Preparação para a morte

Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso de Ligório

Resenhas - Preparação para a morte

EduardaMariaGG 01/05/2024

Contemplar a finitude da vida
O livro aborda a importância de estar espiritualmente preparado para morte, que é uma parte inevitável da vida humana.??
A obra trata de diferentes aspectos da preparação para a morte, com reflexões sobre a incerteza do tempo de vida, a fragilidade humana, a necessidade de arrependimento pelos pecados e a importância de viver uma vida virtuosa e dedicada a Deus. Afonso convida os leitores a meditar sobre a transitoriedade da vida terrena e a buscar uma relação mais profunda com Deus para alcançar a salvação eterna.?

Ana Paula 02/05/2022

Tesouro
Este livro na verdade nos prepara para viver!
Porque vivemos morrendo a cada dia.
Que morte você deseja para si?
Eu desejo morrer na amizade com Deus.
Após cada reflexão Santo Afonso nos apresenta uma oração belíssima.
Elas cabem para um ato de contrição, uma adoração ao Santíssimo, umavoração diante da cruz, uma ação de graças após a confissão...

DindocA 16/04/2022

Impactante
O livro causa um impacto muito grande, especialmente nos primeiros capítulos.
Ele é muito bem dividido em capítulos curtos, e cada capítulo é subdivido em três partes com oração ao final de cada uma delas. Os capítulos têm sempre um tema central, o que facilita ainda mais o entendimento.
Na metade do livro fiquei um pouco entediada por causa da repetição do mesmo tema, a morte. Mas com o tempo fui reconhecendo o seu valor, pois ele abrange mais que a morte: a vida eterna.
Preparação para a morte é um instrumento de conversão para quem souber utilizá-lo. Por isso mesmo fiz questão de lê-lo no tempo da quaresma.

Santo Afonso Maria de Ligório rogai por nós!

Cris 21/12/2021

Preparação para a morte
Estarmos preparados para nosso encontro com Deus é fundamental. A nossa Salvação depende de como vivemos nossa vida, para sermos fiéis até o fim. Esse livro possui meditações profundas, para nos prepararmos para nossa morte.

Ramon 29/11/2020

Preparação para morte
Um excelente livro. Santo Afonso reflete sobre diversas questões seguidas de súplicas e preces. Só não ganha 5 estrelas pois achei um pouco repetitivo.

Gláucia 26/03/2019

Um convite a verdadeira conversão.
Leitura que nos encaminha a mais profunda meditação a cerca da salvação da nossa alma. Com fabulosas citações de Santos e maravilhosas reflexões por meio de envolventes histórias, Santo Afonso Maria de Ligório me deixou estarrecida com sua maneira simples e objetiva de explanar com tamanha maestria este tema que para mim é complexo e bastante delicado.

Cada capítulo possui considerações separados por "pontos" para cada tema.
Ao final de cada tema trás por meio de "Afetos e súplicas" uma espécie de oração a Jesus e Maria, tão envolvente que mais parece uma oração pessoal composta pelo mais íntimo do nosso ser. O livro despertou em mim a necessidade de rever conceitos e me fez refletir sobre a urgência no meu processo de conversão.
"Somente as virtudes nos acompanham para a eternidade"

"O inimigo não perde nem um instante em desgraçar - nos, e nós, não aproveitamos o tempo para nos salvar! Outro dirá: Qual é o mal que faço?...
Ó meu Deus! E já não é um mal perder o tempo em jogos e conversações inúteis, que de nada servem a nossa alma?
Acaso nos dá Deus esse tempo para que o percamos? Não, diz o Espírito Santo. (Pág 118)

Cristiano.Santos 20/08/2017

Para acordar para a realidade
O papa emérito Bento XVI chamou a atenção numa ocasião: o real é o espiritual.
Por mais que sejamos atraídos e iludidos por tudo à nossa volta, é como escreveu Exupéry, "o essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração".
Santo Afonso não faz mais que refletir sobre o que é a realidade essencial da vida. Sobretudo para católicos naturalmente, porém a morte é realidade para todos e a reflexão sobre este fato é útil para todos.
"Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta!" - ouvi numa palestra do Pe Léo na Canção Nova.
É claro que não é agradável falar de morte em geral, apesar de muitos parecerem gostar, pois correm para dar notícia de falecimento, são muito assíduos em velórios e conversam frequentemente sobre doenças, o número de pessoas que já faleceram em decorrência destas doenças...
Santo Afonso deixou nesta obra longa reflexão, considerando várias situações e realidades de fé tais como ocasiões de tentação, ilusões dos prazeres, a luta que é preciso para alcançar a salvação, o perigo do abuso da Misericórdia Divina (vide abaixo link do site do Pe Paulo Ricardo sobre o tema, inclusive com o livro completo em PDF e MP3); tem pesadas páginas com longas descrições das penas infernais (algo muito incômodo nos nossos tempos de busca constante por conforto e bem estar); terminando com as delícias do paraíso, a importância da oração, da intercessão da Santíssima Virgem Maria e da total entrega à vontade de Deus.
Tudo isso o santo doutor trata tendo como base as Escrituras, a Tradição e relatos de inúmeros santos e santas da Igreja.
O que se aprende ou se deve aprender de tal leitura é acordar para a realidade, por mais incômoda que seja. Estamos aqui de passagem. Esta obra é um guia para que esta passagem seja o mais proveitosa possível.

site: https://padrepauloricardo.org/episodios/o-natal-da-misericordia
Maria 08/01/2024minha estante