1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Osório 27/08/2021

Resenha
Livro levinho, leitura suuuuuper fluida, amei as informações e o contexto. Detalhes sobre como ocorreu a independência, o que desencadeou, até a partida de D. Pedro I para Portugal.

Daniel Lucca 26/08/2021

Independência ou morte
Essa obra prima retira muito do mito que foi D. Pedro I e trás o homem com seus defeitos e suas virtudes, uma verdadeira obra prima que nos liga eternamente ao nosso colonizador e libertador.

"...o sonho do Reino Unido alimentado por inúmeros brasileiros e portugueses até 1822 ... é menos formal... porém mais sólido e duradouro porque tem suas raízes plantadas na língua e na cultura..."

Felipe 01/08/2021

1822
Nessa “sequência" de 1808, continuamos a ver como o Brasil conseguiu a sua independência e também como Dom Pedro permaneceu no poder.

Lauretino Gomes é um jornalista e se utiliza de vários historiadores e outras fontes para escrever esse livro. Toda a História do Brasil é narrada de forma simples e com uma leitura super tranquila. Super recomendo toda a leitura para quem gosta de conhecer o nosso passado.

Termino dizendo que é importante conhecermos nosso passado para não cometermos os mesmos erros no futuro.

Carlinha 31/07/2021

Excelente!
Depois de ser surpreendida com 1808, continuei a aventura com 1822.
Laurentino Gomes narra a história do Brasil de forma simples e divertida, foi capaz de me cativar novamente com esse livro (e olha que eu nem gostava de história na escola).
Recomendo a leitura.

Marcelo290 28/07/2021

Independência
O livro narra os eventos, personagens, contexto, circunstâncias e consequências do Grito do Ipiranga. Tem como personagem foco D. Pedro I, suas aventuras, romances, amigos e filhos até seu retorno à Portugal para defender a coroa de sua filha, contra seu irmão. Apesar do nome, narra eventos antes de 1822 e pós, indo ate 1834, com a morte de Pedro IV de Portugal.

Mayara Kulka 28/07/2021

Maravilhoso...
Maravilhoso e rico em detalhes, assim como o primeiro livro. Estou feliz destes livros terem chegado até mim. Ganhei muito lendo e aprendendo sobre a história do início do Brasil e um pouco sobre os Portugues. Indico muito a leitura rica em conhecimento e detalhes importantes de ter.

Dadá 22/07/2021

O livro no início é basicamente a reescrita de 1808, mas depois que começa a narrativa das partes de DPedro I flui.

O livro é meio tedioso, mas é o jeito q o autor escreve.

Dessa 19/07/2021

Uma imersão no Brasil de 1822
Para compreender a Independência do Brasil, como o próprio Laurentino Gomes relata, é preciso entender que ela começou com a vinda do rei Dom João VI e toda a corte portuguesa para o Brasil, resultado do medo de serem encontrados por Napoleão Bonaparte. Quando chegaram em nossas terras, promoveram o Brasil de uma simples colônia portuguesa para Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
O livro é excelente, tem uma escrita envolvente e é muito fácil de entender, características do estilo de Laurentino Gomes. Eu recomendaria como leitura complementar para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio que estejam estudando a História da Independência. Também tem imagens ilustrativas em algumas páginas, como o famoso quadro de Pedro Américo intitulado "Independência ou Morte", pinturas de Dom Pedro I, da imperatriz Leopoldina, do Rio de Janeiro na época, entre outras.

Para ler mais sobre a resenha, acesse o link que deixei aqui, ele redireciona para o post no meu blog.

site: https://hospedariadepalavras.blogspot.com/2021/07/resenha-42-1822.html

Tawai 14/07/2021

Ótimo retrato da história
Neste segundo livro temos uma segunda visão sobre a familia real e aqui foca mais na figura de dom Pedro I do Brasil. Ótimo retrato desse período da história brasileira.

Frazão 14/07/2021

Fatos importantes
Dentre os 3 livros, esse foi o que menos me prendeu, a narrativa é boa porém cansativa, não por conta do autor, mas pela necessidade de descrição dos fatos e envolvidos.

A leitura é boa, interessante, traz de fato o ocorrido durante o grito.

Raphael Milão 07/07/2021

Ótimo livro para ter uma base de como desenrolou a história Brasileira e principalmente sobre a nossa independência e seus principais personagens. Aprendi detalhes sobre essa história que eu mesmo desconhecia.

Chimango 06/07/2021

Livro incrível, tão bom quanto o 1808. A divisão dos capítulos em temas ajuda a contextualizar as personagens e os fatos, mas atrapalham um pouco a linha do tempo. De repente estamos em 1831 e pula-se para 1807 e depois Novembro de 1822 e lê-se 12 de Janeiro de 1815.

Rodrigo.Rodrigo 06/07/2021

Ótima experiência para conhecer o nascimento do Brasil como nação e os principais personagens que atuaram diretamente neste nascimento.

Renato 05/07/2021

Herança e sina
É muito agradável fazer uma leitura de uma parte fundamental da história do Brasil escrita com um olhar ao mesmo tempo com rigor histórico e desmistificação. Os personagens são às vezes heróicos, às vezes mesquinhos e oportunistas o que os torna sempre mais humanos. É tentador nesta leitura buscar conexões no nosso passado que expliquem as mazelas do nosso presente, especialmente nos vícios das elites que ocupam o centro do poder desde então. Apesar de uma ou outra manifestação civilizatória, nosso passado escravocrata ainda prevalece em nosso subconsciente coletivo, o que explica muito do preconceito e discriminação ainda presentes. É a história do nascimento de uma nação e de seu principal ator, suas contradições, acertos e erros, uma herança que me parece ter moldado o que somos - para o bem e para o mal.

Lêticia Lopes 02/07/2021

1822 - quase 200 anos dessa data histórica
Foi uma grata leitura, bastante informativa e com uma escrita generosa de tão fluida, aprendi muito sobre a história do país nesse período tão importante que tornou o Brasil uma nação independente.