Uma Odisseia Marciana/ Planeta Parasita

Stanley G. Weinbaum

Resenhas - Uma Odisseia Marciana / Planeta Parasita

Helô Kleine 14/03/2024

2 em 1
Não tinha indicação por qual começar, então resolvi começar esse livro pelo
Planeta Parasita.
Ele é dividido em 3 partes. Gostei bastante da primeira. Já a segunda demorou um pouco pra pegar ritmo, mas gostei bastante. A terceira parte teve seus momentos.
O que mais me incomodou na segunda e terceira parte é q a personagem mulher, que nos foi apresentada na primeira como inteligente (é bióloga) forte e independente, do nada fica boba, inconsequente e sempre precisa de um homem para salva-la. Dá pra entender que essa foi a visão de uma época, mas ler isso hoje em dia, incomoda um tanto. Mas é a unica ressalva que faço ao livro. Mas precisamos lembrar que o livro foi escrito la em 1930 (decada de 30, pelo menos).

Uma Odisseia Marciana
Eu adorei tudo nessa historia.
Que sorte que eu comecei pela outra. Adorei toda a interação com os personagens. Toda descoberta feita pelo protagonista.

Só leiam!! Sem defeitos!!!

Michele Alberton 11/03/2023

É um excelente livro! Não me surpreendeu porque já tinha lido outros de ficção científica e que se passavam em Marte, mas os personagens também passearam por Vênus e Urano, então foi diferente nesse aspecto.

Gostei bastante da forma nada simplista com que o autor retrata os seres extraterrestres.

Mawkitas 01/03/2023

Alienígenas interessantes e guerra entre os sexos
Bom, eu esperava mais. Sei que os textos publicados em revistas Pulp costumam ser mais ingênuos mas achei uma chatice danada a implicância constante entre o casal retratado em Planeta Parasita e somado a isso uma representação bem condescendente e machista da personagem feminina. Sei que o texto é antigo e que foi escrito em um contexto no qual talvez o tratamento dado à bióloga possa ter sido considerado até um pouco à frente do seu tempo, mas nem por isso a leitura se tornou menos irritante para mim.

Uma Odisseia Marciana acabou sendo a leitura que fluiu melhor porque simplesmente não havia essa guerrinha irritante entre homem e mulher nem mulheres que viviam se assustando e se agarrando ao marido em busca de socorro.

Gostei bastante dos alienígenas, particularmente em Os Comedores de Lótus, um dos contos de Planeta Parasita. A ideia de alteridade permeia uma parte significativa do que Weibaum escreveu e imagino que seja por esse motivo que tantos leitores de ficção científica gostem das histórias que ele criou.

Wellington 21/07/2022

Uma Odisseia Marciana e Planeta Parasita – 8,5
Meu primeiro livro de financiamento coletivo é vira-vira: cada direção de leitura tem uma história diferente. Minha nota é a mesma para as duas.

Weinbaum falece aos 33, deixando poucas e influentes obras na ficção científica de início do século XX. Escrita fluida como filme, diálogos rápidos, ótimo entretenimento, baixa preocupação com descrições ou filosofia, muito direcionado a apresentar suas criaturas fantásticas – obra claramente estadunidense e aqui isso é elogio, pois funciona bem. Os alienígenas apresentados são inesquecíveis: formas de vida mesclando reino animal e vegetal, monstros disformes, árvores se locomovendo, criaturas de silício. Bibliotecas de livros secretos.

Isaac Asimov considerou o conto marciano um dos melhores da história, não à toa; Weinbaum apresenta Marte decrépito, contendo civilizações moribundas e vastas paisagens, personagens simpáticos. Planeta Parasita refere-se a Vênus, com seus climas extremos e alienígenas propriamente postos no cenário.

É, ao mesmo tempo, mágico e triste ver o imaginário da época a respeito do espaço. Note, isso tudo foi produzido na década de 30. Nossos astros próximos representavam grande promessa de vizinhos inteligentes, maravilhas siderais; mundos repletos de histórias épicas a se vivenciar. Descobrimos frio e solidão. Ao que tudo indica, somos os únicos do nosso tipo nas redondezas. Haverá outro telescópio em algum lugar do universo?

Isso é sci-fi: suscitar o encantamento pelo desconhecido.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Thiago662 17/07/2022

Boa surpresa!
Um autor muito a frente do seu estranho tempo.

Cinco contos magistrais escritos por Stanley G. Weinbaum entre 1934 e 1935, considerados como marcos na ficção científica por ninguém menos do que Isaac Asimov.

As criaturas extraterrestres criadas pelo autor são interessantíssimas e diferentes. Toda uma fauna e flora, pouco preocupada com o "invasor humano". Pena que Weinbaum faleceu no auge e bem no início da carreira. Seus mundos são fascinantes!

A edição da Andarilho apresenta ilustrações, na abertura de cada conto, muito bacanas, além de uma apresentação escrita por Asimov e um rascunho autobiográfico elaborado por Stanley. Nesse rascunho o autor reflete sobre o papel da ciência e da ficção científica e suas diferenças e me fez relembrar quando tomei o gosto por esse tipo de leitura, a partir das obras de Wells.

A ficção científica tem uma capacidade crítica: "pode criticar as condições sociais, morais, técnicas, políticas ou intelectuais... ou quaisquer outras. É uma arma para autores inteligentes.".

