O Primeiro Beijo de Romeu

O Primeiro Beijo de Romeu Felipe Cabral

Resenhas - O Primeiro Beijo de Romeu

Nino 25/11/2021

EU NÃO TÔ BEM
Uau, imagine poder chamar O Primeiro Beijo de Romeu de sua estreia no mundo da literatura? Parabéns, Felipe. Seu livro é simplesmente FANTÁSTICO.

Antes de mais nada, uma nota: eu morria de medo de odiar livros que se passam em um dia, porque sempre achei que em um dia nada demais acontecia. Mas esse ano me mostrou o contrário. Quantos libros incríveis, hein?

Agora, não sei nem como resenhar essa obra fantástica! Acabei agora, estou aos prantos. Marquei tantas páginas e frases, vivi tantas sensações...

Acima de tudo, o que torna O Primeiro Beijo de Romeu especial é a sua maneira de criar identificação. O fato de Romeu sofrer bullying antes mesmo de dizer ao mundo quem é ele, simplesmente atingiu muito perto de casa. Foi um baque pra mim, depois disso eu só fui encontrando mais e mais passagens que ressoavam.aqui no meu peito. Dói se sentir assim, muito, é pior do que apanhar. Até hoje eu tenho medo de falar, mesmo que me apresnete assim pro mundo, tem muitos conhecidos que não sabem. Que sorte a dele de estar cercado de tantos perosonagens igualmente incríveis.

Foi uma leitura bem sensível, cheia de reviravoltas que surgem e ensinam mais lições, nada redundante. As referências são maravilhosas. A escrita é leve e cativante e os personagens... Não tenho palavras para eles.

Leiam esse livro. Leiam com muito ORGULHO! E recomendem pros amigos, vale muito a pena.
Raíssa 27/11/2021minha estante
Ja comprei o meu aahhhhh????

Felipe Cabral 27/11/2021minha estante
Que linda resenha!! Obrigado!!

@vcdisselivros 23/05/2022

"Nós podemos e devemos nos amar"
O COMEÇO

Entre as estantes e os livros da biblioteca da escola, Romeu está prestes a dar o primeiro beijo. Ele está quase lá, até que não está mais.... Seu quase primeiro beijo acaba antes mesmo de começar, quando ele é arrancado do armário por Guga, o colega de classe homofóbico, que grita para todos que “Os viadinhos estão prestes a se beijar”.

Mesmo após o trauma, Romeu, que estuda em um aclamado colégio católico, é suspenso e visto como vilão, enquanto a pessoa que falou tais absurdos é tida como vítima. Não pense você que isso irá ficar barato, Romeu conta com uma verdadeira rede de apoio. Os pais Valentim e Samuca, estão dispostos a ir fundo nessa história, enquanto a amiga e confidente Julinha, também está ali para dar todo apoio.

Romeu mal tem tempo de entender o que aconteceu na escola, quando é atingido por outro golpe que afeta toda a família. Valentim, que é escritor, teve o livro censurado um dia antes do lançamento na Bienal. O prefeito, ofendido com um selinho entre dois personagens, faz de tudo para barrar essa e outras publicações de representatividade.

TRAÇOS DA REALIDADE

Você pode estar se perguntando onde já viu isso, ocorre que o autor Felipe Cabral, faz uso do episódio que revoltou tantos lá em 2019, quando o prefeito do RJ, evangélico e neopentecostal, censurou uma HQ que representava um beijo gay entre dois super-heróis, também proibindo qualquer conteúdo com personagens LGBTQIA+ na Bienal do Livro.

O autor, que na época acompanhou tudo de perto, retrata o caso que revoltou tantos, contando em seu romance de estreia uma história de amor e superação, que nasceu dessa reação que surgiu lá no evento.

REPRESENTATIVIDADE

Como não poderia ser diferente, a obra se posiciona e traz à tona referências e personalidades fortes, que fazem a diferença:

“Não queria ser discriminado por quem eu era, pelo meu jeito de ser. Até porque não tem problema ser um viadinho. Ser bichona, bicha-bichérrima. O problema está em quem utiliza a sexualidade dos outros para depreciar sua existência”.

POR FIM

O primeiro beijo de Romeu vai além do romance e apresenta ao leitor toda a dificuldade que o público LGBTQUIA+ encontra em se aceitar e ser aceito por quem é perante a sociedade.
Cada pequena conquista é uma vitória e todos devem se permitir amar sem o fardo de ser visto como “errado”!

