As doenças do Brasil

Resenhas - As Doenças do Brasil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amanda 26/03/2023

Como sempre, o melhor.
As escolhas de palavras e o liricismo do Valter Hugo Mãe sempre me surpreende, mas nessa obra ele transcende todas as anteriores ao usar de metáforas e hipérboles de um jeito tão sensível e cuidadoso que só ele poderia fazer. As doenças do brasil é um livro essencial pro povo português, é a primeira ve que vejo um autor de renome de lá dar as caras e dizer sem medo das atrocidades do povo português e da reinvenção e sobrevivência dos povos indígenas e negros diante de tudo isso.
Pretendo reler esse no futuro pra tentar captar todas as ideias e sensações que existem nesse livro, porque acredito que uma vez só não é o suficiente.

Biblioteca Álvaro Guerra 28/04/2023

Honra e Meio da Noite fogem mata adentro. Eles tentam escapar da fúria branca, que extermina todos aqueles que não consegue escravisar. A chegada do branco, julgada de boa-fé no primeiro instante, produz toda sorte de pestes e a bestialidade. A presença do negro no meio da comunidade abaeté é vista de imediato com desconfiança, mas em seguida faz aflorar a paz e a amizade. neste romance exuberante de personagens inesquecíveis, um livro lírico e político, Valter Hugo Mãe inventa um povo, um tempo e uma linguagem própria que dê conta de fazer ver pelos olhso do outro, e são demonstrações puras de que as diversas maneiras de experimentar o mundo são todas elas formas de resistir.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786558301431

Vitoria 29/04/2023

Uma homenagem aos povos que aqui habitavam e aos trazidos à força, com a poesia característica do autor.

Isabelle Lopes 08/01/2022

Valter Hugo Mãe e seu amor pelo Brasil.
A estória traz poesia aos contornos da história, deixando muito nos entrelinhas.
Narrativa rica e delicada, uma denúncia lírica do que momento em que naufragamos.

"(...) se entendi o que aconteceu, se por sorte me salvaram, quero que saibas que estou grato. Sou grato. Fujo sozinho mas sou testemunha de milhares. Eu vi milhares. A minha vida é a prova de que existiram, existem, e a minha voz será sempre uma pertença deles também".

Lia 31/12/2022

Um banquete
"A natureza aprisionou árvores inteiras na imaginação de uma semente. "

Essa frase em destaque é um aperitivo que nos leva ao banquete que é a leitura do livro.

Como disse uma amiga muito querida para ler o Valtinho "tem que primeiro derreter o gelo do coração."

Ramilla.Souza 24/01/2023

Uma declaração de amor ao Brasil
Sim, As doenças do Brasil não é o livro mais fácil de Valter Hugo Mãe, mas vale muito a pena ultrapassar a dificuldade inicial para mergulhar na poesia e linguagem propostas pelo autor.

Hugo Mãe reconta a história da colonização do Brasil do ponto de vista do indígena. Está mais do que na hora dos portugueses fazerem isso mesmo e reconhecerem a atrocidade que foi esta invasão.

Um livro belíssimo e muito importante.

Camila 22/01/2022

A dor da miscigenação. A busca pela identidade.
VHM arrepia qualquer um com seu lirismo. Este livro é um profundo e dilacerante poema. Poucas vezes na vida senti vontade de chorar ao ler um. VHM me proporcionou isso. Não é um livro fácil de ler em virtude dos recursos de linguagem utilizados, mas rapidamente o leitor se acostuma com o novo vocabulário. É uma leitura obrigatória que agora deve ser lida ao lado de ?Raizes do Brasil?, ?O Povo Brasileiro? e qualquer obra de Ailton Krenak, a quem, ressalte-se, o livro é dedicado. A história dos povos ancestrais originários precisa ser contada e recontada até que possamos compreender a magnitude da violência há séculos perpetrada.

?partirei um quase nada porque jamais poderei partir de tanto vos pertencer.?

?O feio perguntou: o que preda. Que ideia é essa. O santo respondeu: uma mentira sobre o tempo que nos impede de viver quando somos e nos adia para quando jamais haveremos de ser. Chama-se futuro. É uma ideia para onde tudo cai, os que soam, os bichos, as matas, os mares, o mundo inteiro, até a morte e a encantaria. O futuro é a ideia branca que abre por sobre todas as palavras para as adoecer, e por sob todos os pés e todas as raízes, obrigando à pronúncia apenas depois, num depois que, por definição, não acontece.?

Clara 30/12/2022

Valter Hugo Mãe é um presente pra humanidade
Toda vez que abro um livro do VHM fico submersa e dessa vez não seria diferente. O livro fala sobre a colonização do Brasil de forma a dar nome, cor e forma ao que nunca pode ser naturalizado: morte, escravidão e dizimação dos povos originários.

Ingrid 19/02/2022

Gracilianorísticamente emocionante
VHM carrega toda a bagagem de Graciliano Ramos pra esse livro. A poética é linda. A história é densa, obviamente triste e angustiante quando o assunto é escravidão. Os personagens são interessantes, a começar pelos nomes. No prefácio você já fica ansioso. Você verá no livro muito a expressão "não sinto", mas vai sentir. Tudo aflora no leitor.

Vanessa.Vtknas 27/02/2022

Poema brasileiro
Valter Hugo Mãe é sempre um poeta da prosa. Sua escrita flui como uma escultura e a história, profunda e sensível, é contada de modo se sua estética seja tão importante como o enredo. As pesquisas realizadas no Brasil pelo autor português se revelam nesse livro que é uma verdadeira homenagem aos povos originários do nosso país.

gimellomiranda 10/05/2022

Confesso que eu esperava mais do livro, mas a escrita do Valter Hugo Mãe é muito única. Fiquei com uma sensação estranha depois de ler o livro, uma estranheza de pensar em um português contando uma história sobre uma tribo indígena do Brasil na época da colonização. Me senti mais aliviada lendo as notas do autor, que recomendo fortemente.

30/01/2024minha estante
??

Cla 21/09/2022

De tirar o fôlego
Uma narrativa complexa, mas ao mesmo tempo bastante fluída que nos conduz por entre nós, nossos vizinhos, amigos, enfim, nós brasileiros. A história é brilhante e comovente, além de contar com comentários extras que tocam o coração em uma mistura de simpatia, revolta, raiva e tristeza. É uma ficção, porém a veracidade dos acontecimentos se encontra misturada em nossa pele, sentimentos e pensamentos pertencentes (talvez) a nossos próprios antepassados...

Shamila 20/06/2022

Soou!
O título soou atraente. Comecei a leitura mas não soava igual ao nome. Foi meu primeiro encontro com o texto de Valter Hugo mãe. O livro tem uma linguagem própria e demorei um pouco pra entender os significado dos transparentes e daqueles que soam. Depois comecei a entender - ou me abeirar - os novos sentidos que o autor deu a nossa língua portuguesa. Um mergulho na poesia que deságua como animal líquido e trata de um tema que faz repensar nossas origens. No final, amei! Senti.
blemota 20/08/2022minha estante
que resenha linda! quem entendeu, entendeu ???

mclaport 29/06/2022

Muito interessante a construção do vocabulário
A grande assinatura do livro é o vocabulário todo próprio que VHM constrói pro universo dos personagens. É tudo tão bem pensado e encaixado que é quase como aprender uma nova língua durante a leitura. Isso talvez seja o ponto que faz alguém gostar ou não do livro.

É um livro de fato bom, mas não é o meu preferido do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6