Os reis do Wyld

Nicholas Eames

Resenhas - Os reis do Wyld

Luiza Helena (@balaiodebabados) 09/01/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Clay Cooper já foi um mercenário de sucesso, mas hoje em dia está aposentado e vivendo sua vidinha pacata com a esposa e a filha. Mas a visita de um velho amigo pedindo sua ajuda para recuperar sua filha vai mudar completamente a rotina dele.

Assim como muita gente, achei que Os Reis do Wyld era livro único, mas é o primeiro de uma trilogia. Não priemos cânico já que a história iniciada aqui tem um final fechado e satisfatório nesse primeiro livro mesmo.

Eu me diverti demais acompanhando as novas aventuras de Clay e seus amigos. A história tem muita vibe da série The Legend of Vox Machina, presente no Prime Video e que super indico. Eu sei que Vox Machina é meio que adaptação de uma mesa de rpg, já sobre Os reis do Wyld eu não sei porém a vibe é a mesma.

A escrita de Nicholas é bem fluída, com descrições no ponto certo para você sentir a ambientação do local. Mas o melhor é tom ácido da história, já que o narrador - que segue focando em Clay - sempre parece estar tirando sarro dos personagens, que também são bem divertidos.

Em mais ou menos quinhentas páginas, vamos acompanhar um grupo de velhos (isso mesmo, velhos) que já estão sentindo a idade no corpo, mas nem por isso pensam duas vezes em ajudar um de seus membros. As interações entre eles é cheia de piadas e eles passam por cada acontecimento que é de se pensar que pularam e muito a fila da sorte.

Minha única reclamação é justamente a quantidade de páginas. Lá pelos 70% do livro, eu fiquei um pouco cansada de ver o Wyld ainda quebrando a cara e passando por muito sufoco. Mas no geral é uma leitura bem divertida e eu super recomendo pra quem curte ver um bando de herois aposentados voltarem à ativa.

site: https://www.instagram.com/p/ClCXaYwPJpr/

chatiago 29/12/2022

"Nós somos o que o passado fez de nós"
Eu sabia que iria me divertir lendo esse livro, só não esperava que fosse TANTO. A premissa é curiosa: um grupo de amigos, hoje, velhos, em uma aventura numa terra repleta de perigos, monstros e intrigas deixadas pelo passado. A forma que o autor descreve tudo, é fascinante, nada enfadonho.

Única crítica é que se você não for conhecedor de criaturas mágicas ou de RPG, você se perde com algumas das VÁAAAARIAS que aparecem aqui. Ele só as cita (e são muitas), mas não são descritas em alguns momentos. Então, se você não entende do que de trata, pode ficar perdido. Mas nada que um Google não ajude.

Os personagens são extremamente cativantes e, claro, tenho meu preferido dos 5. Vou sentir saudade de ler ele em outros cantos, com certeza.

Sairei dessa história contente demais e com ótimas piadas para contar a aqueles que não leram só pra indicar essa belezura.

LeSoze 27/12/2022

A diversão de um adulto
Acho que nunca ri tanto lendo um livro, cada personagem me cativou a sua maneira, era casa coisa absurda, mas que te prende de um certa maneira q não tem como largar

Um bando velho aposentado sai por aí busca a filha de um dos companheiros que está desaparecida

E no meio dessa bagunça tem chapéu mágico que joga frango assado, barco voador com zumbi, gigante com duas cabeça, muita sangue e guerra!!

Recomendo para todo mundo

Kazane 26/12/2022

Um livro sobre amizade e família
Recomendo demais a leitura, li poucos livros que falam sobre amizade masculina na vida adulta/velhice, e este surpreendeu demais!

Leo 20/12/2022

Isso foi muito RPG
Só pela sinopse já esperava isso deste livro, mas conforme ia lendo ia sentindo cada vez mais como esse livro parece uma campanha de RPG. E não uma de jovens aventureiros, não, esses aqui são aventureiros de alto nível que após sua aposentadoria voltam para só mais uma aventura. O tom também é algo que estou mais do que acostumado a ver nas minhas campanhas de RPG, tem bastante lutas épicas, personagens fazendo discursos lendários, frases icônicas, mas também tem piadas que você esperaria estar saindo da boca de uma criança da quinta série, relações de amizade e amor que parecem tão reais que quando uma dessas pessoas sofre, você sente. Até os antagonistas desta história são construídos de maneira que faz parecerem que eles estão em sua própria jornada e com objetivos que não são "vou destruir o mundo porque sou mal". Além do grupo do protagonistas, temos uma imensa quantidade de personagens com diversos níveis de importância, e diversos desses são bastantes únicos e sinto vontade de conhece-los melhor. Infelizmente, o livro não é perfeito, mas minha reclamação é bastante breve. O livro se utiliza de diversas criaturas monstruosas de mitos diversos que já estamos acostumados a ver nas mais diversas mídias, criaturas que já foram representadas de inúmeras maneiras. Aqui, muitas delas, não são muito detalhadas em sua descrição, deixando a interpretação mais para o leitor. Isso é um problema algumas vezes, quando o autor decide citar uma característica do personagem depois de já tê-lo introduzido a algum tempo e você pensa "ah então é assim que ele é" após ter imaginado de outra forma.
A mitologia do mundo que foi pincelada em diversas partes do livro também é bastante interessante, e acredito haver espaço para mais aventuras nestas terras.