O interessante do livro também é acompanhar a diferença entre gerações, ver o que os pais do Romeu sofreram e o que o próprio Romeu, muito mais novo, sofre.

Isso realça que apesar de toda luta, muito ainda deve ser mudado, afinal, como notamos ao longo da obra, você não precisa ser gay para lutar contra a homofobia, muito foi feito e muito deve ser feito, mas juntos chegamos lá.

Lauraa Machado 23/06/2022

Nem perto de ser tão bom quanto merecia
Esse provavelmente vai ser o último livro de um autor nacional publicado pela Galera Record que eu vou ler. É o segundo que li nesse mês e, de novo, me pareceu demais com o primeiro manuscrito da história mandado para a revisão antes do texto ser trabalhado. Parece uma fanfic, porque o livro ainda está muito cru e parece ter sido publicado sem edição, sem reescrita, sem ter dado tempo de amadurecer, crescer e se firmar. E tem tanta coisa incrível nesse livro, que realmente me revolta demais saber que desperdiçaram com uma publicação sem capricho assim.

Na minha opinião, tem dois grandes problemas nesse livro, dois tão fáceis de ajeitar, que definitivamente não deveriam ter passado em um livro publicado por uma editora grande. Parece nem ter passado por um agente literário, para falar a verdade. Se fosse um livro independente, estaria ótimo, porque os problemas nem são coisas que uma pessoa sozinha é capaz de perceber em sua própria escrita e encontrar o caminho para melhorar, mas que acho inaceitável em um livro publicado por uma editora como essa.

Faltou edição, sim, mas até uma boa preparação deveria ter apontado a quantidade de repetições que tem nessa história. Esse é o primeiro problema que encontrei. Repetição, repetição, repetição. De palavras, frases, ideias, cenas, descrições.

Acho que a palavra "armário" foi usada no mínimo umas setenta vezes, e nem estou tentando exagerar. Além disso, tem várias cenas que nós vemos acontecendo e que depois temos que ver os personagens contando e explicando para vários outros em vários momentos diferentes com detalhes, como se já não soubéssemos de tudo. O leitor precisa da informação uma vez e, se não puder evitar, pode deixar o personagem contar uma outra vez. Mas quatro, cinco, seis vezes retomando o mesmo acontecimento com as mesmas informações?

A repetição está também nos monólogos internos dos personagens, que pensam e tiram conclusões iguais várias vezes durante a história. Eles se explicam para si mesmo, criam discussões em suas cabeças, o que já seria cansativo só pelo fato de ser desnecessário, mas fica pior quando são os mesmos assuntos e argumentos toda vez. Digo que é desnecessário, porque é sempre muito mais inteligente e natural mostrar opiniões em atitudes do que só com discursos, sejam internos ou para outras pessoas.

Mas é bem normal autores iniciantes começarem seus primeiros manuscritos descrevendo e falando as coisas em vez de diluir os ideais em atitudes, cenas e ações. Para mim, a falha desse livro está totalmente em quem trabalhou nele depois, em quem tinha mais experiência e não apontou todas as vezes em que coisas foram faladas em vez de mostradas. Mas, ainda assim, as repetições das frases, falas, ideias e argumentos desnecessários foram bem mais chatos e irritantes. Bem mais amadores.

A falta de edição fez esse livro ter quatrocentas páginas quando não tinha história direito para nem duzentas. O enredo tem pouquíssimos acontecimentos, que são esticados e estendidos por muita repetição, muito personagem contando a mesma coisa para pessoas diferentes, muita passagem que poderia ter sido cortada sem dó que não faria a mínima diferença.

E o maior problema disso é que o enredo é fortíssimo, os acontecimentos são ótimos, toda a mensagem e a emoção da história são impactantes, mas acabam quase completamente ofuscadas pela falta de edição no livro.

O segundo problema, o que me incomodou logo de cara, foram as "palestrinhas", ou os "infodumps". A partir do primeiro capítulo, já dá para sentir um tom de "livro didático" sobre várias questões de minorias diferentes. Cenas que são pausadas para o personagem narrador dar uma aula, quase literalmente, sobre o que é ofensivo, o que não se deve fazer, aulas que muitas vezes nem encaixavam na cena, mas foram introduzidas só para dizer que tem.

O problema não eram nem as mensagens, mas como não se encaixavam naturalmente no livro, como eram sempre forçadas e poderiam ter sido trocadas por atitudes. Leitores não são burros e nem precisam que a história pare para lições nos mínimos detalhes, com tudo escrito e desenhado. Nós conseguimos entender mensagens por indiretas, por ações dos personagens, por cenas melhor diluídas no enredo. Mas isso é, de novo, super comum de autor iniciante e que publica sozinho. Não deveria ser comum de pessoas mais experientes trabalhando no livro com o autor.

