O Primeiro Beijo de Romeu

O Primeiro Beijo de Romeu Felipe Cabral

Resenhas - O Primeiro Beijo de Romeu

Missy 20/04/2024

Que narração boa !!
Ouvi esse por audiobook acompanhando a leitura, e a narração é ótima, e tem uma ótima interpretação do livro, até porque acho que é o próprio autor que narra, então ficou muito bom, porque ele consegue transmitir a mensagem que ele queria.

Amei a ambientação e a história do livro.Apesar de ser um livro mais adolescente, eu gostei bastante, me envolvi com a história e achei a narrativa pertinente com as situações.
Muito legal o autor ter colocado filho e pai como protagonistas da história, alternando capítulos, até porque os dois estão passando por crimes de ódio.
Eu fico feliz que o autor tenha resolvido trabalhar esse assunto, porque é inacreditavel que gente ainda veja esse tipo de coisa acontecendo nos ultimos anos, e infelizmente saber que não vai parar tao cedo, porque tem muita gente que apoia essas ações ridiculas, achando que tao protegendo as crianças, mas só estão reproduzindo o preconceito para elas.
Também gostei do autor ter trabalhado a descoberta do amor e da homossexualidade do Romeu, e a trajetória dele recuperar a propria voz e lutar pelo que acredita, porque o que era pra ser um momeno especial, foi transformado em um pesadelo porque outras não suportam a felicidade alheia.

A relação entre pais e filho é bem reconfortante, eles estão tentando dar o melhor pro Romeu, mas acabaram deixando algumas coisas passar como a escola, pois pensaram que seria o melhor pra ele. Mas a conversa que eles três tiveram a respeito disso e de tudo que estava acontecendo foi bem madura e saudável, muito legal de ver relações assim.

Os capitulos são bem grandes e isso dá uma cansada, além de ter referências da cultura pop em exagero, eu ja tava saturada. umas piadas bem sem graças. Teve horas que senti até que tava no twitter, e eu nem uso twitter.

Gostei que eles trabalharam juntos e conseguiram vencer a liminar, amei que passou durante a bienal. E espero que essas coisas nunca mais aconteçam, porque tirar a liberdade das pessoas que só querem contar suas histórias com diversidade ? Chegaram tão longe pra ter esse regresso.

Giulia282 09/03/2024

livro bem gostosinho baseado no q aconteceu na bienal do livro no rio em 2019, onde o prefeito censurou um quadrinho por ter um beijo entre dois homens.

amei que durante a leitura fui percebendo diversos nomes de livros escritos sobre e por pessoas lgbt ( o amor não é óbvio, enquanto eu não te encontro, tudo nela brilha e queima?) e saber que isso foi proposital , que foi uma meta do autor, como ele mesmo contou no final da história, só me fez amar mais ainda o livro.

a leitura é muito fluida e cheia de representatividade. a única coisa que me incomodou um pouco foi a história inteira ter se passado em menos de uma semana. mas enfim, eu amei e super recomendo o livro!!

Lali 18/02/2024

Como é maravilhoso poder se reconhecer em um livro. Demorei demais para ter acesso a literatura LGBTQIA+ e isso fez uma falta absurda na construção do meu orgulho. Mesmo assumido há quase 19 anos, há apenas dois anos comecei a desconstruir muitas barreiras que ainda me prendiam. Esse tipo de livro seria um abraço que não tive na minha adolescência. Saber que hoje os nossos adolescentes podem se deparar com obras em que eles enxerguem que não há mal em ser quem se é, aquece o meu coração. Uma felicidade ler esse livro.

najulia c 16/02/2024

O único motivo pelo qual eu não gostei foi pq eu comprei o livro procurando romance e NAO TEVE ROMANCE

Jessica.Virgens 16/02/2024

Eu simplesmente adorei esse livro!!

Aqui não há, necessariamente, um romance, mas é um livro que traz amores, luta, diversidade, uma baita aula de história e sociedade de forma fluida e simples.

Totalmente baseado em fatos reais de um acontecimento do qual o autor presenciou na bienal do Rio de Janeiro em 2019 e todos podemos acompanhar pela TV.

Na história, há cerca de 180 (se não me engano o número é esse) títulos de livros com o tema ou escrito por LGBTQIAPN+ e isso é uma sacada e tanto!! Adorei pescar a referência de alguns (não cheguei nem perto de encontrar todos).

Eu ouvi o livro através da audible e para além da história, a narração também está ótima!!

Recomendo o livro mil vezes!!

