A Lenda de Krinon

A Lenda de Krinon Antônio Navarro de Andrade

Resenhas - A Lenda de Krinon

Jacqueline 19/10/2021

Uma Fábula Para Todas as Idades
A aleatoriedade da minha TBR ainda consegue me surpreender depois de tanto tempo, mas vamos de fábula brasileiríssima para todas as idades hoje.
"A lenda de Krinon" conta a história do menino Lísias Jeremias de 12 anos. Ele tem necessidades especiais, é levemente gago, mora numa fazenda cheia de animais junto com os pais e seu tio Cláudio. Ele ama a natureza e a admira em cada pequena singularidade, mas sente-se um pouco triste por não ter amigos que brinquem com ele. Quando Lísias vê que seu tio está gravemente doente, parte em uma aventura com seus amigos animais em busca de um néctar revigorante, fruto de uma lenda contada por um amigo mais do que especial. Lísias enfrentará seus medos e viverá aventuras para salvar a vida de seu tio.
Essa fábula é uma das coisas mais lindinhas que já li na vida, mostrando às crianças o poder da amizade, a beleza da natureza, a diferenças entre as pessoas que as tornam únicas, a força do amor e a coragem que vem do coração de cada um de nós. É também um narrativa excelente para aqueles mais crescidinhos, fazendo o leitor relembrar bons momentos da infância, onde a aventura não estava muito distante de nós e a imaginação era o melhor brinquedo.
A leitura é leve e apesar das tensões que giram em torno do personagem principal como o medo em perder o tio, a culpa por achar que ele era o responsável pela doença do tio e a tristeza em não ter amigos que o acompanhem nas aventuras que ele se joga de cabeça, todas passam com os alívios cômicos incrivelmente bem distribuídos arrancando risadas do leitor quando o cachorro implica com o cavalo flatulento ou Lísias se embola nas falas.
Os animais trazem reflexões simples para explicar às crianças e fazê-las refletir, a história é cheia de folclore brasileiríssimo e a escrita do autor cativa o coração de qualquer leitor. Simplesmente maravilhoso. E lembrem-se: "Os Jeremias são fortes e corajosos!"
Luci 19/10/2021minha estante
Já quero! Eu amor livros como esse. Parece até a série Anne with an E ?