Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

AliJu 23/05/2024

Estou resenhando para que ele conte no desafio ?
Eu peguei este sem muita expectativa, achei a capa psicodélica e pensei: por quê não?
E a resposta é simples, eu não tenho LSD ou os alucinógenos da Fernanda (a mãe) para quem sabe me divertir com este livro, já que sóbria eu fiquei entediada kkkkkk

Suite Tóquio comprova o fato de que a leitura fluir bem, e até rapidamente, nem sempre é sinônimo de que a história está sendo interessante.
Mas ainda conto isso como um ponto positivo, a autora escreve muito bem para um primeiro livro publicado, então no futuro quem sabe eu até leia outras obras dela.

Mas ela perde chance de aprofundar em muitas coisas interessantes, como o relacionamento do casal, os papéis de gênero invertidos na dinâmica financeira deles, os problemas na maternidade, a desigualdade social, e especialmente a questão classe média burguesa de ter uma babá/empregada vivendo em um quartinho e assim se acharem donos dessa pessoa. Eu fiquei esperando que algo assim fosse ser explorado, mas infelizmente não foi.

O final fica aberto, e às vezes eu gosto disso, mas nesse caso a história andou, andou, e não foi a lugar algum. No geral sequer me deixou curiosa.

Sinto que este livro não é nem como os que por muitas vezes me divirto reclamando, e não os esqueço pois eles me fazem sentir algo. Infelizmente este aqui é mais um que seria facilmente esquecido, pois não me despertou nenhum tipo de sentimento, e no fim isso pode até ser pior.
stephany :) 23/05/2024minha estante
amo suas resenhas reclamando KKKKKK, realmente me diverte, nunca pare de publicar elas aqui ?? e sobre esse livro, eu vou te dizer que eu genuinamente achei essa capa boa KKKKKKKKKK tipo tem um conceito sabe, eu super leria.

Kittenszj 23/05/2024minha estante
Resumindo: não leiam crianças, pois para isso precisam de drogas kkkkkkk

NinaeraiosdeSol 24/05/2024minha estante
Amiga, conta pra gente como que você lê tão rápido. Fico bobaa

Jeff_Rodrigo 24/05/2024minha estante
Caraca! Acabei de me livrar de mais uma! Kkkk Daqui há 20 anos, se eu tiver tempo, quem sabe eu leia.

supostaleitora 24/05/2024minha estante
Isso da leitura ser fluída não significar que o livro vai ser bom é tão real! Passei por uma experiência parecida esse ano ?

AliJu 24/05/2024minha estante
Obrigada, Ste querida! ? Vou tentar, apesar de que muitas pessoas ficam me falando para ler mais coisas boas, mas aí como vou reclamar? ?? kkkkkk
Quem sabe você goste dele, amiga, pelo menos é mega rápido de ler.

AliJu 24/05/2024minha estante
Exatamente, amiga Kitten! Só recomendado a quem conseguir ler lá pelas 4:20 kkkkkkk

AliJu 24/05/2024minha estante
Obrigada, Nina querida! Este aqui foi muito rápido mesmo, ele é curtinho e os capítulos também são, viu?! Bom para contagem do Desafio aqui do Skoob ?

AliJu 24/05/2024minha estante
Amigo Jeff, quem sabe funciona melhor para você... Mas eu achei que foi bem raso no que teria me interessado e ficou só enrolando, uma pena...

AliJu 24/05/2024minha estante
Qual livro te deu essa experiência, amiga @supostaleitora? Esse aqui é o oposto do que eu estava lendo essa semana, o da empregada, aquele ali é fluidez e diversão sem qualidade kkkkkk

Katharine16 24/05/2024minha estante
Kkkkkkk
Morri no " não tenho LSD"

Duda.bae 24/05/2024minha estante
Suas resenhas são uma melhor que a outra, amg, não pare nunca por favor, além de nos divertir você escreve muito bem! ?
Não tenho LSD em casa, vou passar longe desse ?

supostaleitora 24/05/2024minha estante
Ali, foi o livro As Sete Mentiras. Escrita ok, mas o conteúdo só Deus na causa kkkkkk

Josiane211 28/05/2024minha estante
Já te falei que amo as suas resenhas? São incríveis, tenho até vergonha de vc ler as minhas. Quando crescer quero escrever tão bem quanto você!

