como música, livros, moda, mobilia, decoração e etc..., não valores antigos, muito pelo contrário, dependendo da época em que vivesse, seria ou queimada como bruxa, ou rechaçada por ser sufragista ou até mesmo morta pelos militares ditadores. Então pra mim, ler um livro em que enredo se passa a pouca distância geográfica de mim, obviamente me fez repensar, como seria a Ana vivendo 200 anos no passado? Será que me sentiria mas leve pela falta de pressão que a sociedade moderna impõe para que estejamos sempre "em ordem"? Ou sentiria falta de toda a comodidade que as tecnologias nos concedem? Como eu me sentiria? Será que eu que raramente choro, choraria tanto quanto a Lara? Será que conseguiria segurar a minha língua pra não dizer umas poucas e boas ou pra dar uma aula de história? Mas ao mesmo tempo o livro me trouxe um quentinho no coração, antes mesmo de ter lido, pelo simples fato de ver uma mulher gaúcha da minha cidade lançando um romance, que pelo feedback da leitoras a quem eu vendi o livro na livraria onde trabalho, era maravilhoso, uma leitura rápida e empolgante. E apesar de ter preferido que algumas partes fossem um pouco diferentes, mal posso esperar pelo volume 2.
P.S.: eu sei, minhas resenhas são caóticas, sempre acabo falando mais sobre a minha experiência com o livro do que sobre o livro, mas isso simplesmente é meu mecanismo de fuga, não gosto de dar opinião.
Silvia.Kaercher 22/06/2022minha estante
Paula, eu estou maravilhada com a tua resenha! Temos a mesma vivência, o mesmo orgulho pela nossa cultura e a mesma agitação pelo passado.
Da minha parte, defendo todas as lágrimas de Lara, pois foram as minhas (sim, eu sou chorona também). Eu brinco que o Farrapo é uma espécie de "GUASCALANDER"...rsrs.
Adoraria saber quais partes tu gostarias de modificar. O passado, infelizmente, nao podemos; nem mesmo Lara ou Samuel poderiam.
Qualquer dia, vou passar na livraria e bateremos um longo papo!
Abraço,
Silvia M Kaercher

Ana.Paim 26/07/2022minha estante
A história é sempre fascinante, quase mágica. Apesar de a Ana de hoje não ser chorona, acredito que em algum momento eu entraria em desespero caso caísse em outra época. Amei a ideia do Guascalander, é uma chance pra rever a nossa história e trazer de volta esse orgulho de ser daqui.
A mudança nem seria necessária, só fiquei preocupada com a dependência deles um com o outro, isso pode causar briga, e não quero que eles briguem, quero "fogo no parquinho" e ver eles com um mini exército de filhos. (Olha eu, tratando personagens como gente de verdade jsnsjdnkdk).
Siiiiim, e já me conta sobre o volume 2, tô curiosa. ?

Silvia.Kaercher 29/07/2022minha estante
Paula, o volume 2 chega agora em setembro!!!

Ana.Paim 14/09/2022minha estante
Vou comprar hoje mesmo ?

Genny (@umadicaliteraria) 27/05/2022

Maravilhoso
Lara estava tirando férias com seu marido no intuito de renovar as energias de seu casamento. O que ela não sabia é que ela iria encontrar o amor em uma viagem ao passado.
Em um passeio ela sofre um acidente e acaba indo parar em 1845 onde acorda desorientada e sozinha.
Até que Samuel ,um belo e viúvo Chaqueador, a encontra e ajuda,ali se inicia um amor arrebatador e uma aventura.
Lara tem que adptar-se à situação,costumes e não foi nada fácil.
Em meio a toda aquela situação estava ocorrendo rumores da tão conhecida Guerra dos Farrapos... como Lara iria lidar com toda essa situação?
Como reaprender a viver em um tempo que não é o seu?
A autora nos faz sentir todas as aflições de Lara de maneira que é como se você estivesse presente no mesmo ambiente que ela .
Uma escrita envolvente e empolgante .
Ganhamos com essa leitura um aprendizado não encontrado nos livros de história ,apesar de ser um romance, a autora nos ambienta tão bem no contexto histórico que não tem como vc não sentir-se no séc. XIX.
Livro maravilhoso e anciosa pelo volume 2.

Rita.Liziet 22/04/2022

Como num sonho, Lara bate com o trenó em que passeava em 2020, e vai parar no passado, em 1835, na época dos farrapos. E é salva por um, sem saber. Samuel, envolvido em questões políticas, a vê caída e não entende como ela parou ali, mas a salva e a protege.

