Recordar é viver

Recordar é viver Aretha V. Guedes

Resenhas - Recordar é viver

Elida Malheiros 25/11/2021

Que livro!!!
Um livro hot, uma protagonista plus size, amigos de escola, e um advogado com um tanquinho maravilhoso! Esses são apenas alguns dos elementos que encontrei nesse novo romance da Aretha, e pra mim, ele é um dos melhores que ela já escreveu até hoje!

Giulia Lima está finalmente se reerguendo após o fim de um casamento desastroso! Como muitas mulheres, ela ganhou peso após o casamento, e isso muitas vezes foi usado contra ela como uma desculpa escr0ta do seu ex-marido traidor. Mas agora, ela realmente está se descobrindo, se aceitando, e depois de muita terapia, reaprendendo a viver como a mulher maravilhosa que ela sempre foi. Quando o encontro de 10 anos dos ex-alunos da escola em que ela se formou acontece, sua auto confiança é posta em xeque, e talvez, traga para sua vida sentimentos do passado que ela nunca imaginou.

O encontro de ex-alunos é o momento que Félix esperou durante anos! Já que a adolescência não foi uma uma fase fácil pra ele. Vítima de Bullying pelo seu estereótipo magrinho, ele precisou se auto firmar perante o espelho, concentrando todo o seu tempo livre em seus novos músculos e no seu cérebro. Hoje, seu corpo é o seu templo, e sua profissão como um dos melhores advogados do estado, seu maior orgulho. Amor não é uma prioridade, vide a fila de mulheres que ele descarta constantemente. Mas ele não estava preparado para encontrar naquela noite a mulher que roubou seu coração anos atrás: Giulia Lima.

Um livro lindo demais, que trás tantas questões para serem debatidas, tantos tapas na nossa cara, além das cenas 🔥! Por isso sempre falo, quem diz que livro hot não tem história boa é porque não leu o gênero direito ou não encontrou a autora certa. Giulia e Félix são personagens bem construídos, e foram super bem trabalhados durante a história, são o tipo de casal cheio de erros e altos e baixos que a gente acredita e torce. Os personagens secundários também brilham, e sei que já tem muita gente por aí pedindo spin off (vou me incluir).

Só posso pedir para que vocês leiam, e deem uma chance para se surpreender!

site: www.instagram.com/falandodoqueli

natalia 09/11/2023

Recordar é viver e viver é recordar
O romance cliche que aquece o coração e da esperança no amor, completamente previsível e calmo. Literalmente uma leitura de fim de semana.

Maria Eduarda 09/11/2021

Leiam esse livro
Queria esse advogato na minha vida mas não podemos ter tudo oque nós queremos.
Livro maravilhoso protagonista perfeitamente perfeita nos meus parâmetros.
Esse livro tem uma das poucas melhores amigas que eu gostei dela,pois eu vejo em alguns livros a melhor amiga querendo tudo que seja contado pra ela como se a protagonista não pudesse manter algumas coisas pra si mesmo sabe?.

Leituras da Cielo 07/11/2021

Advogato e uma divorciada plus size
Depois de sofrer com a descoberta da traição do marido, Giulia passou a morar com sua amiga e a reaver a confiança em si mesma. Passou a trabalhar com artesanato, tinha uma pequena loja de enxoval e agora estava sendo obrigada a ir a uma festa em comemoração aos dez anos do ensino médio. O que poderia ser pior?

Félix era um excelente advogado e durante o ensino médio era motivo de chacota, mas agora, ele iria mostrar o quão mudou, tanto na vida profissional, na conquista com as mulheres e na boa aparência. Não imaginava que seria o gostosão a ser leiloado e que muito menos quem arremataria seria Guilia, seu amor de adolescência.

O gostosão sabia muita coisa dela, o problema era que ela não se lembrava dele, assim teria que investigar, mas acabou se tornando pior quando Félix sacou que ela estava fingindo se lembrar e que para ela, ele nunca significou nada, muito menos a lembrança. Giulia se sentiu culpada, ainda mais por ele contar que era apaixonado por ela desde aquela época.

