O Sopro da Brenha

O Sopro da Brenha Sarah Schmorantz

Resenhas - O Sopro da Brenha

Laura 31/03/2023

Bem intensa
A narrativa tem uma linguagem floreada cheia de palavras diferentes e bonitas, a própria Valéria é adepta desse vocabulário.

Se revezando entre o balé, trabalho e seu destino inevitável como Bruxa Valéria sente o peso do seu destino sobre seus ombros.

Acontecimentos estranhos lhe acontecem desde de a infância e na vida adulta não é diferente, esse livro mistura o sobrenatural e a realidade, mostrando que o caminho de Valéria é árduo e bem diferente das bruxas de contos de fada.

O livro contém cenas de rituais, e mais +18.

Acompanhamos Valéria numa jornada de auto conhecimento que revelará muita coisa surpreendente, sobre ela sua mãe, e sua descendência.

Quotes:
Ame. Aprenda a amar e a oferecer o calor do acolhimento, mas nunca, jamais se entregue a alguém, porque isso destruirá seus instintos de caça, a enfraquecerá até a morte.

Naquelas horas, pensava na tamanha dor de nascer mulher num mundo tradicionalista, em que o patriarcado ainda está enraizado nas entranhas da civilização.

analimajp 04/03/2023

Minha primeira experiência nesse universo das bruxas.
Essa história é sobre a Valéria, uma mulher de beleza hipnótica, que trabalha na área administrativa de uma empresa e é bailarina.

Valéria é uma mulher reservada e de poucos amigos. Ela sabe que é diferente, mas por inúmeros motivos que conheceremos no decorrer da trama, ela sabe muito pouco sobre o seu passado.

Após a morte de um colega de trabalho e um episódio sobrenatural no seu quarto, Valéria se vê obrigada a desvendar suas origens e o porquê de tantos eventos estranhos estarem acontecendo de uma hora para outra.

Eu não sabia o que iria encontrar quando iniciei essa história e me deparei com um thriller com bruxas e sobrenatural para todo lado.

Assumo que vinha procrastinando entrar nesse universo das bruxas e preciso admitir que tenho um novo gênero favorito. O sobrenatural sempre me encantou e essa ligação com a natureza é apaixonante.

A história de Valeria nos ensina muito sobre autoconhecimento, perdão, amor e maternidade.

A escrita da Sarah é sofisticada e extremamente poética. Ela conduziu com maestria a história. Quando eu achava que nada mais me surpreenderia, ela ia lá e me deixava de queixo caído.

Leitura super recomendada.

ShirleyStortLeite 31/12/2022

História de Bruxa
Sabe aquelas histórias de bruxa raíz?
Então....
Essa é uma daquelas, envolve feitiços, prática de magia, maldições e uma suspense interessante.
É um livro sem mágica, só mesmo a magia da mãe natureza e os dons das pessoas.
Vale a pena conferir pra quem gosta de bruxaria e afins.
Boa leitura!

Lorena183 05/12/2022

A morte não separa almas que são predestinadas
A autora deu tudo para apresentar as bruxas, tratou da feminilidade, mas acho que poderia ter desenvolvido mais a história. O assassinato nem foi tratado detalhadamente, foi só mais algo irrelevante que ocorreu relacionado as bruxas. A protagonista por ser bruxa e mulher é invalidada, descartada e discriminada, o ódio ao machismo estruturado é justificável mas ela espalhar o ódio por qualquer homem é ilógico e acho hipócrita, lembrando que em seus valores busca a igualdade.

@bookss505 03/12/2022

Valeria passou sua vida adulta inteira evitando se entregar. Ela vive sua vida pacata, trabalhando em um escritório e sua única pitada de alegria é quando está fazendo aulas de balé. No balé Valeria se encontra e solta aquilo que dentro de si está há muito escondido.

Quando um cara do seu escritório morre e ela começa a ter intrusões de uma mulher que está determinada a assombra-la, Valeria precisará enfrentar fantasmas que tentou esquecer.