Tem muita cena legal, muito personagem interessante e muita coisa especial nesse livro. Não tem romance, na verdade, o que me decepcionou um pouco, e a "paixão" de Romeu não me convenceu, quando ele mal se lembrava do outro garoto. Mas tinha tanto potencial para ser um livro espetacular, e eu realmente não acredito que precisaria de muito. Só de edição, de alguém trabalhando em cima do texto com mais calma e atenção. E não é a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira que eu sinto isso com um livro nacional publicado por essa editora, por isso estou tão incomodada.

Essa história merecia mais. E, pelo que eu conheço do autor, ele também merecia mais. Espero que a maioria das pessoas não fiquem tão decepcionadas quanto eu, que consigam ler até o final, porque a escrita do autor é super fácil de ler, e que gostem bem mais desse livro do que eu.

Espero também que livros com potencial enorme e especiais como esse levem um pouco mais de tempo para serem publicados, que tenham tempo de amadurecer, de serem apagados e reescritos, que seus autores tenham apoio para além do emocional, que tenham alguém sem medo de dizer o que não está bom, de ajudá-los a crescer e melhorar. Hype é importante, vender é importante, mas no final do dia ainda acho que é bem mais importante o livro ser o melhor que ele pode ser. Esse, infelizmente, não chegou nem perto de ser tão bom quanto poderia ter sido.

Aliás, adorei as referências no livro, só queria ter visto pelo menos uma ou outra de livros independentes, já que existem tantos de autores LGBTQIAP+ independentes que nunca são vistos pelas editoras.
Ray Ray 23/06/2022minha estante
Se um dia eu surtar e escrever um livro com certeza vou te pagar pra você avaliar

Lauraa Machado 24/06/2022minha estante
Eu faço isso, na verdade! A trabalho! Ler e guiar o autor para editar etc. Então me chama mesmo haha

Thais645 09/02/2024minha estante
eu não leio mais livros de autores nacionais publicados pela GR exatamente pelos mesmos motivos que foram destrinchados aqui. Acredito que a pressa da editora em lançar determinados livros no mercado brasileiro pra se aproveitar do "hype" sem trabalhar devidamente na melhoria do manuscrito acabará por prejudicar estes autores a longo prazo. E, como mencionado, isso nem é culpa deles, mas da equipe que deveria trabalhar no texto pra que ele atinja sua melhor forma.

Gabi 02/01/2022

Completamente apaixonada
Eu estou sem palavras pra dizer o quanto eu amei este livro, um livro que tem uma escrita leve e quando você vê já terminou. Esse livro aborda pautas e movimentos muito importantes para se saber se entender, tem informações muito legais sobre movimentos históricos e dados importantes. Sem contar nos personagens um mais apaixonante que o outro? Aquele livro que você não quer terminar. Orgulho ??????

Bruu 23/12/2021

?Respira, Romeu? ??
E deixa eu respirar aqui também?
Esse livro é uma experiência.
Terminei agora e nem sei como eu vou fazer essa resenha, mas vamos lá.

? ?O Primeiro Beijo de Romeu? é um livro de extrema importância, que traz uma grande crítica social, dentro de uma história leve com uma escrita super tranquila e engraçada. Consegue ser descontraído e ao mesmo tempo tratar dos assuntos mais sérios de uma forma extremamente responsável.
?? Foi inspirado nos acontecimentos ocorridos na Bienal do Livro do Rio de 2019, trazendo essa crítica a censura de obras com protagonismo LGBTQIA+. Sendo assim, o livro é necessário não só pela história incrível mais pelo valor que ele carrega.
? A história do livro se passa em um período curto de tempo, mas muitas coisas acontecem o tempo todo. É uma emoção atrás da outra. E os personagens também, sem comentários. São simplesmente MARAVILHOSOS.
? E além disso tudo, o autor ainda deixa diversos títulos, mais especificamente 182 títulos, (sim, tem MUITA coisa) de livros com protagonismo LGBTQIA+ espalhados ao longo da história. Eles ficam bem disfarçados no meio de tudo, mas não se desespere, porque tem uma lista de todos no final do livro (Felipe Cabral fazendo tudo mais uma vez).

Acho que eu nem preciso falar que recomendo demais. Na verdade, na minha opinião, esse livro deveria ser uma leitura obrigatória, sério. É simplesmente perfeito, leiam!! ???

