Tragédia Épica

Tragédia Épica Francisco Mangabeira

Resenhas - Tragédia Épica

Zenaildo 29/10/2023

Poesia
Primeira poesia que leio! Bem interessante! Falando sobre a guerra de canudos, recomendo a aqueles que querem ler os sertãos do Euclides ou se aprofundar no tema

Julia.Menezes 19/04/2023

Profundo
Livreto interessante, profundo, emocionante!
Francisco usou de uma sensibilidade extrema, ao escrever esse livro ??

GabrielMacambira 16/04/2023

Não tem como não se emocionar lendo os poemas que compõe este livro. A visão de Francisco Mangabeira, médico, acerca da Guerra de Canudos é de uma sensibilidade sem par. A agonia humana, as lutas contra os medos, os clima e seus próprios demônios daqueles que participaram desse conflito é de uma agonia e emoção sem igual.

Antônio 26/03/2023

A poesia da tragédia
Talvez a pior parte de ?Tragédia Épica?, de Francisco Mangabeira, seja que seus acontecimentos ultrapassem a linha da ficção.
Em pequenos capítulos, ele faz questão de mostrar a guerra em diversas perspectivas: dos recém chegados, dos habitantes de canudos, dos animais, das mães dos soldados. A chacina óbvia, o crime contra a humanidade, a guerra desnecessária, chame como quiser, o fato é que poucos foram os acontecimentos na história deste país que inspiraram tão boas obras quanto o Conflito em Canudos.
Uma prosa leve de se entender, mas pesada em se sentir, interessante para aspirantes a leitores de poesia justamente por não apostar sempre num vocabulário rebuscado.

Lucas1028 26/10/2022

Que obra.
Que livro. De longe o melhor poema que já li em toda a minha vida! Pra ser justo com os outros eu não leio muitos poemas. Mas nossa que livro potente, que narrativa eloquente. Me choca ver que uma obra desse calibre da nossa literatura tenha ficado no ostracismo por tanto tempo.
As cenas de desgraça e amargura da guerra de Canudos sendo passadas de forma tão sensível e artística por alguém que vivenciou a guerra e morreu tão jovem, simplesmente perfeito.
Graças ao Clube de literatura clássica temos uma edição respeitável e devidamente anotada dessa obra tão sublime.

Lucas Lobo 06/09/2022

Uma pequena grande obra
Através dessa obra maravilhosas podemos ter um pouco de noção do que foi a guerra de canudos em forma de poesia.

Sol 62 08/05/2022

Escrito por Francisco Mangabeira, que com 18 anos, ainda estudante de medicina, participou da guerra de Canudos atendendo aos feridos, portanto foi testemunha ocular do massacre. O autor manteve-se engajado em lutas sociais. Após formado trabalhou no interior do Brasil, se envolvendo na Revolução Acriana, onde contraiu doença tropical e morreu jovem, antes dos 29 anos. É o compositor de hino do Acre. Dedica sua tragédia a um amigo, que morreu durante a guerra de Canudos quando também atuava no cuidado aos feridos.

A Tragédia Épica foi a forma encontrada pelo autor, para esclarecer seu ponto de vista em relação à Guerra de Canudos, que considera ter sido uma carnificina, onde as vítimas foram os sertanejos e também os soldados republicanos. Se recusa a denominar de inimigos aos sertanejos, pois considera que, mesmo em uma guerra, não há inimigos uma vez que a luta ocorre entre irmãos.

Os poemas retratam episódios da guerra de Canudos com uma crueza lírica que se torna dolorosa a quem ler, principalmente ao imaginar que o autor, canta em versos a realidade vivenciada por ele.

Alguns poemas me tocaram de forma mais profunda, tais como: A reza; A carta do soldado; A agonia do ferido; Crianças prisioneiras; Os cães; Mater.

Estou agora, dando um tempo a minha alma, para poder encarar Os Sertões de Euclides da Cunha.

Maria Bárbara Menezes 31/01/2022

Um doloroso relato de morte e guerra
Em forma de poesia, Francisco Mangabeira descreve episódios do que foi Canudos, com visões da luta, da morte, dos sonhos, dos soldados, do povo. Belo, poético, triste e marcante. Lindíssimo.

Gab 19/01/2022

Canudos
Em Tragédia Épica, Francisco Mangabeira nos presenteia com diversos poemas com o pano de fundo a terrível Guerra de Canudos. Somos transportados para aquela triste realidade vivida por almas tão desesperadas.

Albino 08/01/2022

Um livro que merece visibilidade.
Conhecer Francisco Mangabeira, em sua Tragédia Épica, é estar com ele no fraticídio em Canudos. Lendo seus poemas, temos o sentimento que sua missão nesta vida era registrar o confuso sentimento daquelea que serviram ao escalabro ocorrido no sertão (ele foi na missão de Canudos, como médico aos 18anos e morreu aos 25). A insanidade opressora dos governos (que ciclicamente e lamentavelmente ocorre em nossa história) demonstra como o autoritarismo sempre causa verdadeiras catástrofes em nossas vidas.

Quem me dera se tivesse conhecido esses poemas na época de escola, ao invés de livros e discursos enviesado sobre uma "outra canudos". Recomendo a leitura doa poemas e a revisitar a história de Canudos.

Essa edição do Clube Literatura Clássica é um alento em meio de tantos e batidos livros que feitos tão somente com fins de obter lucros.

Leo 24/12/2021

Um ótimo mimo do clube de literatura clássica, está obra de Francisco Mangabeira é um conjunto de belas poesias, algumas já haviam sido publicadas em jornais na Bahia.

Suas poesias retratam momentos perturbadores do combate que ocorreu em canudos.

Gustavo.Henrique 09/12/2021

Uma verdadeira poesia épica, e que traz consigo toda a tragédia dos derradeiros homens sem voz, o homem do sertão, que como bem dizia Euclides, é prova viva de um martírio maior. As emoções passadas em cada um dos poemas, nos incita a refletir sobre a glória conquistada em canudos, e o sabor amargo que deveria ter na boca de qualquer um que tenha cometido tamanho crime, é um tristeza, e o autor coloca isso em palavras e poemas tão afinados

Fernando 21/11/2021

Tragédia Épica
Um livro que retrata a tristeza da Guerra de Canudos.
Poemas simples mas que emocionam e retratam a crueldade e os males do combate.
Não há vencedores ou vencidos, todos são vítimas das balas.

Edição que acompanhou o livro Os Sertões, de Euclídes da Cunha no Clube de literatura clássica.
Uma escolha muito acertada. Os dois livros conversam mutuamente fazendo com que a leitura individual de cada um cresça!