Eu não estou acostumada com leituras com escrita poética e por isso pra mim talvez esse livro não tenha funcionado muito bem. Eu não consguia visualizar muito bem e certos momentos a escrita era tao forte que acabou tirando o foco da história em si.

Mas, uma coisa que não posso negar é que Sarah tem talento demais na escrita. Ela trouxe um universo cheio de fatos concretos e passagens históricas que definitivamente prende o leitor.

No final do livro tiveram coisas que eu definitivamente não estava esperando e foi uma surpresa MUITO agradavel.

Recomento muito essa leitura, pois a experiência é diferente para cada pessoa e mesmo pra mim nao tendo funcionado como eu gostaria, essa leitura foi muito prazerosa.

Raiane.moraes 13/09/2022

Muito BOM
"A morte não separa almas que são predestinadas."

O sopro da brenha
É um livro nacional que tem uma escrita poética, leve e bastante instigante.
Valéria é bailarina que ama dançar e viver a leveza que a música lhe trás, porém trabalha como administradora, como a nossa protagonista é uma mulher muito bonita e chama atenção onde passa. Seu gerente de RH demonstra interesses sexuais em Valéria, mas não é correspondido.
Ao passar dos dias, acontece uma m0rt3 em seu local de trabalho que simplesmente muda o rumo a vida de Valéria que acredita que algo sobrenatural aconteceu.

Ela então começa a ter visões que desconhecia até então, e passa a se preocupar, até que um dia vê nitidamente uma mulher em sua cama com um olhar extremamente assustador. E muito assustada, Valéria sai correndo pelos corredores pedindo ajuda e pedindo para que liguem para a polícia pois seu apartamento foi invadido.

Ao chegarem ao local, nenhuma prova, nenhum indicio que ouve qualquer tipo de invasão naquele local. Os policias começam achar que isso foi uma ilusão e começam a duvidar da saúde mental da moça. E o livro começa a ganhar outra direção, e descobrimos aos poucos o passado de Valéria. Que além de administradora, bailarina. Valéria também é uma bruxa.

É uma obra recheada de mistérios, maravilhosamente fluida com uma escrita poética e eletrizante. E faz com que criemos diversas teorias ao longo da história, e aborda temas importantíssimos, como feminismo, escolhas de vida, maternidade e afins. Que são pontos que a autora soube abordar muito bem inclusive.

Os personagens secundários são muito bem desenvolvidos, e teve um que eu comecei odiando e terminei amando que foi a irmã de Valéria, Évora. Conheceremos também Pérola que é uma amiga de Valéria e por ela descobrimos várias coisas ao longo da trama, inclusive um plot twist que me deixou de queixo caído.
Umas das coisas que amei na obra também, foi o romance entre Valéria e Viorel. Valéria não conseguia sentir o amor por Viorel pois era uma bruxa e bruxas não usufruem desse sentimento. Ao contrário de Viorel, que mesmo sabendo de tudo sobre Valéria, não desistiu de tentar se relacionar com a mesma.
Porém os dois tem uma química de milhões, e eu amava quando ficavam juntos.

Eu curti muito a obra, e super indico a quem gosta do gênero. Será muito bem servido de uma fantasia instigante, gostosa e cheia de mistérios.

"e nada se mostrava mais torturante que a prisão dentro de si mesma."

O livro encontra-se disponível para compra em formato digital e físico na amazon
Editora @editoraviseu
Autora @sarah.schmorantz

Juliana 22/08/2022

Um tesouro.
Tive acesso a esse livro graças à indicação de um amigo de muito bom gosto. Então, podem apostar que iniciei a leitura com altas expectativas.
O livro já inicia com a reação da protagonista recebendo a notícia da morte de um colega de trabalho. Momento em que somos apresentados ao dia a dia de Valéria, a menina-mulher crua e excêntrica, talentosa e carregada de história. Sim, senhores, os olhos de Valéria nos levam a lugares obscuros da Terra e da alma feminina.
A jornada de Valéria é a jornada de todas nós.
Foram muitas meditações feitas durante a leitura desse livro, feita devagar, justamente para conseguir degustar a ambientação imersiva e simbólica. Também várias as cenas contemplativas e sombrias, que me conduziram a viver na pele da protagonista.
A volta ao mundo que o livro faz, levando-nos a cenários que pouco vejo nos livros, como a antiga União Soviética e a vida de seus moradores; a contextualização histórica da "origem das bruxas" e seu peso social pelas eras; o modo como os relacionamentos interpessoais amorosos, sexuais, fraternos e familiares; exposição da misoginia secular; elementos que tornam o livro impossível de ser classificado como menos de excelente.
Só tenho a agradecer a esse querido amigo por ter me indicado esse tesouro.

