O Palácio de Papel

O Palácio de Papel Miranda Cowley Heller
Miranda Cowley Heller

Resenhas - O Palácio de Papel

Livia 24/04/2024

Esse livro foi uma jornada e tanto! Confesso que me surpreendi, pois achei que não iria gostar. Até os primeiros 30% estava desinteressada na história. Não simpatizei com nenhum personagem, mas ao longo da narrativa, parei de me incomodar com o excesso de detalhes e comecei a me encantar com a escrita da autora. Ela escreve cada personagem de uma forma tão crua e real. Esse livro nada mais é do que a retratação de uma família cheia de problemas, com pessoas quebradas que machucam umas às outras, mas que também se amam muito. Os diálogos são muito naturais e bem escritos. O triângulo amoroso acabou ficando em segundo plano para mim. Tanto que não me irritei com o que aconteceu no final, embora não fosse o que eu queria. Em resumo, é um romance de formação (meu gênero preferido!) bem escrito e que desperta muitas emoções ao longo da leitura. É impossível ser neutro em relação a esses personagens.

Camilla 21/04/2024

Envolvente
Nada mais, nada menos do que o meu livro favorito. A premissa de O Palácio de Papel é que a narrativa se passe durante 24h, porém, admito que a obra falha nesse quesito, afinal, por mais que, de fato, se passe durante 24h, não faz jus à expectativa que essa promessa traz.

No entanto, o livro em si é magnífico. Traz personagens extremamente bem desenvolvidos e cheios de humanidade, esses que erram, fazem escolhas, se arrependem, sofrem e amam. A Elle, protagonista, erra muito no decorrer da história, mas, ao trazer o passado da personagem, o livro justifica seus erros de maneira sucinta. Além disso, por mais que muitos leitores não sejam fãs de triângulos amorosos, esse é de tirar o fôlego.

O Peter e o Jonas representam a dualidade da Elle como pessoa, quem ela foi, quem gostaria de ser e quem realmente é. A autora nos tortura com a ansiedade de descobrir quem será o escolhido e como o final transcorrerá. É um livro único, com poucos furos de roteiro e extremamente envolvente. Não é uma leitura fácil, mas é um deleite literário e acredito que todos os leitores mereçam ter essa experiência! :)

missbex 19/04/2024

Esperei uma coisa q não me entregou
O começo dessa história me prendeu muito e eu tava super curiosa de como a vivência dos personagens moldaram eles como eles eram hoje, mas confesso que chegou em uns 60% do livro eu só tava cagando pros personagens kkkkk
Eu comecei a sentir ranço da personagem principal e só queria chegar no final da história para no final me decepcionar.
Mas talvez eu tenha projetado um final que gostaria e talvez a autora não quis colocar ele e tudo bem... mas eu acho que o decorrer da história já não tava me pegando mais.
Acredito que pelo tema traição ser um tema um pouco complicado para mim deva ter influenciado nessa nota e nesse sentimento, não sei...

Nêssa 05/04/2024

Palácio de papel
Foi uma história cativante e amargurada. Elle mesmo depois de casar, ter três filhos, nutre um amor desde a infância e pelo o que deu para compreender do final, ela acaba escolhendo essa paixão ardente que nunca cessou entre ela e Jonas.
Além da paixão os dois dividem um segredo, os dois na adolescência deixaram Conrad (irmao postiço de Elle) morrer afogado e no pensamento deles, ele mereceu pois estuprou Elle.

julia.alves 04/04/2024

Achei um livro diferente de tudo que eu já li, pq ela é uma protagonista casada, têm três filhos e tem 50 anos. E o passado mostra o que ela viveu, mas de um jeito diferente dos outros livros. Fala de assuntos MUITO PESADOS e com mt detalhe, acho que a autora deveria ter deixado explícito sobre o tema. E também o desenvolvimento dos relacionamentos dela com Peter e Jonas deveria ter sido mais desenvolvido na minha opinião! Gostei que ela é uma mulher comum e eu não sei se eu gostei ou não dela. Recomendo pra quem queira ler alguma coisa diferente e madura

