Coração Manchado

Coração Manchado Gabsober

Resenhas - Coração Manchado

rafa 15/10/2021

Excelente
Uma coisa interessante de perceber em livros de poesia, é o quão fascinante é a mente do autor. Em Coração Manchado, é perceptível que todos os tipos de pensamentos que estavam trancados na mente de Gabriel, são liberados de forma lírica e distópica. O bom da poesia, também, é que cada um interpreta de uma forma de acordo com o seu estado emocional, e eu sei que muitas das histórias que interpretei levando em consideração a minha vida, são totalmente diferentes da intenção do autor. Sinto uma angústia, uma necessidade de libertar tudo aquilo que estava guardado há muito tempo em seu coração. Um tanto quanto assustador, com toque de ironia e muita melancolia. Esse livro tem uma sinceridade que nós não costumamos mostrar para ninguém. Simplesmente incrível e único, já estou esperando as suas próximas histórias!

gus 14/10/2021

Visceral
Li esta obra logo após concluir Últimas Poesias. O que me chateia é que ninguém (aparentemente) soube do lançamento deste outro livro do autor. Me parece que ele não divulgou, mas fico feliz de ter chegado até mim, pois esta leitura foi arrebatadora.
Aqui, encontramos um eu lírico distinto do que existe no primeiro livro, Últimas Poesias, uma vez que as temáticas deste se afastam da melancolia e dos mitos clássicos, se aproximando de uma paisagem distópica, mais próxima do real e extremamente dolorosa + sangrenta. Acredito nunca ter encontrado um livro de poesias que conseguisse mesclar beleza e feiúra desta forma.
Mais uma vez, uma leitura superficial levaria a crer que trata-se de um livro acerca de um relacionamento. Contudo, quando se analisa cada poema, nota-se que o intuito do autor nos parece outro. Aqui, tive a sensação de que ele está mais engajado com o que se passa no país e, também, mais dilacerado pelo mundo.
Talvez estes poemas não sejam autobiograficos, mas ainda mais intensamente que o primeiro, me lembrei de sylvia plath e Georges Bataille durante a leitura. Pra mim, a obra possui uma intertextualidade distinta e um imaginário único. Sem dúvidas esse se tornou um dos meus poetas brasileiros preferidos. Valorizem a literatura brasileira e seus poetas enquanto eles estão vivos!
PS: Esse, assim como o primeiro, NÃO é um livro para se ler rapidamente. Me arrependo de não ter lido aos poucos, pois creio que minha experiência teria sido melhor. Portanto, leia lentamente, com tempo para refletir e absorver cada poema!