Eduardo.Reghim 15/06/2022

O SOPRO DE UM CLÁSSICO.
Uma autora como Sarah Schmorantz merece ser ovacionada, aplaudida de pé por todos aqueles que amam a literatura.
Estreei no universo de Sarah com o magnifico O sopro da brenha, que história!!
Enredo super bem montado;
Trama envolvente. imersiva;
Escrita refinada.
A autora não mediu esforços em suas pesquisas, tanto no universo das bruxas, o qual me surpreendeu de forma arrebatadora, quanto nos locais onde a trama se passa e ainda nos fatos históricos. Uma história embasada é o que nos entrega Sarah.
Além de tudo isso, a trama é repleta de reviravoltas, mistério, magia, poesia, com direito a citações dos poemas do grande Pablo Neruda. Óbvio, o romance, ou o amor também está no ar, entre as névoas que escondem Évora, nas angustias de Viorel, no magnetismo de Isabelle, na maternidade excêntrica de Maria Clara e na determinação e resiliência de Valéria, ou Valya para os íntimos, chegando ao seu ápice em joseph. O inicio e o fim de tudo na história.
Mas não para por aí, considero importante, fundamental destacar o esmero na elaboração desta obra, desde a capa que é linda e enigmática, a diagramação que é perfeita, até o cuidado com a revisão e adequação dos textos ( não sei quem fez a revisão, mas deixo registrado minha admiração pelo ótimo trabalho realizado, não encontrei erros).
Por fim, ao terminar a leitura, diga-se, um final espetacular e motivador, fiquei com a certeza de que livros como esse, merecem se tornar clássicos e ser lido pelas gerações vindouras, pois ele sempre será atual.
Obrigado Sarah Schmorantz pela inspiração e maestria na escrita, sua obra é meu livro de cabeceira.

J. Garcia P. F. Maciel 01/05/2022

📌 Drama
📌 Suspense
📌 Imersivo

Resenha:

A obra se inicia com Valéria, uma executiva que guarda em si o sonho de se tornar uma bailarina. Desde novinha ela se sente diferente das outras pessoas, sem entender o motivo. Ela é uma mulher muito ingênua, apesar de ser forte e não conhecer a força do seu poder.

Após o assassinato do seu colega de trabalho, em um clima sobrenatural ela descobre quem nem todos a sua volta são confiáveis e querem o seu bem. Nesse impasse ela se vê em uma busca por a sua própria identidade

📌Observação: Todo mundo sabe que eu amo histórias com bruxas, né? Tanto que a minha primeira saga publicada “Anjos de Pedra” é sobre bruxaria. O sopro da Brenha é um livro extremamente apaixonante e aborda a busca pelas raízes ancestrais de Valéria.

site: https://www.instagram.com/jessica_garcia_paula/

Vivi 03/03/2022

Um livro sedutor, envolvente e de arrepiar
? RESENHA ?

O Sopro da Brenha x Sarah Schmorantz x Thriller x Nacional x 276 páginas x 4 ?

Onde encontrar: E-book disponível na Amazon por R$12,90 / Físico pela @editoraviseu

?Um thriller com bruxas e sobrenatura que me arrepiou da cabeça aos pés.

? Assassinato. Aparições. Intrusões. Quando a morte de um colega de trabalho e a contínua aparição de um fantasma começam a afetar sua vida, Valéria vê-se obrigada a acertar as contas com seu próprio passado e aceitar que o balé é mais do que uma paixão e um refúgio, mas revela sua própria natureza de bruxa.