A história começa a se tornar engraçada quando Félix pega catapora e isso é transmitida por ela, mesmo tendo se vacinado quando criança mas estava em contato com uma pessoa doente, no caso, sua amiga Antonela. Está com Félix faz Giulia ter sua confiança de volta, além de se sentir uma mulher de bem com sua sensualidade. Recomendo.

Ivana.Sandes 10/11/2021

Recordar é viver!
Simplesmente apaixonada pela história de amor de Félix e Giulia!
Eles são perfeitos juntos e mostram aí que quando eata escrito que é para ser não tem nada que possa fazer dar errado.

Caroline.Costa 03/03/2022

Recordar é viver é um livro tão fofo embora traga a tona um tema muito sério que é abuso psicólogo, nos mostra o quando um marido/namorado escroto poder destruir a autoestima de uma mulher.

A história de Gúlia e Félix é a coisa mais fofa que você lerá. Gilia vem de uma adolescência cheia de inseguranças, aos 27 anos está divorciada de um cara escroto, com quem teve um casamento frustrado, cheio de traições e abusos psicológicos, ela está fechada para o amor, mas por acaso e muita insistência de sua melhor amiga Antonela, ela vai a um encontro de ex colegas de escola, o de deveria ser uma noite de terror com pessoas que ela não tem boas lembranças ela reencontro um deus grego que ela não consegue se lembrar, mal sabe ela que ele é apaixonado por ela desde sempre. Para conhecer Felix e se apaixonar assim como eu, recomendo ler o livro, é muito fofo ?

ceci 05/12/2021

Esperava mais.
Eu vi alguém recomendando esse livro no tiktok,e por ser um romance onde a protagonista não era o padrão imposto na sociedade, coloquei muitas expectativas no livro,que foram quebradas dolorosamente. Primeiro,ficou meio cansativo toda hora a principal se diminuir com as palavras e se comparar a todo momento, principalmente sempre colocando o homem padrão em outro patamar. Eu esperava um pouco mais de empoderamento no livro,estou meio cansada de protagonista fora do padrão se diminuindo. Além de que ela só conseguiu a tão desejada confiança no fim do livro.

Falando em fim, achei o meio do livro em diante muito corrido. Não entendi muito bem oq estava acontecendo e parecia que a autora havia colocado situações só para conseguir terminar.

Achei uma leitura leve e divertida até,dei muita risada com Janete,a única personagem que senti uma conexão no livro inteiro. Os hots foram consideravelmente ok, porém não achei legal a autora colocar duas mulheres se beijando no livro (que são héteros) simplesmente para fetiche dos homens,oq claramente foi oq aconteceu naquela situação.

Enfim,acho que muitas coisas poderiam ser melhoradas. A premissa da história é ótima mas ela se perdeu.
Lauana.Figueiredo 16/01/2022minha estante
gente eu idolatro a sua forma crítica !!!!

Lauana.Figueiredo 16/01/2022minha estante
apesar de estar desapontada( pensei que você igual eu = pensamento crítico de uma batata???? ) mas você literalmente não é!!!

Lauana.Figueiredo 16/01/2022minha estante
* pensei que você fosse igual a mim / escrevi tudo errado grhh

ceci 16/01/2022minha estante
amo minhas fãs ?