anavfr 21/10/2022

Isso aqui é elite.
Quando eu fui ler esse livro (que pensei que era volume único mas não é!! KKKk) não imaginava que ia ser tão bom. As cenas de comédia são muito boas e os personagens são incríveis (mas obviamente o Moog está acima de todos) e eu também gostei que o autor conseguiu conciliar o tanto de personagens que ele colocou na história sem fazer virar uma zona.
Emery.Alves 03/11/2022minha estante
Não é? Sabe quantos volumes são?

anavfr 07/11/2022minha estante
Acho que vão ser três, o segundo saiu esse ano mas ainda não tem em português

Carlos_Junior 08/10/2022

Melhor história épica do ano
Esse livro tem de tudo, aventura, recheada de comédia, pitada de romance, muito bom...
Clay Cooper nao é o melhor personagem da história, gabriel é mais interessante junto com Ganelon, mas cada personagem tem seu valor, até mesmo moog o mago homossexual.
super recomendo

Daocalia 06/10/2022

Isso aqui é a ELITE
As espectativas estavam altas e foram alcançadas !! Eu simplesmente estou apaixonada por esses caras, melhor grupo de heróis que eu já vi!
A escrita é maravilhosa e super divertida, os personagens são super carismáticos, cada um com suas particularidades e cada um mais comédia que o outro, me divertí muito lendo esse livro, também chorei e fiquei nervosa, mas o clima de diversão foi sempre mantido! Foi uma leitura bem diferente!!

Inclusive durante a leitura me veio alguns atores que fariam um elenco top...

Wood Harrelson ( Gabriel )
Peter Franzen ( Matrick )
Kristofer Hivju ( Cley )
Idris Elba ( Moog )
Ben Kingsley ( Ganelon)

YOYO 12/09/2022

O que você é? um monstro ou um homem?
Eu tentei ler o livro devagar, porque me apeguei tanto aos personagens, ao universo, as piadas ácidas, as lutas!
Se você quer um livro pra relaxar, dar umas risadas e até chorar em algumas cenas pode ter certeza que esse é o livro certo. É um universo extremamente rico, os personagens e o laço entre eles é lindo faz até você se sentir parte da amizade deles. E no final vai ficar com um gostinho de quero mais, de saudades.

Nina 28/08/2022

"Nós somos o que o passado fez de nós"
Merece, com certeza, bem mais que cinco estrelas.
Esse livro estava na minha lista há tempos e não acredito que adiei tanto para ler.
Simplesmente sensacional! Se você curte RPG de mesa, The Witcher e livros com essa pegada, com certeza vai amar Os reis do Wyld.
Entrei nessa leitura sem expectativa nenhuma e fui surpreendida de uma forma muito positiva.
A história é uma grande farofa clichê de livros fantasia que resultou em uma aventura épica e incrível.
O melhor de tudo, é um livro simples de ser lido. Ele não exige que você pense muito. A única coisa a se fazer é desligar seu botão de descrença e aceitar essa aventura.
Não tenho nenhuma reclamação. A escrita é fluída, e a narrativa, na maior parte do tempo é frenética. A cada capítulo tem uma surpresa e um plot twist.
A ambientação é incrível, a construção do universo é ótima, o sistema de magia bem explicado, o timing cômico impecável e os personagens são muito legais. Impossível não se apegar a eles.
Achei um acerto incrível do autor esfregar na nossa cara personagens super caricatos que são o puro suco do clichê de fantasia. E o melhor de tudo, é que parece quase proposital, pois o autor trabalha os clichês dentro da obra muito bem e de uma forma super cômica.
A história é muito bem amarrada e redondinha, o que foi um deleite!
Demorei horrores para finalizar essa leitura porque não queria me despedir do Saga e dessa aventura. Com certeza um dos favoritos do ano.
Pedro 28/08/2022minha estante
Excelente resenha!

Daocalia 06/10/2022minha estante
Resenha perfeita!

