Cobras e piercings

Cobras e piercings Hitomi Kanehara

Resenhas - Cobras e Piercings

Falangola 08/05/2021

O Amor Undergroud e a influenciabilidade do mais frágil.
Passando-se nos subúrbio japonês e acompanhando as histórias de um triângulo amoroso um tanto quanto curioso, o livro nos mostra uma introspecção cíclica da personagem principal, pois ao tentar não ser controlada pelo "mainstream" ou pela sociedade acaba por virar alvo fácil na mão de homens com índoles suspeitas.

As cenas de sexo explícito deixam claros o caráter controlador e submissivo das personagens, dando um ar verdadeiro e humano para elas. Aliado à isso, o livro nos serve metáforas que ajudam a entender (ou especular) mais a fundo sobre a psiquê das personagens e trazer um ar misterioso/místico para a vida real.

Ana 20/04/2012

Passeando por Tokyo.
- Já ouviu falar em split tongue?

Ao começar a ler o livro escrito pela jovem japonesa Hitomi Kanehara tive a sensação de que estava prestes a entrar no submundo de Tokyo. Mas Liu, a personagem principal, me levou por um outro caminho.

Em Tokyo, Liu conhece Ama, em um clube noturno. Ele tem uma aparência estranha, que chama a atenção com seus piercings e tatuagens. Liu fica fascinada por sua split tongue e resolve que quer uma também. E desde então Liu e Ama ficam juntos, simples assim, sem muitas perguntas.

Este triangulo se ama de formas diferentes e Liu nos conduz através dele baseada em suas percepções e sentimentos. É ela quem nos conta esta história marcante, cheia de suspense e mistério.

Realmente eu achei, quando comecei a ler o livro, que estaria entrando em um mundo pesado, mas não foi bem assim. Em alguns momentos, claro, há uma cena mais trash, mas apesar de falar de um triângulo amoroso, de piercings e até de máfia e morte é um livro até tranquilo que fala de buscas e de cotidiano. Um pouco estranho, é verdade, por se passar no Japão e ser contada por uma autora japonesa. Aliás, este é um ponto bacana para quem conhece Tokyo, como eu. Se ver, junto com os personagens, por alguns lugares conhecidos da cidade.

Marcos Faria 01/06/2013

"Cobras e piercings" (Ediouro/Geração, 2007) poderia até ser descrito como "bom para um romance de estreia de uma autora que tinha menos de 20 anos quando o escreveu", porém é mais do que isso. É um belo retrato de geração, além de uma jornada de autoconhecimento. O uso das modificações corporais de que fala o título como metáfora das mudanças na narradora Lui é meio óbvio: a língua bifurcada de Lui é uma cisão entre dois amantes, dois modos de vida, dois destinos possíveis. O que compensa essa obviedade é a intensidade com que Hitomi Kanehara mostra o quanto esse processo é doloroso, em descrições quase obscenas. É aí que a metáfora fácil se desdobra no processo de aprendizado da própria autora à procura por um modo de falar de si e dos seus.

(Publicado originalmente no Almanaque - http://almanaque.wordpress.com/2013/06/01/meninos-eu-li-35/)

Duda 04/11/2020

Valeu a experiência
Li este livro pela primeira vez no auge dos meus 14 anos e foi uma leitura chocante. Em 2017 fiz uma releitura do mesmo e reli mais uma vez este ano. Continua sendo um livro que não me agrada muito. Talvez por ser uma realidade muito diferente da minha? Não sei.
É uma história até que interessante, se passando em um Japão contemporâneo e nada "fofo", mas os personagens não me cativaram e me pareceram sem vida e sem motivações.
Apesar disso é uma leitura que flui muito rapidamente, sendo possível ler em um dia. Leitura válida para conhecer uma cultura diferente.

Mel 12/05/2011

Infantil...

