Noite em Claro Noite Adentro

Resenhas - Noite em Claro Noite Adentro

Aline 18/04/2024

Noite em claro Noite adentro
HESITAÇÃO

levei oito meses para interpretar teu olhar
quando o compreendi, já não me enxergavas

foram sete semanas pensando se deveria investir
quando decidi, já não havia ninguém me esperando

escrevi quase duzentas páginas sobre nós dois
quando mais valeria ter telefonado

enquanto eu pensava em como iniciar nossa história
você já estava do lado de fora

eu confio demais no tempo
tudo pra mim demora

Sou super fã da Martha e devo dizer que nunca a vi de forma tão crua como ela se apresenta nesta obra. Podemos apreciar seu cerne, seu íntimo. É chocante e poético.

Geise @leiturasdageh 31/01/2024

VOCÊ SABE O QUE É UMA NOVELA?
"A novela é um subgênero literário de caráter narrativo, de extensão intermediária entre o conto e o romance. Narrativa escrita em prosa, a novela apresenta ação, tempo, espaço, personagens e narrador. "

A diferença entre uma novela e um romance, é que no romance tudo é mais aprofundado.

Dito isso, Noite em Claro foi a primeira novela que li da Martha Medeiros.
E que história incomoda. A personagem é muito estranha e os pensamentos dela também.
Mas está longe de ser uma história ruim. A escrita da Martha é maravilhosa. A narrativa é boa demais.
O problema é que a personagem realmente é muito estranha haha
Porém, gostei das sensações que essa novela causou em mim.
Mais um lido para conta da minha autora mais que favorita.

Bibi Blaiso 27/11/2023

Uma tarde com Martha
Um livro leve e ideal para se ler em uma tarde de primavera.

Martha Medeiros, impecável, em mais um livro incrível.

@jaquepoesia 18/09/2023

"o amor é de uma precariedade, nos arranca da gente mesmo, o vírus fica isolado
mas sabe onde a gente mora e sempre volta ao local de assalto."

Este livro traz um novela e 51 poemas da autora que é famosa por suas crônicas.

• N o i t e e m c l a r o
Na novela de quase oitenta páginas "Noite em claro" uma jornalista inicia a escrita de um livro, onde destaca alguns d
os homens que fizeram parte de sua vida e como eles a fizeram se sentir. Enquanto chove na solitária noite de dia dos namorados, a narrativa segue um rumo inesperado que faz com o leitor(a) se sinta imerso no relato.
Sexo, solidão, carência, lembranças, tudo se mistura em uma novela que carrega os traços de escrita da cronista. Pois embora se trate de uma novela, é possível notar a ousadia, a acidez, e a sagacidade tão notória da escritora.
Pelo ritmo da narrativa, pelos inusitados fatos relatados, pela forma como abrange a carência ao mesmo tempo que desvencilha amor de desejo, é quase impossível não gostar dessa novela!
O livro já havia me ganhado pela novela, mas os poemas são um espetáculo à parte.

• N o i t e a d e n t r o
Dizer que os poemas em maioria falam de amor seria resumir em parte o que que dizem. Na verdade neles há um desmembramento de momentos diante do amor, tais como um momento hesitação, de emudecer, de desejo. Há também o momento de amor entre mãe e filha, de amor próprio e de refletir sobre a vida.

Trechos:

"Para me salvar desta atrofia cardíaca
(parece que nunca mais meu coração
voltará a bater compassado)
me recomendaram um novo amor"

"entre o amar e o gostar não há a afinidade prometida
amar pode incluir o não gostar
e o gostar pode excluir o amor"

"e se dizem: nunca doeu
então não é amor suficiente, respondo eu"

"amor é essa coisa deliberando
que formata o caos de cada um"

Isabelli.Muniz 08/07/2023

Confesso que gostei de poucos poemas da Martha, esperava mais desse livro. Prefiro as crônicas, acho que são mais a minha praia.
Da novela, que é a primeira parte, me incomodou um pouco a forma que a personagem normalizava um quase estupro, vida pesada e ordinária a dessa personagem. Como o livro é relativamente curto, deu pra ler em poucas horas.

~leh 24/05/2023

Noite em Claro Noite Adentro
????

Primeiro contato com a autora.

Forte, com um tema bem abordado, junto de poemas também relacionados.