Gabriel.Oliveira 10/08/2022

Altas Aventuras e Muita Diversão
Fiquei pensando se daria 4,5 ou 5 estrelas por um bom tempo, mas optei pela última nota. Eu acredito que o livro poderia ser levar um pouquinho mais a sério para ser ainda melhor. Entendo que o humor é uma marca do livro, e é muito bem feito, mas o mundo criado pelo autor é tão rico e interessante que fiquei com a impressão de que se a obra fosse um pouco mais séria a história seria ainda mais legal. Não seria necessário abandonar o humor ou algo do tipo, apenas aparar algumas cenas mais escrachadas, detalhar um pouco mais o universo no qual se passa a trama e explicar de maneira mais convincente acontecimentos da história.
Isso e determinado acontecimento (onde a busca de uma vida inteira de um personagem que vinha sendo totalmente infrutífera tem um final tem um final bem morno, já que o rapaz se depara por acaso com a solução de seu problema pelo mais puro acaso não apenas uma, mas duas vezes) me fizeram querer dar 4,5 estrelas, o que ainda é uma excelente nota.
Todavia, não consegui dar menos de 5 quando me lembrei de como me diverti ao longo da jornada. A ideia de traçar um paralelo entre bandos de mercenários e bandas de rock dos anos 80 é muito bacana e tremendamente bem executada pelo autor. Todos os personagens são legais, sendo meu favorito o protagonista, Clay Cooper, que é o coração do bando. Cada um dos integrantes têm uma séria de particularidades que os tornam únicos e a dinâmica entre eles é sempre agradável. O leitor se sente até parte do bando. Até mesmo o elenco de apoio é interessante e o mundo, como já mencionado, é bem legal, com seus grandes perigos e sua coleção infinita de criaturas.
São inúmeros os momentos engraçados e o clima de aventura é bem construído. O roteiro é bem encaixado e as coisas fluem de maneira lógica, embora se note algumas conveniências um pouco conveninetes demais aqui e acolá. No final das contas, o livro cumpre com maestria o papel de divertir, o que acredito ter sido o plano do escritor, e isso é uma grande vitória.
Aventura , amizade e família. Essas são coisas sobre as quais a história te faz pensar quando não se está acompanhando uma vívida cena de batalha ou rindo com alguma piada e que contribuem para a experiência ser ainda mais bacana.
São grandes as chances de você achar esta leitura agradável! A não ser que você seja um bardo... :D

Léo 01/08/2022

Confesso que tinha uma expectativa grande com esse livro e, apesar de ele não ter alcançado, ainda foi uma boa leitura. Demorou pra me pegar, no início quase parei mas insisti e melhora muito depois, valeu a pena.

Andre.Breder 06/07/2022

Que aventura!
Para os fãs de Fantasia e que também curtem uma boa partida de RPG (algo que não participo à séculos), eu indico sem medo de errar que leiam "Os Reis do Wyld", livro de estreia do escritor Nicholas Eames. E que estreia foda esse cara fez!

A história mostra a reunião, depois de muitos anos sem terem contato, de cinco mercenários que já formaram o bando mais famoso de todos os tempos. O reencontro vai se dando aos poucos, no decorrer das páginas do livro, onde os cinco velhos amigos depois de unidos partem para uma última missão: salvar a filha de Gabriel, o líder do grupo, que se encontra sitiada em uma cidade cercada por uma horda de monstros.

O estilo de escrita de Nicholas Eames se assemelha ao de Joe Abercrombie (que ele citou como influência em uma entrevista), onde o bom humor e a violência caminha de mãos dadas. Soma-se a isso uma trama com muita aventura, surpresas e belos exemplos de amizade, resultando em um livro de Fantasia muito gostoso de ler. Sem medo de cometer blasfêmia, mas a diversão que tive ao ler esse livro é algo que não experimentava da mesma maneira desde que li "O Hobbit" de Tolkien, que é o meu livro preferido do famoso autor da trilogia "O Senhor dos Anéis".

Lola whitethorn 03/07/2022

Eu chorei do começo ao fim desse livro, pelos motivos mais aleatórios, mais chorei....sofri igual a Ju lendo esse livro

Natália 31/05/2022

Intenso, divertido e só um pouquinho arrastado
O Saga foi um bando maravilhoso de acompanhar, principalmente nesse retorno a ativa grandioso e bastante problemático.
Clay (o favorito), Ganelon (o turrão), Moog (o fofo), Matty (o bebâdo) e Gabriel (o pai coruja) são personagens cativantes e reais.
Eles estão velhos, mas a voz da experiência não se calou. E mesmo entre dores na coluna e cansaço, eles mostraram tudo o que são capazes por aqueles que amam.

Eu amei essa jornada, apesar de achar alguns momentos bem lentos. Mas as coisas que mais me agradaram foram as personalidades dos protagonistas e a forma como eles se relacionam entre si.

Recomendo!