MIND

MIND Haroldo Dutra Dias

Resenhas - MIND

TiLou 16/10/2022

Ótima leitura
Entendi como intenção do livro explicar, de forma didática, como funciona nossas emoções.
Utiliza como ferramenta de equilíbrio a meditação, explicando como funciona, como fazer, entender que é um processo. Não há utopias. Achei bem franco e de linguagem super inclusiva. Você lê como se estivesse conversando com alguém experiente sobre emoções, estados de espírito, presente, passado e futuro e meditação

eduanton 24/06/2022

Para compreender a meditação
Um ótimo livro para entender claramente e desmistificar a arte da meditação. Vale a pena ler, se você suer aprender a meditar e conhecer suas vantagens.

jumorgensten 03/01/2022

O livro vai em uma pegada a la Rossandro Klinjey, ou seja, uma psicologia espiritualizada, digamos assim. E, pela narrativa, Haroldo podia facialmente largar o Direito e fazer Psicologia...ou ser os dois. :P

Ao todo, são 3 grandes capítulos contendo vários subtópicos dentro de cada um e durante toda a narrativa, o autor tem o auxílio lúdico de 4 macaquinhos imaginários que são indivíduos em determinadas situações. O primeiro capítulo aborda a Casa Mental como um todo. Cita os elementos psíquicos, a consciência e o processo de observação qualificada.

Indo para o segundo capítulo, temos o Detalhamento dos Elementos da Casa Mental, onde é falado sobre os macaquinhos comentados acima e são eles: O da memória, das emoções, do pensamento e do ego e também a interação entre eles.

Já a 3ª parte fala sobre a Meditação e segue discorrendo sobre o seu elemento âncora, concentração, atenção e presença e viver o agora. Por aqui, Haroldo dá o exemplo de como é a sua meditação: Pegar um violão, se concentrar em cada nota e no que está fazendo, ou seja, estar presente totalmente na situação. Simples assim.

Durante toda a narrativa, além dos ótimos macaquinhos, os assuntos são comentados misturando cotidiano com pitadas de Espiritualidade. É uma ótima obra para quem quer, aos poucos, ir abrindo os olhos espirituais. O start inicial para o autoconhecimento pessoal, psicológico e emocional e depois se jogar no espiritual.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente, sendo necessários algumas pausas para reflexão. E também de querer largar tudo para se esconder embaixo da mesa por causa dos soquinhos no estômago.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/01/03/mind-haroldo-dutra-dias

sstrowitzki 02/01/2022

Mind
Eu adoro os livros do Haroldo, mas até então não havia lido algo nesse estilo. Achei essa leitura fantástica! Ele mudou totalmente a minha concepção de meditação (inclusive, acho que vou voltar a fazer as meditações do app dele, Serenidade). E algo que com certeza levarei para esse ano é "viva o agora".