As doenças do Brasil

As doenças do Brasil Valter Hugo Mãe

Resenhas - As Doenças do Brasil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Denise.Marreiros 19/04/2024

Não foi uma leitura fácil em vários sentidos, e a principal dificuldade veio através da linguagem escolhida pelo autor.Mas, superado esse obstáculo é um livro belo, triste, real e belo.

Vi muito respeito, senti que o autor se preocupou em escrever respeitando nossa história ao passo que não se privou de mostrar o quanto a colonização portuguesa dizimou nossos povos originários e por consequência a cultura e religião advinda deles. O acréscimo dos povos escravizados à história foi um toque de mestre.

Isað¸ 17/04/2024

?Roubaram o ouro, mas ficou todo o seu preço,[?]?
É um livro diferente dos que eu estou acostumada a ler. É poético e exige bastante interpretação. Por isso, tive um pouco de dificuldade no início, mas depois de entender algumas expressões e de identificar o nome dos personagens, a leitura fluiu prazerosamente.
O herói do livro é fruto de um estupro cometido por um branco. Sagrado Honra, nome desse personagem, cresceu cultivando um ódio da cor que feriu sua mãe e lhe feriu a cor ?feia? de sua pele.

Atalita.Zonzini 21/03/2024

A escrita de Gabriel Garcia Marques é um presente
"Como poderiam estar ao serviço as matas e as águas grandes da Amazónia, os bichos e os corpos das pessoas que jamais esperaram ver brancos e, sobretudo, terem-nos como donos, autoridades, ferozes companhias, prepotentes assassinos."

O livro todo é poético mesmo que o estilo da escrita não seja esse. É atual, é verdadeiro, é triste mas tbm é lindo.

Devoradora de livros 20/03/2024

Durante a leitura me perdi um pouco entre os personagens, mas isso não me impediu de entender como essa história é pesada. Não é um dos meus livros favoritos do autor, gosto muito de como ele conta essas histórias doloridas dessa forma tão lírica, parece que dói mil vezes mais na gente, sabe?

jmouramachado 18/03/2024

VHM é brasileiro
?Se tivéssemos que criar uma cura para as doenças do Brasil, ou do mundo, ela teria de começar por voltarmos ao início e escutarmos os povos que não foram escutados.?

Leitura difícil no início, mas depois que comecei a compreender me encantei.

valmir 05/02/2024

Doença branca
" O animal branco é o animal vazio, fera sem sinal de espírito, máscara vocabular que deita a palavra do mal, preda por ser torpe dissimula e seduz, ..."

Maravilhoso.
ju.aguiar 05/02/2024minha estante
Estou lendo este livro no momento. Bem no início ainda.

Julia 05/02/2024

Gostei bastante
O livro me surpreendeu, ainda mais sendo de um autor que nunca imaginei ler. O final com algumas possibilidades de interpretação, me deixou com um gosto de quero mais, só que entendo que foi de propósito. Adorei o livro.

janja fragão 31/01/2024

Encantador como o é a cultura indígena
Livro com prefácio de Conceição Evaristo é bênção para poucos
logo percebi a profundeza da leitura que estava por vir
vhm nos leva da tortura que é a violação feita pelo branco à sabedoria do povo da floresta em que o pai todo decreta que cada feminina é livre para escolher quem pode toca-la
o horror do mestiço por ver sua pele como uma ferida que não cicatriza

o enredo tem forma, ritmo e profundidade com tanta elevação aos povos originários que aquece o nosso coração por te-los como origem desta terra, povo de cultura e sabedoria tão abrangentes

o sentimento que tenho é de gratidão ao VHM por ter tratado com tanto respeito e poesia a cultura dos povos indígenas

Myria.Viana 28/01/2024

Embora tenha sido contada de forma criativa. Achei a leitura particularmente confusa, muitas foram as vezes fiquei perdida entre os personagens. E fiquei enfadada.

Phelipe.Pompilio 18/01/2024

Primeiro contato com VHM
Meu primeiro contato com VHM. Não tão ruim a ponto de me fazer não ler mais nada dele, mas nada tão bom a ponto de me fazer ceder um espaço na minha estante única e exclusivamente para suas obras.

As Doenças do Brasil é um livro interessante, sangrento, pesado, mas a narrativa exageradamente poética não me cativou muito. Talvez a narração do audiobook, sem nenhuma emoção, não tenha ajudado muito.

Existem pontos marcantes na história, tal qual o prólogo, e é muito interessante ver um escritor português revisitando esse período da história do Brasil sob o ponto de vista dos povos originários, criticando o colonialismo e todo o mal causado por ele.

Jackson 15/01/2024

Acredito que o autor quis criar uma reparação histórica ao escrever essa história sobre o Brasil, sendo ele um autor português. Por muitas vezes, o personagem principal, um homem caracterizado como branco, é retratado como feio e rejeitado pelos demais até ter sua redenção. O personagem preto por sua vez, é retratado como um ser de pouca higiene, mas vigorosa força. Ambos podem ser denominados como 'as doenças do Brasil'.

aninha do beom 15/01/2024

Assumo que me confundi muito com os personagens e não memorizei, mas a história é bem pesada e retrata uma representação do real em ficção, trazendo uma certa tristeza para o leitor.

Muitas coisas me deixaram confusa, não só pela escrita mas alguns costumes que até então era desconhecido pra mim! Apesar disso, foi muito interessante ler e ter calma pra compreender um pouco da história dos nativos com a invasão.

Ainda não me sinto madura e culta o suficiente pra uma leitura tão crua, então algumas partes foi difícil demais pra mim como aqueles gatilhos que passam pela obra inteira. Acabei pulando partes por causa disso (não interferiu na história), mas espero um dia ler outra vez.

30/01/2024minha estante
??

Vinicius 28/11/2023

Desta vez não fui cativado
Meu segundo VHM, mas uma experiência diferente do primeiro. Pode ser o momento de vida, as leituras prévias, o tema, ou um tanto mais de fatores, mas não rolou para mim.

A escrita do autor, que tinha me fascinado em O filho de mil homens, desta vez foi um obstáculo. Não só a prolixidade, mas parece que a prosa poética também foi exagerada. Sabe quando um doce é tão doce que passa a ser enjoativo ao invés de saboroso? De alguma forma para mim tudo soou artificial.

Há sim pontos tocantes, como a amizade de Honra e Meio da Noite. Também o fato de um escritor português querer revisitar este momento da história do ponto de vista dos povos indígenas tem uma bela simbologia. Tirando isso, o livro se arrastou para mim.

Espero voltar a ler VHM em breve e tirar essa má impressão.
edu basílio 28/11/2023minha estante
eu querendo retomar o VHM ano que vem... talvez eu deixe este MAIS pra frente ainda ;-) obrigado por partilhar, vini :-)

Vinicius 28/11/2023minha estante
Espero que minha resenha não crie pré-conceitos quando for encarar este, Edu ?

edu basílio 28/11/2023minha estante
não criará, fique tranquilo ^^ ele está na estante, vou esperar "ouvir o chamado", leve o tempo que levar... :-)

gilmarpsicologo 27/11/2023

Sinceramente, não sei dizer se li no momento errado ou realmente não gostei da leitura.
Muita dificuldade para avançar, história muito confusa com os personagens que facilmente eram confundidos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6