Suzy 26/08/2022

Esse final...
Bem, é um livro que da pra se ler num único dia, poucas páginas e uma leitura bem fluida.
Os personagens em si não sei bem o que comentar, a protagonista Lui, de certa forma como ela mesma disse acaba sendo influenciada por Ama a fazer o bagulho na língua, mas também quando ela viu a tatoo do Shiba ela também o quis. Mas no final ela faz o que quer. A interação dela com o Ama é muito boa mas também parece que ela taca o fodasse pra ele, mas no fundo ela ama ele, sendo que quando ele mata aquele gangster e é procurado ela faz tudo pra tirar ele do caminho, pinta o cabelo etc. Mas também fico triste porque ela trai ele com o Shiba.
Essa relação de sadismo com masoquismo é mostrado entre a Lui e o Shiba, como é algo que eu conheço e ja vi não estranhei mas também não estou acostumada, então foi meio sla....
Ja indo pro final, foi um final muito em aberto e estou muito puta com isso, tipo ela aceitou isso ou vai fazer algo?? Eu não sei, não deixou claro.
Mas esse final me deixou muito pensativa e o livro em si seria algo ao qual eu gostaria de conversar com a autora, qual exatamente erao propósito dele.

Emerson271 28/10/2019minha estante
Amei a sua resenha, descreve realmente o livro !

Mariana 16/09/2017

Não é cativante.
Fiz minha leitura em algumas horas, até que gostei da construção narrativa, essa escritora Hitomi é bem crua em suas descrições. É uma pena que seus personagens seja tão desinteressante e sem motivação, sendo bem sincera em nenhum momento me impontei com os personagens. Esse livro apesar de legal é bem escrito, não tem sal e nem deixa marcas.

Ginger 23/09/2011

Mara 05/01/2016

Promete muito e pouco cumpre
Confesso que peguei esse livro por dois motivos: escritora japonesa e a temática sobre jovens desregrados, sem perspectiva de futuro e sem pensar nas consequências de seus atos. O fato de ser passado no Japão me atraiu ainda mais, já que apesar de toda influência ocidental, não deixa de ser outra cultura e fiquei bem intrigada para ver como que era a visão de mundo de um jovem inconsequente pelas bandas de lá. Bem, já pela minha nota dá pra perceber que o livro me frustrou absurdamente não correspondeu EM NADA com as minhas expectativas.

O livro trata de uma jovem, Ama, que ao se apaixonar por um sujeito estranho, amante de modificações corporais e com a língua bifurcada, decide (de repente) que também quer ter a língua modificada (talvez como ato de rebeldia ou apenas para se garantir para o novo namorado). Surge então a figura de Shiba, tatuador, sádico e piercer que acaba se envolvendo com o casal e formando um triângulo amoroso doentio. No meio disso tudo acontece algumas reviravoltas, mas tudo é escrito com tanta pressa, que podemos até pensar que a escritora tinha limite de páginas para desenvolver a história.

Pra se ter uma ideia dos problemas da narrativa, os temas trabalhados nesse estilo de livro são pouquíssimos abordados. Por mais que saibamos que são jovens sem propósitos na vida, nada atrai o leitor. Os problemas com álcool e drogas passam sem deixar sua marca e a sexualidade dos personagens, por mais interessante que seja, não consegue convencer. Aliás, não temos tempo para criar vínculos ou simpatizar com nenhum dos três personagens. A protagonista, então, é confusa e sem identidade, como os outros jovens do título.

Todo o livro é inconstante e em poucas páginas acontecem tantas mudanças que fica difícil compreender onde a escritora queria chegar. A minha opinião é que o livro de Hitomi Kanehara é imaturo, como se fosse a sua primeira experiência na literatura e precisasse passar por vários processos de melhora e refinamento para conseguir algo de melhor qualidade.

Não chega a ser péssimo, mas é um livro repleto de "poderia ser". Poderia ser mais bem escrito, desenvolvido, carismático e redondinho. Não é porque você fala sobre jovens perdidos, sem rumo, que você precisa escrever sem um propósito. Trainspotting tá aí pra provar exatamente isso.