MahadevaGin 01/04/2024

O palacio de papel
1° deveria ter um aviso sobre os gatilhos que esse livro tem em relação a assuntos MUITO pesados

2° Eu amei e odiei ao mesmo tempo. Eu lia por horas e só tinha passado 10 paginas de tão descritivo que é

3° gostei da escolha da Elle

silviafofa 30/03/2024

Pode ler sem medo de errar! | ??????????
Eu ameiiiiii, amei muito. Leitura fácil e gostosa! Você se choca com algumas revelações, mas depois as compreende.

Impossível não amar, de verdade. Torci por algo no começo, depois percebi que poderia mudar mas no final voltei ao que queria antes, mas com pena. Leiam que vocês irão entender!

letletversions 28/03/2024

Precisava de tantos detalhes?
O enredo abordado, mesmo que pesado, é muito interessante! Mas não sei se a riqueza de detalhes atua de forma positiva para a fluidez da leitura. No geral, achei um livro com temas importantes, enredo interessante, escrita arrastada e personagens secundários mais estimulantes que a protagonista.

Celia.Mattos 28/03/2024

Eleanor é casada com Peter, tem três filhos, e esconde muitos segredos. Numa reunião na casa do lago da família, que frequentam desde antes de seu nascimento, tudo vêm a tona quando ela finalmente concretiza sua relação amorosa com Jonas, amigo de infância com quem compartilha um amor não realizado há anos.
Começando a oscilar entre o desejo de estar com Jonas, as lembranças do porque isso não foi possível antes, a culpa por trair o marido e a indecisão da escolha entre o seu amor de infância e o amor por sua família, Elle reflete sobre os caminhos que a trouxeram até esse momento, e começa a se curar de erros e traumas do passado.
Livro de escrita simples e ágil, com momentos de grande tristeza - a vida de Elle não foi nada fácil - é uma narrativa intimista e descomplicada de acompanhar. Para além disso, não consegui gostar de Elle nem da maioria dos personagens, suas escolhas e posturas me irritaram bastante, e particularmente tenho opiniões bem fortes quanto algumas questões centrais do livro.

Ana 27/03/2024

Me surpreendeu positivamente
Gostei muito de como a autora dividiu o livro intercalando entre passado e presente e de como ela sempre terminava os capítulos com um gancho que fazia eu querer continuar lendo. No finalzinho, achei que deu uma enrolada, mas ainda assim foi uma leitura muito boa!

Bia 25/03/2024

Não teve nada desse livro que eu gostei.
desde a escrita até a história sem pé nem cabeça contada em um dia, os gatilhos de abuso sexual infantil, a normalização de uma traição etc. só não abandonei pq queria muito saber o final e adivinha???? o final ficou em aberto.
que odio .

Letícia Corrêa 21/03/2024

Li esse livro sem saber muito o que esperar porque não conhecia e nunca tinha visto ninguém falar sobre, mas ele me surpreendeu em vários momentos, apesar de que também tem partes que são um pouco entediantes e repetitivas.
É um livro que fala de traumas e a perpetuação deles de pais pra filhos, as escolhas que são feitas a partir deles, caminhos que poderiam ser tomados se tais traumas não existissem e sem romantizá-los.
Acompanhamos um dia de um verão da protagonista que é reflexo de todo um passado que é apresentado aos poucos, em alternância com o presente, e assim vamos entendendo várias atitudes e sentimentos da Elle e de outros personagens.
Apesar de ter esse fluxo temporal constante, achei que a autora soube tornar a leitura clara e fluida, com os acontecimentos bem delimitados e sem deixar confuso.
Um livro que não vai agradar a todos, principalmente pra quem não gosta de muita descrição e de mudança frequente de tempo entre passado e presente, mas acho que vale a pena a leitura.

Luísa Toresan 18/03/2024

A leitura foi ok. Muitos momentos achei pesado demais. Toda vez que narrava o passado eu já pensava, lá vem mais trauma kkkkk