Um aviso ao curioso e outras histórias

Um aviso ao curioso e outras histórias M. R. James

Resenhas - Um aviso ao curioso e outras histórias

Luz 13/09/2022

Tentou ganhar pelo imaginário.
Para quem já leu os grandes nomes do terror, como Edgar Allan Poe, Lovecraft, Bram Stoker, com toda certeza desse mundo vai se decepcionar com M. R. James.
Não que seja uma escrita ruim, mas é nitidamente inferior aos demais colocados em seu patamar histórico.
M. R. James segue todos seus contos a partir de premissas quase idênticas, igualmente muito descritivas e extensas, podendo causar um certo tipo de confusão, principalmente quando tenta colocar diálogos mais orgânicos entre seus personagens.
Aqui, em todos os seus contos, James JAMAIS descreve o que o leitor deve temer, ele deixa que criemos em nossa imaginação a figura medonha que ele TENTA fomentar em nossa imaginação. Ação essa que seria inteligente e intrigante, mas, pelo menos para mim, não funcionou. Na minha experiência, James abandona a descrição de maneira muito rápida, antes do auge da leitura, fazendo com que esse mistério que ele tenta criar resulte em uma frustração ao invés de combustível para a imaginação.

Foxback 07/09/2022

Boa Ediçao Mas Historias Apenas Razoaveis
Segundo livro do otimo box " Ghost Stories " da Pandorga, "Um aviso ao Curioso e Outras Historias" possui as mesmas qualidades e "defeitos" do primeiro. A ediçao é bem bonita e os contos sao curtos mas bem escritos. As historias, entretanto, sao um pouco confusas e com finais nem sempre satisfatorios. Mas talvez seja intencional : terror e eventos sobrenaturais nem sempre tem explicaçao ou um encerramento.

Dilson Vargas Peixoto 08/02/2022

E o medo se escondeu
Sinceramente, esperava muito mais. Os contos são basicamente alguém contando o relato de outro alguém, onde sempre estão presentes uma igreja (com sua torre) e cercas vivas. Se analisar mais atentamente, no fundo, da a impressão de os contos serem uma coisa só, um mesmo tipo de assombração que muda de lugar e contexto.
Mas, qual assombração?
Quando o fantasma principia em aparecer, ele já some da narrativa. Quando o medo começa a chegar, o enredo vai para outro caminho.
Lerei os demais contos do mesmo autor para tentar entender o motivo de ele ser referência...