The Tale of the Heike (Penguin Classics)

The Tale of the Heike (Penguin Classics) Anonimo




Resenhas - The Tale of the Heike (Penguin Classics)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Marcos606 06/09/2023

Épico medieval japonês, que é para os japoneses o que a Ilíada é para o mundo ocidental - uma fonte prolífica de dramas, baladas e contos posteriores. Decorre de contos tradicionais não escritos e de textos variantes compostos entre 1190 e 1221, que foram reunidos (c. 1240), provavelmente por um estudioso chamado Yukinaga, para formar um único texto. Sua prosa poética deveria ser cantada com acompanhamento de um biwa (alaúde de quatro cordas). Uma versão recitada pelo padre cego Kakuichi e registrada por um discípulo em 1371 é considerada a forma definitiva do texto.

Baseado na luta histórica real entre as famílias Taira (Heike) e Minamoto (Genji), que convulsionaram o Japão na guerra civil durante alguns anos, o 'Heike monogatari' apresenta as façanhas de Minamoto Yoshitsune, o herói mais popular da lenda japonesa, e narra muitas episódios do heroísmo dos guerreiros samurais aristocráticos. Seu tema geral é a trágica queda da família Taira. Começa com o toque do sino de um templo que, proclamando a impermanência de todas as coisas, revela a verdade de que os poderosos - até mesmo o tirânico Taira Kiyomori, cujos poderes parecem ilimitados - serão abatidos como poeira diante do vento. Os Taira sofrem uma série de derrotas, culminando numa batalha naval ao largo de Dannoura (1185) na qual o imperador de sete anos e muitos nobres morreram afogados. A obra termina com um relato da vida posterior da mãe imperatriz, nascida Taira.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR