Uma outra história

Uma outra história Zélia Amador de Deus; Itamar Vieira Junior...

Resenhas - Um outra história

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pedro Sucupira 04/02/2022

2022 LIVRO 6 – Uma Outra História: textos contemporâneos.
Esse é um livro publicado pela TAG em que autores negros brasileiros consagrados, como Djamila Ribeiro e Itamar Vieira Júnior, nos contam sobre como o seu fascínio pelos livros e a escrita teve início. São relatos nada romantizados, cheios de particularidades, sobre suas histórias de vida. Há aqueles que tiveram contato com a leitura desde tenra idade e aqueles que foram leitores tardios, tiveram acesso aos livros somente na idade jovem adulta. Mas o que há de comum a todos é como a leitura e a escrita foram uma forma de fuga da realidade e onde encontraram forças para seguir em frente e se manterem firmes frente à uma sociedade racista e sexista.

Num Brasil racista estruturalmente em que a indústria editorial ainda é orquestrada por uma elite branca não antirracista é comum não nos depararmos com obras de autores negros.

Como o educador Allan da Rosa descreve muito bem: “A gente sabe que o racismo acontece de várias formas, não só quando alguém xinga outra pessoa. Ele está aí nessa estrutura toda. Essa classe média brasileira, sinto que ela não está interessada em nada que não seja palpável, em nada que não seja recreativo. Ela não está interessada em realmente alterar os pilares, ela está interessada em não ser vista como racista em um país em que 99% dizem que há racismo e em que 99% dizem que não são racistas. A gente já sabe disso, desse clássico da pesquisa brasileira. A classe média brasileira tem dificuldades seríssimas de digerir tudo o que ela come, de assimilar tudo o que ela pega e não consome.”

Esse sucateamento e invisibilização da cultura preta, periférica e diaspórica vai criando lacunas ao longo da história como se artistas negros só aparecessem de tempos em tempos. E hoje, para mudar essa realidade, muitas escritoras negras têm desempenhado um grande papel no setor editorial a fim de preencher essas lacunas e assim fazer com que a história do povo preto seja difundida da forma que ela realmente é.

Aline.Bernardi 20/01/2022

Reflexões
Sempre que buscamos conhecer outros pontos de vista e de ideias sobre quaisquer assunto, ficamos mais ricos e exercitamos nossa mente. Nem toda reflexão chega para todo mundo, por isso precisamos de representatividade e do acesso a opiniões de pessoas com experiências diferentes (quanto mais diferente melhor) para podermos evoluir. Esse livro traz muitas reflexões interessantes sobre os costumes e a sociedade em si.

Juju 10/01/2022

como toda coletânea...
Tiveram textos que gostei mais e textos que gostei menos. No geral é bom, aborda temas essenciais de maneira breve mas sem ser raso. Eu destacaria o texto do Itamar como o meu favorito.

Andressa Klemberg 03/01/2022

Textos incríveis
A TAG sempre surpreende na qualidade do que produz e, mais uma vez, me encantei com esse livro que foi o mimo de novembro de 2021 do clube. Com textos ficcionais e não ficcionais, essa coletânea tece um debate importante sobre o movimento negro, o feminismo negro, o racismo e o que aconteceu antes e depois da abolição da escravidão.

Lucy 02/01/2022

Livro brinde do mês temático de novembro da TAG traz reflexões de pensadores negros contemporâneos.

Hemilly | @pastelescritor_ 31/12/2021

Esse livro veio no kit da tag e pelo nome já sabia que iria gostar, falar sobre literatura e a forma como cada autor a descreve me permitiu sentir o coração quentinho e aquela sensação que só quem gosta da mesma coisa que a gente sabe explicar.

Livia M. 31/12/2021

Mais um livro que complementa a experiência literária e nos coloca em contato com mais um elenco de autores negros que merecem ser cada vez mais lidos. Sempre bom ouví-los.

Simon.Xavier 29/12/2021

Enriquecedor
Como sempre, a TAG juntou conversas e historias enriquecedoras que nos tiram de nosso lugar de conforto para que repensemos o ser negro, as diferentes vivências e ainda muitas indicações para expandir nossos horizontes.

Jéssica 28/12/2021

Uma coletânea de textos que ensinam e fazem refletir tanto sobre o mundo atual quanto sobre como chegamos aqui.

Victor Vale 15/12/2021

Importantíssimo debater o negro, as Áfricas e o impacto social e cultural do deslocamento do povo africano no mundo!

Bruna 04/12/2021

Uma Outra História
É engraçado ver como a literatura marca a vida das pessoas. Como palavras podem ser tão importantes.
Foi uma leitura interessante, me fez pensar bastante!

Gabriel1994 01/12/2021

Mudou a minha relação com a leitura
Muito interessante entender a forma como os autores estabeleceram relação com a leitura. Achei linda a iniciativa da TAG.

Durante a leitura, refleti muito sobre a forma como eu me relaciono com os livros, histórias e autores que consumo.

Bê. 29/11/2021

Engrandecedor!
Adorei essa coletânea!
Fiz questão de ler um texto por dia, pra conseguir refletir sobre o que cada autor tinha a dizer e que apesar de o terem dito através de textos curtos, renderam grandes reflexões e aprendizados.
O texto de Edwige Dandicat, foi uma facada no coração. O diálogo entre Allan da Rosa e Marcelo D?Salete foi muito esclarecedor e fluido, borbulhei em reflexões. E o último texto, sobre a identidade e a diáspora, sobre a exclusão social e a adaptação cultural, de Alain Mabanckou, fechou tudo ?com chave de ouro?.
Uma coletânea curta e grandiosa! Transformadora!

Rafa 28/11/2021

Coletânea de textos que discutem negritude e literatura. Não costumo ler muitos textos de não ficção, pois dedico mais meu tempo livre a ler romances, mas foi uma boa experiência para complementar e refletir sobre a literatura.

Chele 25/11/2021

Uma coletânea com 6 autores que conversam sobre literatura, identidade e negritude. Cada um com o seu toque especial nos mostra um pouco de seu universo particular ou nem tanto, com relatos, poesia, filosofia ou só a pura e "simples" conversa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6