Tozo 11/02/2024

Leotura empolgante! me tirou de uma ressaca terrível. história envolvente que te prende do começo ao fim, cada instante querendo ver o que vai dar. felipe cabral arrasou demais aqui!!

sophiii_cg 31/01/2024

O primeiro beijo de Romeu
Que livro fantástico.
eu ri e chorei lendo, diversas vezes. foi uma mistura incrível de emoções.
esse livro é simplesmente muito bom e a leitura dele é muito fluída. eu lia um monte de páginas e nem via o tempo passar e quando eu vi já tinha acabado o livro.
recomendo muito que leiam esse livro.

Nardaci 29/01/2024

Lindo demais
Esse livro é lindo demais. Só de lembrar que presenciamos a censura na bienal me dava um embrulho no estômago e uma vontade de chorar.
O autor conseguiu abordar esse evento com tanta delicadeza, os personagens são incríveis.

Bruna.Kelly 25/01/2024

O primeiro beijo de Romeu é uma boa leitura no contexto geral , mas recomendo não escutar ele (opinião) . Escutei este livro e várias vezes me senti perdida, mesmo sendo o próprio autor narrando . Então se você leitor dá uma chance ao livro físico ou no Kindle .

Samíli 24/01/2024

Fofo
Muito fofo e romântico, amei cada página deste livro, me surpreendeu bastante, não imaginei em nenhum momento o que aconteceria.

Ketlin.Romansin 19/01/2024

O primeiro beijo de Romeu
É bem legal o livro ser narrado intercalando o ponto de vista entre pai e filho. Ver Tim e Samuca tentando proteger o filho das coisas que eles já passaram. Além da parte da Bienal do livro ser inspirada em um evento real.

fallen1913 09/01/2024

Minha primeira experiência com bibliotecas virtuais.
Um livro que recomendo muito. Além de ser nacional, usa temas atuais como a bienal do livro e prefeitos sem noção para desenvolver o ramo da história. Outra que mostra a importância do apoio dos pais quando você está se descobrindo LGBT e desenvolve muito bem a história não só do Valentim como a do Romeu.

Oceano 03/01/2024

A recapitulação de eventos que aconteceram, junto a eventos que não aconteceram mas podem ter acontecido.

O Primeiro Beijo de Romeu fala sobre a Bienal do Livro do Rio de Janeiro do ano de 2021. Nela, a história em quadrinhos Cruzada das Crianças, da Marvel, sofreu uma tentativa de censura de base homofóbica, pelo então prefeito, Marcelo Crivella. Após intensos protestos de autores, editores, e leitores, esse ato foi impedido pelo STF. Isso foi um fato.

E também fala sobre Romeu, um adolescente de quinze anos que estava prestes a dar um beijo no seu melhor amigo, Aquiles, quando foi interrompido pelo filho homofóbico do prefeito evangélico do Rio de Janeiro. Qualquer semelhança com a realidade talvez não seja mera coincidência. Só que Romeu é uma ficção. Ou não é? Quantos jovens como Romeu estão por aí, dando um milhão de primeiros beijos. Esse livro é pra eles também.

Helo.Negoseki 02/01/2024

Melhor primeira leitura do ano de todas!!!
Eu tô simplesmente APAIXONADÍSSIMA por este livro.
Romeu é um dos personagens mais potentes que eu já li. Amei demais.
Eu não sabia nada sobre o livro antes de começar a leitura, achava que era sobre o relacionamento de dois meninos (não leio sinopse), mas me surpreendi demais com a história e o Felipe foi muito inteligente em abordar a censura que aconteceu na bienal do Rio em 2019.
Adorei todas as referências de livros LGBTQIA+ (reconheci alguns e já quero ler todos).
Os personagens: um melhor do que o outro. Romeu maravilhoso, mas eu achei maravilhoso ter narração do Valentim também (me deixou ainda mais apaixonada e conectada com a história). Kita e Julinha MELHORES PERSONAGENS SECUNDÁRIAS DO UNIVERSO (virei uma Kitalover)!!!!! Amei os shipps, amei todos os personagens, amei todos os temas abordados e já quero começar o segundo volume.
Chorei demais com esse livro, porque realmente senti as dores dos personagens, e o Felipe Cabral é um ótimo narrador (escutei o audiobook), e já quero ler todas as histórias dele, porque ele é um excelente autor.
Eu não poderia ter escolhido melhor a primeira leitura do ano de 2024 ??????????

Ash! 22/12/2023

Q leitura mais linda!! N sei nem por onde começar de tanto q eu me emocionei lendo. A história é tão linda me ensinou tanta coisa, e principalmente q devemos ter orgulho de qm somos tds os dias!
O livro fala mt sobre racismo e lgbtfobia, a escrita é mt boa me prendeu dms no livro, e pensar q td o absurdo foi inspirado em fatos reais é loucura! É um livro lindo q fala mt sobre as descobertas lgbts e aceitação, tds os personagens são uns amores eu amei mt.