Destino: Eclipse

Destino: Eclipse Diego Mendonça

Resenhas - Destino: Eclipse

Gárgula 16/02/2022

Destino: Eclipse
Uma explosão sela os destinos de muitos
A Editora Diário Macabro abriu um edital e desta seleção, foi reunido um conjunto de contos ao redor do tema da chegada ao planeta Eclipse, um destino que sem dúvida alguma, não será tranquilo.

Cada conto descreve visões e experiências dos momentos seguintes a destruição da nave-capital Alvorada que tinha como missão colonizar Eclipse. Com a explosão da nau, vários grupos são ejetados para o planeta, de maneira caótica, dando a cada um deles, destinos bastante distintos.

Os organizadores são os escritores Diego Mendonça e Juliane Vicente. De início temos o prefácio Quando não há mais para quem gritar, de Ana Rüsche. Não deixe de ler.

Visões de uma situação inesperada
Imagine que cada grupo sobrevivente cai em locais distintos do planeta. Cada história mostrará, dessa maneira, um pouco do que cada grupamento viveu e encontrou. Abaixo seguem os contos que mais gostei dentro do panorama da coletânea, que é certamente muito interessante.

Nas sombras eternas, de Heclair Pimentel Filho
Uma das cápsulas cai em um lugar estranho e isolado. Dentre os sobreviventes apenas duas pessoas que não falam a mesma língua. O tradutor automático não está funcionando e por isso uma barreira de comunicação se cria entre elas. Além disso, eles se deparam com uma estranha arena. O único problema é que eles não estão sós.

O apocalipse em nós, de Heitor Zen
Um relato interessante demais da sobrevivência de dois homens no planeta hostil. Incrível perceber como a maior barreira que eles precisavam ultrapassar era a de seus próprios egos. Um conto que nos leva certamente para uma reflexão sobre nós mesmos.

Corpos dormentes, de Anne Demeneck
A autora trabalha muito bem não apenas o enredo de fundo, assim como questões mais sutis como o assédio. Some a isso uma inquietante revelação que só a conquista de uma nova terra pode proporcionar. Inegavelmente muito gostoso de ler.

Um cemitério sob cores, de Fábio Aresi
Aresi foi mestre em entregar um enredo que aos poucos apresenta toda uma sequência de eventos terríveis. Entretanto, seu final é tão insólito que desafia a imaginação do leitor. Certamente um excelente conto e desponta entre os melhores da coletânea.

A cosmonauta de mármore, de Guilherme Martins
Imagine acordar num tanque, todo plugado. Ademais, some a isto se perceber uma cobaia. Aterrador no mínimo. Deste ponto o autor tece boas reflexões e instiga o leitor. Gostei bastante.

Falcon-13, de Vinicius Knihs
Inegavelmente sou fã de narrativas epistolares. A cada relato, novas peças são colocadas em um enorme quebra-cabeça e o autor nos presenteia dessa maneira com uma imagem terrível que se camuflou em meio a esperança de sobrevivência. Muito bom este conto e arrisco dizer que é, na minha opinião, o melhor do livro.

Comidas exóticas fora da Terra, de Renato Alexandre
Este conto me surpreendeu pela premissa incrível. O protagonista, um cozinheiro, faz um relato sombrio dos momentos em que ele chega ao planeta. Sua curiosidade e especialidade trazem ao leitor notas incríveis de estranheza e terror. Muito criativo e gostoso de ler.

Considerações finais
Em suma, a opção pela narrativa da continuidade de um evento catastrófico em enredos distintos foi excelente. O leitor termina imaginando quão grande era Alvorada e quais foram os motivos de sua destruição. Será que teremos uma continuação?

Dessa maneira, cada história em Destino: Eclipse entrega um pedaço dos acontecimentos e não sabemos qual é o mais importante. O que percebemos é como a escolha de um bom fio condutor deu aos autores o caminho para eles irem além. Os contos são divertidos e criam assim um mosaico da catástrofe.

Um livro de ficção científica repleto de boas ideias e histórias, algumas que deveriam até ter continuações, de tão boas. Uma experiência rica ao leitor que certamente termina a obra querendo mais.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/12/28/destino-eclipse/