Ainda procuro um livro de qualidade que fale sobre a juventude transviada japonesa, por favor.
Morg 07/04/2016minha estante
Olá mara!
Então, acabei lendo seu comentário e ficando muito: WOW! Como assim?

Sabe, vejo Cobras e piercings como um livro muito metafórico e ao mesmo tempo muito explícito. Lui é desapegada, indiferente e perdida... os três personagens principais são. Porém, diferente dos outros dois... Lui não possuí uma identidade e esse é seu complexo. Levada pelo imediatismo e o fascínio superficial, ela é tomada por vontades que sequer sabe explicar.
Um relacionamento indefinido, sentimentos inexistentes e sensações absortas, completamente perdida.
Cobras e Piercings não faz promessas, ele te deixa mergulhado naquilo que realmente é. Perdido, sem identidade e quebrado.
É um livro para se ler sem preconceitos ou expectativas.

B.: 17/08/2023

Resenha por @blossombook.s
RESENHA -

Seguindo nosso pride month, não poderia deixar de fora um dos melhores romances de triângulo amoroso: Cobras e piercings. Lembro-me de quando ouvi falar dele, foi por indicação de nada mais, nada menos de @rvkive._ , isso mesmo, namjoonssi só nos prova cada dia mais seu gosto incrível sobre literatura.

Ele é visceral, mesmo sendo poucas páginas, te arremete para aquelas cenas no estúdio de tatuagem de shiba, no apartamento, pelas ruas Japão, enfim, hitomi consegue te levar a cada situação apresentada dentro desta narrativa.

Com um final surpreendente, que te deixa com gostinho de quero mais, esse livro é sem dúvidas, o meu precioso, mas saiba que, ao dar uma chance a ele, vá de coração aberto, muito aberto!!

Van 28/10/2021

Empolgante e underground
Um livro com linguagem simples e super empolgante, conta a história sobre a juventude japonesa e um triângulo amoroso em meio a tatuagens, piercings, modificações corporais e ideologias underground

carol 09/02/2024

A escrita é fluída mas muito apressada. parece que a autora correu uma maratona para escrever e no caminho jogou tudo aquilo ali só com a intenção de chocar, porquê nada tem um propósito. digo isso justamente por conhecer 90% dos temas que foram "abordados" (se é que da pra dizer que foram). pasmem, dá pra escrever um livro sobre jovens desajustados que seja coerente (a autora aparentemente não sabia). as últimas partes me deixaram tão irritada que eu só conseguia pensar: "*****, pra quê?!". o final então nem se fala, completamente ridículo. honestamente, por todo o hype da contra capa eu imaginava algo divino, mas tudo que consegui foi decepção e mais um motivo pra me revirar a noite de raiva.

Águida Moreira 31/12/2018

Apaixonada
Sabe aquela história que te deixa com a pulga trás da orelha? Uma história que mesmo depois do final fica aquele mistério, que parece que o autor, no caso a autora, deixou de propósito. Estou falando do livro Cobras e piercings.

No romance de estreia de Hitomi Kanehara, nós acompanhamos a história de uma jovem chamada Lui, que se encanta por Ama, um jovem todo tatuado, cheio de piercings e com a língua bifurcada, e desde o primeiro contato eles não se separam mais passando a viver uma paixão tão intensa quanto possível que mais pra frente se torna um perigoso triangulo amoroso.

Eu me apaixonei pelo Ama, e assim como Lui, eu imediatamente também quis bifurcar minha língua e passar a conviver com alguém tão intenso quanto ingênuo e verdadeiro. Simplesmente apaixonante e empolgante e mostrando um lado bem conturbado da juventude japonesa. Tem o filme bem fiel ao livro chamado Snakes and Earrings (Cobras e piercings em inglês).

Patrick.Pereira 31/03/2020

Bom livro
É bom dar uma varia da literatura inglesa/norte americana e é. Livro bom pra isso pois é rápido fliudo.