Talvez eu possa conhecer outros livros da autora, mas, não é tão o meu estilo de leitura.
Geise @leiturasdageh 21/01/2024minha estante
Leia algum livro de crônicas dela

Paula 08/05/2023

Primeiro contato com a autora...
A narrativa poética, o clima de escritor e de mulher inteligente que se conhece e sabe o que quer foram o que mais me agradaram no livro. Senti que a personagem narradora foi muito ambígua em alguns pontos. Ela se mostra forte, mas ao mesmo tempo se coloca inferior aos homens que passaram por sua vida. Observei também que a protagonista carrega alguns preconceitos e ainda é forte os padrões de beleza da sociedade. Mesmo assim não achei chato ela falar que adora sexo, porque dá para entender no primeiro parágrafo que vai ser sobre isto a novela. Só não gostei como ela naturaliza o estupro, parecendo romantizá-lo. Valeu conhecer a escrita da autora.

Mi_lendo23 02/05/2023

Prefiro as crônicas
Poema definitivamente não é meu gênero preferido. Aqui, nesse livro de Martha, temos uma novela e 51 poemas.

A novela é quente, prende, tem um mistério, uma história.

Os poemas são bonitos; afinal, é Martha, mas prefiro as crônicas e romances da autora.

mædu 14/01/2023

? Estava tudo silencioso e de repente o céu desabou
Foi o meu primeiro livro desse ano, eu sou grata por minha amiga ter me convencido à lê-lo. Apesar de ser um livro curto, ele é simplesmente extraordinário. Ele não prometeu nada mas entregou tudo. Já revelei aqui no Skoob e irei falar quantas vezes forem necessárias, a escrita de Martha Medeiros é extremamente envolvente e leve, o seu modo de escrever consegue hipnotizar qualquer um.

"Noite em claro" conta história de uma mulher, enfrentando uma crise de meia idade, que decide escrever um livro enquanto a chuva cai e se recusa à terminá-lo até a chuva acabar. A personagem compartilha a sua história, romances, desejos e frustrações, estipulando cada detalhe de suas experiências durante a vida. O livro é dividido em duas partes. A primeira, consta com a autora expondo seus desejos mais profundos e suas expectativas ao longo de sua vida. Já a segunda parte, expõe alguns de seus arrependimentos e aprendizados.

"Noite adentro" é uma coletânea de poemas escritos por Martha. Todos narrados com extrema franqueza e objetividade. Novamente, consegui me identificar com muitos poemas da autora. São poesias profundas que geram diversas reflexões e interpretações.

Eu li esse livro em poucas horas, foi uma leitura rápida e fluída. Foi o meu segundo contato com a autora e eu não me arrependo de jeito nenhum, como também pretendo ler outros livros de Martha. Recomendo bastante para aqueles que amam poesia ou querem ler um livro simples, apenas para passar o tempo.

Atenasis 14/01/2023

?Quero correr como a chuva pelas paredes abaixo?
?Você não pode imaginar como está chovendo agora. É como se começasse tudo outra vez. Um medo bom, é o que sinto, eu que estou sozinha, mas não me sinto só.?

Não está chovendo agora, mas mesmo assim estou escrevendo, mesmo que não seja uma história, mas sim, uma resenha.

Os objetivos pelos quais me fizeram ler esse livro prefiro não comentar, contudo, não esperava que fosse tão bom quanto descobri ser.

A história começa em um dia de chuva, onde uma mulher que se encontra na crise de meia idade decide escrever uma história enquanto a chuva dure. É uma conversa, você entende suas frustrações e o quão profundo são os sentimentos humanos. Ela conta sobre a imperfeição do amor e como os sentimentos nunca se esvairão totalmente, mas algo sempre faltará. Nada é perfeito.

A personagem principal, a Marília, é completamente incorreta. É isso que a faz interessante. De acordo com ela a vida de uma mulher triste é sempre mais ?tumultuada? (em outras palavras já que não sei onde essa frase se encontra.)

Li com a minha amiga na Livraria Travessa. Foi frustrante irmos nos identificando com Marília ao longo da leitura. Ela é jornalista e apresentadora (meu sonho de profissão hoje) e o jeito que Martha Medeiros escreveu é muito parecido com o meu (repleto de detalhes e com poucas vírgulas).

Esse livro não prometia nada, mas acabou me entregando muito mais do que eu esperava. Tenho certeza que vou relê-lo.

?Noite adentro? é o livro de poemas dentro desse livro. Alguns parecem de fato que a personagem principal havia escrito, o que nos leva a pergunta de ?será que Marília e Martha são a mesma pessoa??. Óbvio ela pode ter inventado, mas eu digo em suma.

Alguns dos poemas me deixaram pensativa e eu gostei muito. (Me vi em grande parte também).

É um livro cinco estrelas, pois explora muito bem e ?sem delongas? o sentimento e a parte mais ?importantes? da vida da principal. Demonstra a frustração de saber que cada momento é único.

Li muitas resenhas dizendo que esse livro não as fez pensar ou refletir, mas eu discordo plenamente. Ele me fez pensar em meu futuro e nas decisões que terei. Como o amor é algo difícil e complicado. O perfeito não existe.

Recomendo muito e, embora seja descrito como ?erótico?, não foca no sexo, mas sim no ?amor?. Foca em como as coisas marcam a gente e a natureza humana. Ele nem descreve como as relações aconteceram, mas no que elas mudaram a vida de Marília.

Uma ótima leitura. Acredito que principalmente para dias de chuva, mesmo que eu tenha lido e amado em um dia ensolarado.

Bruna B 23/05/2022

Que delicia em voltar a ler poemas da Martha Medeiros. Apesar de preferir a leitura de suas crônicas agridoce, sentia falta dessa outra faceta, da qual é, uma das minhas autoras nacionais favoritas.
Me emocionei principalmente com o poema dedicado a sua filha Júlia. E recomendo, hoje é sempre, que leiam Martha Medeiros.

Léia Viana 26/03/2022

Decepcionante!
Sou muito, muito fã de Martha Medeiros como escritora, além disso, já tive descobertas incríveis de indicações de filmes, documentários e livros através dela. Mas esse livro não é nem de longe a escritora que sempre me fascinou. São dois livros em um, sendo que "Noite em Claro" eu já tinha lido e gostado, a decepção mesmo são com os poemas de "Noite Adentro". São poemas muito rasos e nada poéticos, parece mais uma tentativa de fazer algo com as palavras do que poesia.

Ricardo Tavares 24/02/2022

NOITE EM CLARO NOITE ADENTRO
MINHA OPINIÃO
É uma leitura leve, bastante fluida e , na novela que abre o livro (como já virou moda atualmente) tem alguns "gatilhos". Nada assustador, mas pode chocar as almas mais sensíveis.
Gostei, li rápido, porém, é caros leitores, tem um porém no meio da leitura, minha preferência é pela Martha Medeiros cronista. Acho que na crônica ela é imbatível. Uma das melhores. A novela achei apenas razoável e os poemas, uns me agradaram, outros, nem tanto. Martha Medeiros não é uma poeta fabulosa, mas dá o seu recado com eficiência.
Para quem é fã da autora, é sempre bom ler coisas novas.
O importante é ler sem grandes expectativas, pois assim, ninguém se decepcionará.

RESENHA/SINOPSE DA L&PM
A primeira incursão de Martha Medeiros na literatura foi com o livro de poesias Strip Tease, publicado em 1985. Ousada, direta, fresca, garantiu a admiração de Millôr Fernandes e Caio Fernando Abreu, e seguiram-se vários best-sellers. Cartas extraviadas e outros poemas foi lançado em 2001, e desde então a autora não publicou novos versos ? nesse interlúdio de vinte anos, Martha se dedicou às crônicas e à narrativa em prosa. Agora, ela retorna à escrita poética, com as 51 composições deste volume. E o retorno é grandioso. A rebeldia, a ousadia, a inconformidade estão lá, mas temperadas pela maturidade, pelas frustrações, pelo cansaço de quem já viu muita coisa na vida e não se abala por pouco. Faz parte deste volume a novela Noite em claro, publicada em 2012 mas pouco conhecida do público. Se por um lado não se trata de uma narrativa poética, por outro lado temos uma narradora-protagonista que se assemelha ao eu lírico da poesia: em uma noite de chuva, sozinha em casa, se despe de seus pudores e, falando francamente como poucas vezes fazemos, visita seus demônios e fantasias. Um livro leve, delicioso, para matar a saudade da poeta e que fará o deleite dos fãs da autora.

MãeLiteratura 12/01/2022

Martha é sempre maravilhosa!
A novela é densa e intensa, a protagonista é casada com um deficiente físico reflete não só sobre este relacionamento, mas sobre suas insatisfações, expectativas e frustrações. Há mesmo nesta trama, um toque de leveza, sutil, mas presente.

Os poemas trazem um respiro para a leitura, gostei bastante. O cotidiano, emoções, dúvidas, maternidade, amor, solidão, encontro tudo isso na sua escrita.

Entre os poemas os meus preferidos foram: Blecaute, Gazeta, Laura, Julia, Calabouço e Ilha, este último, sensual e picante.

Adorei a capa e a edição bonita da L&PM Editores.

A leitura só confirma, Martha é uma das minhas autoras preferidas! Gostei bastante!

site: https://www.maeliteratura.com/2022/01/noite-em-claro-noite-adentro.html