#LeiaComOrgulho

Joana 23/12/2021minha estante
Incrível.

Andrieli.Reis 21/10/2022

MEU DEUS
Simplesmente um dos melhores livros LGBTQIAP+ que eu já li na MINHA VIDAAA. Gostei muito como foi abordado a homofobia, transfobia e racismo no Brasil, o autor realmente mostrou todo o sofrimento que nós passamos por simplesmente sermos quem somos de uma maneira bem real, e isso nos ajuda a repensar algumas coisas.
Amei o livro todinho, já tá no meu coração

Werllen.Rubio 27/01/2022

Representatividade que fala
Gostei desse livro, foi uma verdadeira aula para mim, aprendi muito e me tornei mais consciente da lutas de muitos.
Sobre a história gostei mais em uma certa parte me cansou um pouco lá pelos 60% ela recupera o fôlego, os capítulos eram muito grandes também.
Mas isso não tira o mérito da obra.

Gica Brombini 13/12/2023

O PRIMEIRO BEIJO DE ROMEU: política social, litertaura & família
Devo começar esta resenha com um adendo: se você está entrando nessa história esperando um romance, talvez você se fruste por não termos tanto esse elemento na história. Porém, ao mesmo tempo, eu posso te garantir que esta narrativa se recheia dos diferentes significados que a palavra amor pode ter.
"O primeiro beijo de Romeu", que inicialmente pode vir a parecer focada apenas no romance, ultrapassa as barreiras de uma narrativa convencional, trazendo protagonistas cheios de personalidade e representatividade. Eu simplesmente adorei ver como os pontos de vista se alteravam entre o Romeu e seu pai, Valetim.
Este livro é completamente cheio de coisas importantes: pautas sociais como homofobia e racismo, o poder da literatura e o que a censura de uma obra pode significar, como (infelizmente) existem pessoas que buscar justificar seu ódio e buscar apoio político através da religião e da fé. Porém, ainda que esses temas possam ser densos, ao longo do livro tudo se encaixa. Ainda que em alguns momentos pareça massante, na maior parte do tempo, a narrativa não nos dá uma sensação de "palestra", e sim de aprendizagem a partir das diferentes vivências dos personagens apresentados.
Eu amei participar da família do Romeu, conviver de perto com seu dois pais, sua melhor amiga e seu futuro amor. Tive a oportunidade de acompanhar a leitura do e-book juntamento com o audiolivro - no qual o próprio autor narra, o que deixou tudo mais incrível. Felipe Cabral fez um trabalho minucioso, cheio de entonações e espontaneidade, e merece todo o reconhecimento por isso. Recomendo demais essa leitura!

Gigio 18/08/2023

Um livro para jovens leitores que traz os desafios das descobertas de dois adolescentes gays em meio as dificuldades de autoaceitação e imersos em um ambiente altamente preconceituoso. O autor inseriu a trama em um acontecimento real ocorrido na Bienal do Livro de 2019: a tentativa de censura de livros LGBTQIA+. Os personagens são carismáticos e divertidos e, apesar de toda a problemática envolvida, a leitura não é pesada.
É o tipo de livro que gostaria de ter tido acesso durante minha adolescencia. O livro, longe de ser ruim, não me cativou pela sua linguagem. Sabia de antemão e decidi ler mesmo assim.

Henrique 06/12/2022

Um EU TE AMO infinito! ???????
Um livro que me prendeu na leitura em todas as suas páginas, fui pego pela vontade de ler tudo sem parar pra respirar, e assim posso dizer que perdi o fôlego muitas vezes!!! Já faz alguns anos que comecei nesse universo literário com protagonismo LGBTQIAP+ e fui capturado pela voracidade que essa leitura é capaz, a conexão que tive com esse livro foi imensa, eu me senti dentro da história de alguma forma, desenvolvi amor pelos personagens, fiz amizade com todos eles rsrs, essa leitura certamente me transformou, me aqueceu e tbm me fez sentir nojo com a realidade preconceituosa a qual vivemos, eu imergir dentro desse universo lindo, colorido e diverso. A emoção tomou conta e jamais esquecerei dessa história!!! Felipe é um autor encantador! Conhecer ele pessoalmente na bienal Bahia foi incrível!!! Fiquei em choque quando o vi na escada rolante rsrs!!! Todos deveriam ler esse livro! Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!!! Que livro lindo, que livro necessário! Um amor infinito!! ??
Lana 06/12/2022minha estante
??????????já quero ler ?