No início não se dão muito bem, passam por perigos e algumas situações incompreensíveis para ele. Mas ao chegar em uma das fazendas nas quais Samuel precisava conversar sobre política, a mulher do fazendeiro exige que os dois se casem ou levará Lara para um convento.

O casamento é feito, e assim começa um romance cheio de paixão e situações constrangedoras e também engraçadas, já que os dois não pertencem ao mesmo século.

A autora fez um belíssimo trabalho com pesquisa histórica para escrever esse romance entre Lara e Samuel. Entre brigas, encontros e dificuldades das mulheres da época, o amor entre os dois evolui a tal ponto que um não vive mais sem o outro. Samuel a leva para casa e lá ela conhece os filhos e os pais dele.

Um final surpreendente nos deixa em surto para logo ler o livro 2.

Deusani0 22/04/2022

Que livro
Quando tive contato com esse livro a primeira vez pensei, não vou ler esse livro nunca e hoje eu penso, pq não li antes
O livro conta a história de Lara que após um acidente com trenó foi parar no passado.
Samuel a encontra desmaiada na estrada e a leva com ele.
O que parecia um mero encontro se tornou uma atração.
Que livro.
Silvia.Kaercher 09/09/2022minha estante
Leu e agora vai ler o volume 2.

Thaiiiiixxx 24/02/2022

Era melhor ter ido ler Outlander
"O Farrapo" conta a história de Lara, uma jovem de Porto Alegre, que está de férias com o marido e, ao sofrer um acidente, vai parar no Rio Grande do Sul em 1835, às margens da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.
Se você acha que já ouviu isso em algum lugar antes... eu conto. Você já ouviu. É a premissa básica da série de livros Outlander, que ganhou uma série de TV.
Aqui, o que me atraiu me desestimulou na leitura. É parecido demais. Existem muitos pontos de divergência entre as tramas, mas isso não é suficiente para permitir que o livro seja interessante para além. Fica bem claro que a autora bebeu bastante na fonte de Diana Gabaldon.
Eu queria ter gostado mais, mas terminei de ler na força do ódio.

@paixaoplspalavras 14/01/2022

O Farrapo
A Silvia arrasou na construção de todo cenário apresentado, seja ao retratar a vida no século XIX, quanto em nossa atualidade.? É perceptível o quanto a autora se dedicou à várias pesquisas e aqui teremos o enfoque, especificamente, no Rio Grande do Sul e em como foi o desenrolar até se dar a Revolução Farroupilha.

O livro nos trás diversas emoções, vocês já vão entender o que estou falando, porque inicialmente, a história se passa em Canela no ano de 2020, onde Lara estava num passeio de trenó - uma das atrações do parque - no entanto, um acidente inusitado faz com que Lara acorde em 1835. Imaginem a mocinha assustada e completamente perdida, tentando entender o que aconteceu com ela e nesse meio tempo, se deparar com uma pequena batalha entre soldados imperiais e alguns farrapos.

Após algum tempo, Lara finalmente se dá conta de que o homem que a salvou - nosso amado Samuel - é a pessoa responsável para mobilizar a futura Guerra dos Farrapos. Pensem só, como esta a cabecinha de Lara, com todo conhecimento que ela tem sobre àquela época, todas as informações que ela precisa manter em sigilo para não acharem que ela é "vidente" ou "louca".

Me vi aflita em vários momentos que Lara nos trazia seus dramas, até porquê, ela estava acostumada com sua vida e do nada, foi obrigada a se acostumar com uma época onde a mulher não tem voz e deve toda obediência ao homem. Claramente, não será fácil para ela.

Porém, Samuel é um homem à frente de seu tempo. Por incrível que pareça, mesmo ele sendo criado na cultura machista, ele se esforça ao máximo para não assustar Lara com esse novo universo pra ela. Trata a mulher como se ela fosse literalmente melhor presente que ele pudesse ter.

O amor deles é perfeito demais. Sabe aquela história de encontro de almas? Sinto que esse livro trás isso. O Sam se apaixona praticamente à primeira vista por ela e, o sentimento não demora a crescer no peito de Lara. Em pouco tempo, eles estão completamente envolvidos.

O que acontece a partir daí vai só fortalecendo o relacionamento deles, contudo, não podemos esquecer que há uma guerra prestes a acontecer.

Lara será capaz de convencer Sam a não se alistar? Como a família dele irá lidar com o fato de Sam aparecer com uma mulher com ideias progressistas demais para seu tempo?

O final desse livro é de deixar você desesperado pela continuação. Que perfeição! Socorro, minha gente. Leiam, apenas!