?? Não tenho outra maneira de começar essa resenha, precisamos falar sobre a escrita da Sarah Schmorantz. Foi diferente do que já li me arrancando fora da zona de conforto. E acredite quando digo que foi uma coisa ótima e que me surpreendeu. Com seu toque mágico de melancolia e sombras, ela me imergiu na história. Foi uma leitura lenta, feita para saborear cada palavra dessa narração.

?? A personagem principal foi o ponto forte de todo o livro. Valéria é uma personagem facilmente identificável. Uma pessoa frágil, com tantos sentimentos escondidos dentro de si e com camadas fortes que ela mesmo não as conhece. E ver sua notável evolução como bruxa e mulher, foi emocionante.

? O que temos de construção da protagonista e sua trajetória, senti falta nos personagens secundários e nas relações pessoais no livro. Achei um pouco corrido e apagado.

?? Na história existe muitos pontos de comparação do comportamento feminino à época das bruxas, usando a sociedade e o sistema patriarcal como júri do que é certo ou errado na vida de uma mulher. Nessa questão bato palmas para a autora.

? Com muitas referências literárias, é fácil encontrar trechos de livros do Paulo Coelho, Oscar Wild e muito mais!

?Aprendi muito com esse livro: palavras novas, aprendi termos de balé e também muito sobre as bruxas. É perceptível como a autora estudou o folclore dessas mulheres para escrever com respeito e propriedade.

????? Se você procura um livro com mistério, plots bem pensados e uma escrita capaz de te imergir para dentro da história, O Sopro da Brenha é para você.

Raquel A M Dias 20/02/2022

Uma Ode a Feminilidade
Sob uma leitura requintada, poética e misteriosa, Sarah Schmorantz nos fornece um mistério cheio de reviravoltas e descobertas. Seus personagens são envolventes e profundos e pra quem aprecia um suspense, bruxaria e sensualidade é um prato cheio aos olhos. Sua escrita é uma ode as mulheres e sua luta pela sua posição na sociedade e sua liberdade.

@ine.reads 17/02/2022

É o primeiro contato que tenho com a autora e me surpreendi com a profundidade da escrita dela, você consegue sentir o quanto de pesquisa e conhecimento ela traz para os livros.

Em uma narrativa poética, a personagem Valéria entra em uma grande descoberta sobre os segredos do passado de sua vida e sua família, ela e sua mãe são bruxas, e a bruxaria representada nesse livro é uma muito antiga e bem aprofundada, o empoderamento feminino junto com a bruxaria são muito explorados ao longo do livro.

O assassinato inicial é apenas um estopim para os acontecimentos do livro, que é totalmente focado na trajetória de descoberta de si mesma da personagem.

O livro tem passagens bem sombrias e pesadas, existe uma imersão muito grande com a história, muito difícil não sentir junto com a personagem tudo o que ela está sentindo.
No final tudo tem uma conexão e te faz pensar e refletir.

Eu gostei muito muito do livro, ele entrega muito de bruxaria e eu amo isso, personagens são muito bons e os cenários e as passagens são super descritivas e poéticas.

"A maldade parecia uma estátua criando vida, sem pudor contestando as injúrias do mundo na inospitaleira forma de viver e percorrer caminhos."

"A magia se manifesta em quem crê nela."

Luciana de Gnone 13/02/2022

Intrigante
Se você tivesse poderes bruxos, até que ponto usaria tais poderes. Val é uma bruxa que se surpreende com seu passado e como que o futuro lhe reserva.

Eu nunca tinha lido livros com essa temática e a autora me cativou sua escrita detalhada de sentimento.

Occult.MysticBooks 10/02/2022

Indico!
Indico de olhos fechados !
Essa obra tem que ser lido por outras pessoas, o livro é impecável, com aquela dose de frio na barriga. Quem gosta de livros com mulheres fortes, leia esse aqui
Eduardo.Reghim 11/06/2022minha estante
Estou adorando o livro, a escrita da autora é impecável.