Licia Maria 07/01/2022

Uma ideia de jerico atrás da outra
Tem que ter coração forte pra aguentar essa dinâmica dos capítulos intercalados, especialmente no final!

Achei esse recurso ótimo, inclusive. Uma forma boa de equilibrar a distribuição da minha fúria pelas personagens: quando estava quase pulando no pescoço de uma e dando razão pra outra, mudava o capítulo e eu invertia os sentimentos ?

História, personagens, enredo... tudo bem amarradinho. Fórmula certa pra uma leitura rápida e interessante.

"Toda vez que abrimos uma porta não temos controle do que vem na nossa direção"
Estante.Naiara 10/01/2022minha estante
Adoreeeei!

Licia Maria 11/01/2022minha estante
Curtiu??? Dá uma raivinha, né? Ahahah

Estante.Naiara 12/01/2022minha estante
Dá! Raivinha, riso, desespero.. haha bom demais!

AngelaS.DiasNagami 16/10/2023

Indigesto e real
Daqueles livros que você pega ódio de uma personagem por as vezes se identificar demais com ela. Fernanda beira ser insuportável justamente por ser tão próxima de personalidade com muitas pessoas que a gente conheça. Incomoda saber que ela é tão real e, ao mesmo tempo faz que você fique torcendo para que Cora e Maju deem certo.

Ao mesmo tempo que você fica: Maju, sua lesa, porque inventou isso? E também, você entende a sua dor e suas motivações por serem tão reais.

O livro acabou, ?repentinamente? por assim dizer e você fica com várias questões a serem respondidas na sua própria reflexão pós livro. Que raiva. Amei. Kakakakaka
Jordaann 16/10/2023minha estante
?Que raiva, amei? KKKKKKK

Jordaann 16/10/2023minha estante
Adoro livros que deixam essa sensação

AngelaS.DiasNagami 16/10/2023minha estante
Tirei meia estrela só pelo final que não dá final , mas que na real , nem precisaria sabe? Bem Carla Madeira em Tudo é Rio sabe? Você pensa aí no que acha que pode ter rolado! ?

Bella 07/03/2024

É apenas um livro
A autora tinha o enredo perfeito pra trazer ótimas reflexões e análises. Mas entregou uma história arrastada e corrida em sentidos completamente opostos.

É rápido de se ler, mas não por envolvimento e sim por quantidade de paginas. Os personagens tinham potenciais altos, mas ficaram baixos por boa parte do enredo.

Terminei o livro da mesma forma que comecei. A única coisa boa é que agora entendo mais sobre jacaré.
NathDuda 07/03/2024minha estante
Kkkkkkkk resenha genuína demais

Elle 07/03/2024minha estante
Essa resenha kkkkkkkk

Estante.Naiara 11/01/2022minha estante
Oun! Tive tb essas sensações!
Maju merece ser mto feliz, Fernanda tb! Até me divertir em alguns momentos, parece um monte de presepada mas tem um fundinho sério em cada atitude delas.
Amei o livro, amiga! O tipo de leitura que eu gosto!

Alice Nunes 11/01/2022minha estante
Tb ameeeei! Queria saber mais delas!

Paula 30/12/2021

Decepção
Para um livro dentre os possíveis ganhadores de um jabuti, foi um choque. Livro sem pé nem cabeça, tentando ser cômico sem o ser é com final sem sentido. Fuja.
Alê | @alexandrejjr 06/01/2022minha estante
O pessoal do grupo não gostou desse livro MESMO...