Lauana.Figueiredo 16/01/2022minha estante
me da autógrafo é um pedido de socorro

ceci 16/01/2022minha estante
eu não pobre

chata

Endi.Nascimento 09/11/2021

Giulia e Félix @recordar é viver
Um livro bem escrito com enredo sensacional, traz a abordagem do bullying sobre duas nuances diferentes , desmostrando à consequência de tais atos na vida adulta. É como é importante o carinho ,cuidado e respeito dos pais .
Uma trama bem construída com personagens incríveis que deixar a leitura leve agradável fluída, a narrativa romântica com um pitada de drama ,recheada de humor, e cenas picantes de tirar o fôlego, nos deixar com um coração quentinho é um sorriso no lábio no fim .
O romance abordar o reencontro de duas pessoas que sofreram bullying na adolescência e tem marcas que repercutir na sua vida adulta .
A protagonista plus size , artesã,uma mulher que foi traída, viveu um relacionamento abusivo, mas ergueu-se ,com auxílio de um profissional, é um massagem no ego das leitoras ,por quê trás uma mulher comum , real.
Giulia é linda do jeitinho que é com seus corpo pequeno cheio de curvas ,olhos cativante ,sorriso doce ,língua afiada, e um coração imenso ,a bela mulher só enxergar-se em se a insegurança, e as dores de um relação francasada .
Entretanto um reencontro vai colocar-lá face a face com o homem que sempre a amou ,que sempre enxergou a doçura ,valor , a beleza na nerd tímida e desengonçada.
Félix Di Marcos tornou-se um dos melhores advogado do país, com um corpo ,escultura, sorriso de molhar calcinha ,lindo ,sexy ,imponente ele só queria mostrar aos que o humilharam que ele venceu .
No entanto ao se encontra com Giulia na festa de reencontro da turma sua vida pragmático, regada de sexo casual , foi completamente bagunçado, Lia reacendeu todos os seus anseios da adolescência.
A narrativa emocionante com um casal peculiar desmostrar que o padrão correto é o que te faz feliz, que o amor não tem padrão, status , conta bancária, mas ele é constituído de carinho ,respeito, cumplicidade.
Que os valores não está na beleza ,porém no caráter das pessoas,esse romance vei nos ensina a olhar o outro com empatia,a nos amamos como somos ,a beleza não tem padrão, o belo é aquilo que amamos e o que nos faz bem ,feliz . Abordar também sobre auto-estima ,confiança e amor próprio , acompanhar o crescimento da personagem é maravilhoso, os personagens secundário da uma pitada de quero mais a história.

Bruna.Moura 04/01/2022

perfeito para sair da ressaca literária, que prende do começo ao fim. gosto de todos os livros dessa autora. são romances bem leves e fofos.

Gerlane.Laurentino 20/11/2021

Chato..
Então, é decepcionante quando você pensa que o livro falaria de feminismo, empoderamento, descoberta e reconhecimento, mas, descobre que embora a protagonista esteja fora do padrão estabelecido pela sociedade e sinta-se inferior por conta disso, ela faz questão de ressalta as características física do seu parceiro. O fato dele ter um tanquinho.. ser malhado e lindo de morrer. Enfim, é contraproducente defender padrões apenas de um lado. Objetivar a mulher não, mas objetivar o homem tudo bem?! A história não tem profundidade, também não traz um enredo que crie expectativas, curiosidade ou medo de algo ocorrer. O casal vive em um amor profundo, sem muito detalhes e nada que deixe a leitura interessante...

Luciana764 27/11/2021

Eita ??
Gente , Socorro ???.
Que casal é esse ,os dois são maravilhosos juntos , a gente torce do início ao fim para que os dois se entendam ..
Giulia e maravilhosa ,meio doidinha ,como todos os personagens feminino da autora..
Gente de onde saiu esse Félix ,que tanquinho é esse ..
Uma história linda , engraçada e os hots são um caso a parte ...
Uma história de uma mocinha que não aceita seu corpo ,e um mocinho que mesmo assim não liga para isso ,que acha ela a mulher mais linda de todas , que sempre nutriu um sentimento por ela desde da adolescência, mais não tinha coragem de se declarar...
Super recomendo , porque vc vai rir ,vai se emocionar também e vai ter momentos de puro êxtase ..

Rebeca1267 29/11/2021

A leitura foi muito boa e rápida. A escrita da Aretha é maravilhosa e super envolvente; amei os personagens! Terminei o livro com o coração quentinho!
Lalis17 30/11/2021minha estante
Vou querer ler.

Priscilla 10/12/2021

Recordar é viver
O começo pra mim foi meio difícil, demorei a engajar na leitura e comecei a me apaixonar pelos personagens pouco a pouco. Achei que faltou cenas românticas e ou dramáticas, elas foram substituídas por cenas para maiores de 18. Isso deixou um pouco cansativo de se ler.
Não só de cenas +18 se vive um livro. No final foi corrido também e meio esquisito como ela narrou não consegui entender o que era uma narração de futuro que Lia queria com o Félix ou se estava dizendo o que realmente aconteceu.