Henrique 06/12/2022minha estante
Super recomendo ?

Lana 06/12/2022minha estante
Fiquei curiosa

Fabricio 30/12/2022

Bom, porém superficial
É uma história gostosinha, mas parece que foi escrita pelo twitter de tantas frases genéricas. Tem um capítulo que eu revirei tanto os olhos que nossa... Fora os clichês, cumpre a proposta.
about_rodrigo 08/01/2023minha estante
Pensei a mesma coisa! Parece aquele meme "acho que a esquerda vai gostar" de tão superficial que foi a história. Senti que estava lendo uma cartilha ensinando sobre a comunidade LGBT ao invés de um livro

rafael 11/01/2023minha estante
concordo, muito esteriótipo também. tinha muita coisa que é realmente importante falar sobre mas foi colocado de um jeito tão militante e superficial que chega a dar raiva

Andressa.Curty 17/01/2023minha estante
finalmente achei quem concorda comigo!

Gi Moreno 08/01/2022

Perfeito
Um livro simplesmente perfeito. Eu amei a narrativa, eu amei o fato dele ter colocados títulos de livros LGBTQIA+ dentro do livro, eu demorei a perceber mas eu amei, pois ele acabou criando referências e indicações para que você nunca sinta que nao existem mais livros a serem lidos e importante lembrar #LeiacomOrgulho

James.Noah 25/11/2022

Não posso mudar quem sou
O primeiro beijo de Romeo foi um livro que me fez surtar, rir e quase chorar, foi a mistura de sentimentos mais malucos que eu ja tive, tinham horas que eu lia "Respira Romeo" e respirava junto KSKSKSKSKSSKSK.
Na época que comprei o livro eu era muito envergonhado de minha sexualidade e meu gênero, então começei a ler sobre, eu queria ver pessoas LGBTQIA+ falando de pessoas LGBTQIA+ foi onde eu encontrei O primeiro beijo de Romeo, encomendei enquanto meu pai estava bêbado porque ele é Homofobico e não compraria nem fodendo KSKSKSKSKSKSKS. Quando o livro chegou faltavam 4 dias para minha viagem de formatura, li mais de 100 páginas todos os dias para acabar antes de viajar e foi a melhor coisa que eu fiz.
Na viagem, eu não estava mais com vergonha ou até mesmo nojo de mim por querer beijar meninos, meninas, etc, eu sentia orgulho, eu sentia felicidade.
O primeiro beijo de Romeo me fez notar que não posso mudar quem sou, mas tudo bem, porque quem eu sou é maravilhoso.
Tenho orgulho de dizer que esse é meu livro nacional favorito

#CHEGADECENSURA

Laiane61 23/11/2022

Viciante
Esse livro me prendeu do início ao fim, é bastante divertido, tem uma escrita bem tranquila, personagens cativantes (eu simplesmente me apaixonei pela Julinha, ela é incrível), o drama é muito bom também, é repleto de referências (das mais variadas) e mais. O Felipe conseguiu muito bem passar os sentimentos das personagens em cada cena, eu ficava nervosa e feliz e triste e brava, assim como o Romeu. É um livro de esperança, apesar de tudo.

Carol 05/08/2022

O Primeiro Beijo de Romeu
Eu já acompanhava o Felipe e vi entrevistas dele antes de ler o livro, e como já o vi falar diversas vezes, é um livro muito político.

Retrata bem o ocorrido da bienal de 2019, os personagens são cativantes. Me diverti muito com o Romeu, a cada vez que ele soltava um ?Respira, Romeu? eu respirava junto.

As discussões que aparecem ao longo da história são tão necessárias, é abordado lgbtfobia, racismo, gordofobia... enfim, tem muita representatividade. É um livro de debates e formação de opinião, ele te faz refletir muito, e é usado a bienal de pano de fundo.

Eu gostei muito pela proposta, só senti falta do romance mesmo... acontece muita coisa, a parte da bienal é extensa demais e chegou um momento em que eu mesma estava cansada, provoca um desgaste nos personagens e no leitor. Não no sentido ruim, mas o livro te puxa e te faz querer ler sem parar, você parece está lá junto com os personagens, vivendo todo aquele turbilhão de coisas. E é muita coisa ao mesmo tempo!

Já vi que o Felipe pretende fazer uma continuação e um conto spin-off com a parte do Aquiles, e vou esperar por eles, quero muito ver mais dos dois e desenvolvimento do romance deles.

Recomendo muito, é um livro que todo jovem devia ler, fazendo parte das minorias ou não.