Paula 08/01/2022minha estante
Hahaha ajuda a gente aí Jabuti.

sou_botelho 26/06/2022

Suíte Tóquio
Me senti uma mosquinha presa na teia que é a escrita dessa mulher. A narrativa me prendeu desde a primeira frase. Amei a alternância das narradoras e das histórias, fiquei esperando ansiosamente o momento de ligar todos os pontos e foi incrível, muito prazeroso. A história me fez refletir bastante, tô processando as ideias ainda. Mas eu amei esse livro. Preciso ler de novo.
mileneefg 16/09/2022minha estante
Eu estava na banca e vi esse livro. Como sempre, entrei no Skoob antes de comprar o livro e vi sua avaliação ótima, comprei o livro. Maria Soraya, se eu não gostar deste livro, o rolê vai ficar doido.

sou_botelho 18/09/2022minha estante
Ah que saudade de ser chamada de Maria Soraya kkkkkk

ElisaCazorla 02/05/2024

Leitura de entretenimento
Quando leio um livro que é muito comentado, editora importante, livro caro e, chego aqui, e encontro várias resenhas positivas, me sinto na obrigação de deixar aqui um aviso porque alguns leitores podem se frustrar.
Eu não recomendo esse livro para leitores mais exigentes, como eu. Não gosto de literatura de entretenimento, best sellers, livros que estão na moda, e coisas afins.
A princípio, o design da capa já me deu a impressão que seria um livrinho mais para entretenimento e deixei de lado imediatamente. Mas ouvi muitas coisas positivas e acabei participando de um evento com a autora que é uma pessoa muito agradável e interessante e acabei colocando esse livro de volta pra lista.
Enfim, não é uma leitura RUIM. Ela escreve bem, mas nada que chame a atenção. Os debates que podem ser suscitados pela leitura são bem rasos e, na minha opinião, podemos encontrar livros bem melhores que tratam do mesmo tema.
As personagens são insuportáveis e não vi qualquer diferença nas vozes das duas narradoras mal humoradas e intragáveis.
É um livro bem simples e fácil de ler, composto por capítulos bem curtos. Só por isso fui até o final.
Achei bem simplório e sem qualquer intenção de ser uma leitura mais aprofundada sobre qualquer coisa. Isso para mim é um ponto muito negativo. Mas sei que alguns leitores preferem esse tipo de livro. E está tudo bem.
Não lerei outro livro dela porque seu estilo não é para mim.
gabriela.varga 02/05/2024minha estante
resumiu tudo!!!

ElisaCazorla 02/05/2024minha estante
Obrigada pela leitura, Gabriela :)

liviaslivros 03/12/2023

A leitura te cria uma expectativa de um final, de um plot twist, de um reencontro mas não traz. é compreensível o sentido dos dois pontos, a mãe que não queria ser mãe mas ama a criança, a babá que nunca conseguiu ter um filho seu e também ama aquela criança mas ta... e ai?
letsi 12/12/2023minha estante
SIM! acabei de terminar e concordo super com seu ponto de vista

letsi 12/12/2023minha estante
Esperava um final de reencontro e até um recomeço pra relação mãe e filha, mas foi bem sem pé nem cabeça. Uma ideia grotesca, na minha opinião, de gente que não bate bem, mandando a criança de 4 anos ir SOZINHA até a própria casa???? Decepção!

Juscelino L 06/04/2022

A viagem de chorrindos
A minha experiência foi muito boa com o livro, achei envolvente e muito bem escrito.

No livro temos duas personagens bem características e numa alternância de capítulos é possível conhecer os defeitos, as fraquezas e desafios que essas personagens enfrentam.
Não tem como se desprender dessa história. Acompanhei capítulo a capítulo imaginando o que aconteceria com a Cora e Maju nessa viagem e a autora traz o inesperado para aumentar sua apreensão. Enquanto pelo lado da Fernanda senti um misto de sentimentos durante a leitura, que oferece camadas diversas para o leitor apreciar
Taís 08/04/2022minha estante
quero ler

Juscelino L 11/04/2022minha estante
Vai curtir, recomendo mesmo

Lubs 25/03/2024

Único defeito: tinha que ter mais!
Gente esse livro é tu-do! Simplesmente engoli.

