O réptil melancólico

O réptil melancólico Fábio Horácio-Castro

Resenhas - O réptil melancólico

Biblioteca Álvaro Guerra 04/11/2022

Aqui a carne da memória sussurra histórias e nos instrui: não há leitura secundárias. Incursionamos por países secretos, atravessamos pequenas almas na pátria dos exilados, num recontar de quando se nasce com toda a história já decidida e a vida demanda reescritura.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555873436

@wesleisalgado 30/01/2022

A sinopse me fez querer ler e só.
Eu ganhei esse livro de aniversário, passei na frente de um número infinito de leituras, queria ter gostado dele mas infelizmente não me pegou.

Achei a premissa incrível, com o estado do Pará permanecendo como colônia de Portugal, num realidade alternativa nos idos da ditadura militar. O estilo da escrita é intimista demais, achei que alguns pontos somente faziam sentido para o autor, que provavelmente é natural do Pará, e o mesmo não se deu ao trabalho de expandir a escrita para alguém menos imerso naquela cultura.

Vide a história do santuário de Nazaré, mesmo eu sabendo de sua existência , o livro se utiliza dele rasamente em determinado ponto e não se dá a nenhum tipo de explicação para quem não é familiarizado com essa história. O que fez com que eu, como leitor, não tivesse a menor vontade de ir pesquisar ou ler sobre o assunto, o que raramente acontece. Já que o próprio autor não se dispos a gastar nenhuma palavra sobre isso.

A impressão final que eu tive é de um livro escrito do autor somente para ele mesmo, e talvez um seleto público específico. Não funcionou para mim.

PS : Resenha nº 08 do desafio Skoob 2022.