Uma outra história

Uma outra história Zélia Amador de Deus; Itamar Vieira Junior...

Resenhas - Um outra história

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 14/11/2021

5 estrelas, favoritado, panfletarei pra sempre.
"Ou seja, quando esgotarmos todas as possibilidades de compreender a vida, ainda nos restará a literatura para alargar as dimensões subjetivas da alma humana"

A maneira como os autores descrevem suas experiências com a leitura é indescritível. Todos os contos são impecáveis e a entrevista final maravilhosa. Gostei muito de conhecer a escrita da Djamila Ribeiro! Ouço maravilhas das obras dela e definitivamente vou colocar várias na minha wishlist! Outro conto que me deixou de boca aberta o da Edwidge Danticat. O final me deixou completamente no chão. Não vou me recuperar, não. Os outros contos também não ficam pra trás! O livro todo é uma obra prima, extremamente necessária. Perfeição da primeira a última página, sem sombra de dúvidas melhor brinde que recebi da TAG Curadoria até o momento.

site: https://www.instagram.com/estantecomletras

iamluanamello 27/02/2024

É uma boa leitura, embora eu tenha gostado mais de alguns textos do que de outros. O que realmente se sobressai é a importância dos textos, o quão necessário é darmos ouvidos às vozes negras e conhecermos suas experiências, vivências e visões de mundo. É um livro maravilhoso que todos deveriam ler.

Mari Pereira 16/04/2022

Coletânea de ensaios. Alguns interessantes, outros nem tanto. O texto de Edwidge Danticat foi o que mais gostei de ler.

Pedro Sucupira 04/02/2022

2022 LIVRO 6 – Uma Outra História: textos contemporâneos.
Esse é um livro publicado pela TAG em que autores negros brasileiros consagrados, como Djamila Ribeiro e Itamar Vieira Júnior, nos contam sobre como o seu fascínio pelos livros e a escrita teve início. São relatos nada romantizados, cheios de particularidades, sobre suas histórias de vida. Há aqueles que tiveram contato com a leitura desde tenra idade e aqueles que foram leitores tardios, tiveram acesso aos livros somente na idade jovem adulta. Mas o que há de comum a todos é como a leitura e a escrita foram uma forma de fuga da realidade e onde encontraram forças para seguir em frente e se manterem firmes frente à uma sociedade racista e sexista.

Num Brasil racista estruturalmente em que a indústria editorial ainda é orquestrada por uma elite branca não antirracista é comum não nos depararmos com obras de autores negros.

Como o educador Allan da Rosa descreve muito bem: “A gente sabe que o racismo acontece de várias formas, não só quando alguém xinga outra pessoa. Ele está aí nessa estrutura toda. Essa classe média brasileira, sinto que ela não está interessada em nada que não seja palpável, em nada que não seja recreativo. Ela não está interessada em realmente alterar os pilares, ela está interessada em não ser vista como racista em um país em que 99% dizem que há racismo e em que 99% dizem que não são racistas. A gente já sabe disso, desse clássico da pesquisa brasileira. A classe média brasileira tem dificuldades seríssimas de digerir tudo o que ela come, de assimilar tudo o que ela pega e não consome.”

Esse sucateamento e invisibilização da cultura preta, periférica e diaspórica vai criando lacunas ao longo da história como se artistas negros só aparecessem de tempos em tempos. E hoje, para mudar essa realidade, muitas escritoras negras têm desempenhado um grande papel no setor editorial a fim de preencher essas lacunas e assim fazer com que a história do povo preto seja difundida da forma que ela realmente é.

Ricarda Caiafa 19/11/2021

Leitura sobre literatura
Esse livro, que veio como mimo para assinantes da TAG em novembro de 2020 é riquíssimo de ensinamentos. Diversos autores negros conversam e dialogam sobre escrita, literatura, identidade. Achei muito interessante. Devorei em pouquíssimos dias e depois vou reler e marcar pontos de atenção que posso ter passado batido nessa primeira leitura. Gostei principalmente da crítica ao Bolsonaro e do texto da Djamila.

Marcelle 05/11/2022

Simples, direto e reto. Que livro delicioso de ler. Muitas opiniões necessárias e críticas que fazem você pensar na sociedade como um todo. Deveria ser leitura obrigatória. TAG arrasou! 143 páginas de puro aprendizado e prazer!

Larissa 03/07/2022

Ler esse livro foi como mergulhar em um rio de esperança
A literatura tem o poder de nos levar para outros lugares, de melhorar a realidade, de nos fazer enxergar novas e possíveis realidades. Ler "Uma outra história" me deu essas sensações. Estou muito feliz por ter tido contato com textos tão incríveis ?
Raissa 10/09/2022minha estante
DINDA MARAVILHOSA

Raissa 10/09/2022minha estante
DINDA MARAVILHOSA

Livia M. 31/12/2021

Mais um livro que complementa a experiência literária e nos coloca em contato com mais um elenco de autores negros que merecem ser cada vez mais lidos. Sempre bom ouví-los.

Adriana Scarpin 02/11/2021

Outra leitura rapidíssima, Uma outra história traz textos cujas vozes são baluartes do movimento da consciência negra, Zélia Amador de Deus faz a apresentação do livro, Itamar Vieira e Djamila Ribeiro contam de suas experiências de tornarem-se leitores, Edwige Danticat e Alain Mabanckou discorrem sobre suas experiências nas histórias do Haiti e Congo, respectivamente. Mas o que mais gostei mesmo foi do papo entre o Allan da Rosa e o Marcelo D'Salete, abrangente e afiadíssimo, dão a letra do que é ser negro no Brasil da escravatura ao século XXI.

Iza Santos 24/11/2021

Um livro bem legal de ler e que nos desperta muitas reflexões
Com textos do Itamar e da Djamila que são ídolos

Simon.Xavier 29/12/2021

Enriquecedor
Como sempre, a TAG juntou conversas e historias enriquecedoras que nos tiram de nosso lugar de conforto para que repensemos o ser negro, as diferentes vivências e ainda muitas indicações para expandir nossos horizontes.

Amanda 21/03/2023

Mais um compilado incrível produzido pela TAG, com um time de autores de não ser possível botar defeito, trazendo à luz discussões extremamente necessárias. Vale muito a leitura

inasantos 03/07/2022

Normalmente não é o tipo de leitura que faço e justamente por isso eu gostei.
Ler relatos, bate-papos e histórias sobre negritude, identidade, história... Gostei!

Lalá 11/11/2021

Excelente pedida para o mês da consciência negra. Nesta coletânea, autores negros influentes da contemporaneidade, dialogam sobre negritude, literatura e identidade, e outras questões importantes para tentar compreender o momento presente, ainda muito marcado pelo racismo estrutural e pela desigualdade. Vale muito a pena a leitura. Mais do que recomendado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6