Ja começa com plot-twist. Os capítulos são pequenos na medida perfeita. Capítulos alternados entre perspectivas de duas personagens diferentes. Personagens complexas (amava e odiava tudo ao mesmo tempo).

Único defeito: tinha que ter mais!
Eduardo 25/03/2024minha estante
Muito bom realmente! ???

GiuBeretta 09/05/2024minha estante
Nossa muito eu, devorei em uma tarde!

Beatriz 07/02/2024

Esse livro foi uma grata surpresa (obrigada Paulo Ratz) e foi o primeiro audiobook que ouvi. Devorei a história, queria saber cada detalhe logo e me aprofundar nas personagens. Principalmente a Maju: que personagem boa, impressionante como ela é reconhecível, principalmente nas nossas mães, avós. Já a Fernanda, não gostei tanto. Achei o drama dela fraco e ela muito chata. O tema principal do livro é a luta de classes e a relação entre empregado/empregador, e como o jeito de pensar deles sao distinto. Tudo que aborda esse lado, acho muito bem escrito e profundo. Já o resto, é beeeem ok.
isa 17/02/2024minha estante
onde você ouviu o audiobook?

Beatriz 26/03/2024minha estante
No audible

Lívia 15/04/2022

Suíte Tokio
Fiquei envolvida desde, literalmente, a primeira linha do livro.

A história é narrada sob dois pontos de vista: mãe de Cora e babá.

Não consigo escrever mais do que isso sem dar spoiler rs

Recomendo!
Marcelo Rissi 24/04/2022minha estante
Esse livro será debatido em junho, no clube de leitura da instituição onde eu trabalho. Obra fenomenal! Passei um pouco da metade e posso dizer: merecia virar filme!

Mari 24/04/2022

Leitura obrigatória
Eu tô apaixonada nesse romance. Eu tô em conflito. Eu fiquei sem dormir até que terminasse a leitura da última página, sim, porque quando você começa é impossível parar antes do fim, e quando chega no final, é impossível não querer saber mais sobre Cora, a Maju, Fernanda, a Yara. A forma como o livro é narrado é perfeito, eu não queria que acabasse, mas também queria.
E mesmo nessa leitura gostosa, fluida, trouxe várias questões necessárias pra analisar e sentir. Muitas reflexões e mudanças.
Bruna.Alves 24/04/2022minha estante
Esse livro é bom demais! Eu também fiquei me questionando sobre como elas ficaram, mas o livro é tão bem escrito que não fica uma sensação ruim, de que ficou um buraco na história, achei que tem aquele tipo de final que faz sentido.

Caroline 21/05/2022

Esse livro simplesmente não é pra mim. Não consegui me envolver na leitura, não consegui gostar de ninguém, a história não me comoveu. Parecia que tudo e todos nessa história estavam imersos em uma poeira, algo que deixava tudo meio apagado. Não sei explicar.
O fim também não me causou nada. É um livro bom, com bons momentos e com personagens que entendo que foram construídos para que não fossem amados pelo leitor. Personagens humanos. Talvez só não era o que eu precisava no momento, talvez realmente não seja para mim. Não sei. A única coisa com a qual consegui me conectar foi com os trechos que traziam um humor bem ácido.
De resto, me senti assistindo essa história de longe, mas bem de longe mesmo.
Marcelo Rissi 11/07/2022minha estante
Eu tive que vencer um enorme bloqueio de timidez para falar em público, mas eu consegui. Eu conversei com a autora em um evento aqui em Itu, em público e ao microfone. A Giovana Madalosso é uma pessoa muito legal. Escrevi um texto para registrar a experiência de interagir com ela. Queria te mostrar depois.