Fabio293 02/03/2022

Sci fi raiz
O autor foi um inovador e começou a descrever as espécies alienígenas de forma inovadora deixando a imaginação correr solta. Depois isso virou moda e vários outros autores afirmam que começaram usar a técnica depois de conhecer o a trabalho dele.
Esse livro na verdade é duplo e gostei muito mais da história uma odisseia marciana que a do planeta parasita.

Alexandre 12/02/2022

Uma grata surpresa
Não conhecia a obra de Weinbaum, apesar de já ter lido sobre ele, e que grata surpresa! Este livro é um financiamento coletivo da editora Andarilho, e é um compilado de 5 contos, dividos em duas histórias, "Uma odisseia marciana" e "Planeta parasita". Na primeira, o químico Jarvis conta a seus companheiros de expedição suas aventuras pelo planeta Marte junto a um amigo marciano chamado Tweel. O segundo conta as explorações de Ham e Pat por Vênus e Urano. Por serem contos, publicados em revistas scy-fy da década de 30, não chega a ter um fim, o que me deixou curioso sobre o que aconteceria depois, mas de maneira alguma atrapalhou a experiência. Um ótimo livro!

Bruno 09/02/2022

Fantástico
Muito boa a leitura, fantástica no sentido literal da palavra. As descrições são muito boas, diferentes das descrições normais na cultura pop. Realmente instiga a imaginação.
Algumas histórias lembram Lovecraft, mas sem o clima pesado, de forma mais descontraída.
Poucas coisas denunciam que a obra foi escrita na década de 1930, são elas o uso de cachimbos mesmo 150 anos no futuro, e a forma machista como a personagem feminina é tratada, mesmo sendo definitivamente uma intelectual com talentos acima dos demais personagens (está última, apesar de lamentável de maneira geral, tem que ser analisada no contexto cultural da época do autor e não como uma crítica ferrenha).

Excelente leitura, fico muito feliz em ter apoiado a editora na construção desse livro.

Letícia 08/01/2022

Ficção científica de excelente qualidade!
Estava muito curiosa com esse livro, mas confesso que não estava preparada para o que encontrei.

O universo que o autor cria é magnífico, diferente de toda ficção científica que já li/vi até agora (ainda que tenham sido poucos livros).

Seus alienígenas e a atmosfera de cada planeta abordado são descritos de uma forma muito inteligente e criativa!

Aos que gostam do gênero, não vão se arrepender da leitura.

PS.: O único ponto negativo para mim, foi a "implicância" entre Pat e Ham, personagens de Planeta parasita. Entendi o objetivo do autor com essa característica deles, mas por vezes deixou o texto repetitivo e cansativo. Apenas por isso não dei 5 estrelas.

jotaefesanchez 31/12/2021

Meu primeiro contato com a obra de Weinbaum e uma grata surpresa quando vi o maravilhoso projeto da Editora Andarilho para sua publicação. Foi uma honra apoiar este projeto.
Iniciando pela introdução escrita por Isaac Asimov, onde fica clara a importância da obra de Weinbaum para a ficção científica.
Este livro apresenta 5 histórias do autor, 2 da "Odisseia Marciana" e 3 de "Planeta Parasita". Em cada um desses dois grupos de histórias, acompanhamos um núcleo diferente de personagens.
Publicados há quase 100 anos, esses contos apresentam uma criatividade e profundidade incrível para os ecossistemas e criaturas descritos em cada um dos planetas e que as histórias se desenrolam.
Na "Odisseia Marciana", além das criaturas e construções descritas, existe uma breve discussão política interessante.
Já em "Planeta Parasita", os contos apresentam um tom mais obscuro, com boa dose de tensão e terror espacial (o que me lembrou um pouco o filme Alien).
Aproveito este espaço para parabenizar a Editora Andarilho pelo trabalho (inclusive na tradução impecável) e desejar muito sucesso nos próximos lançamentos. Que possam disponibilizar seus livros ao público geral, além do financiamento coletivo, o quanto antes.

Rafael_Santiago 30/12/2021

Planeta Parasita é melhor
Eu achei "Uma odisseia marciana", a história principal dessa publicação, bem regular. O formato que adota de narrativa de fatos já acontecidos é bem maçante de ler, o formato adotado pelo autor não foi muito bom e a história em si por usar o peso da palavra "odisseia" ficou devendo muito em termos de aventura, perigos, contratempos e riqueza narrativa.

Em compensação "Planeta Parasita" salvou minha experiência de leitura, o formato de narrativa escolhido pelo autor é menos impessoal e a história em si é mais movimentada e te prende um pouco mais. Personagens mais carismáticos e com mais personalidade. Curiosamente e desatentamente por conta do formato vira-vira da publicação, comecei lendo o livro do lado Vênus, mas não me arrependi! Acabei cometendo um acerto com meu erro.

Importante ressaltar que são histórias originalmente publicadas em revista pulp, isso indica histórias mais singelas e com um sci-fi mais caricata ou ingênuo para os moldes atuais (2021). Você precisa ter isso em mente antes de começar.

O cuidado com a publicação deve ser destacado também. Ilustrações bacanas, tradução boa, nenhum ou quase nenhum erro de tipografia. Só achei o lado Vênus com uma margem muito colada no miolo do livro (à esquerda de quem lê) o que torna um pouco desconfortável a leitura, mas nada impossível. Na tradução deveriam evitar traduzir o nome do idioma "inglês" para "português", pois no texto o autor usa muita referência à Nova York e Chicago, então quando estivesse num período onde um protagonista nomeasse seu idioma (no caso o inglês) poderia se optar para um termo geral e neutro com "nosso/meu idioma" ou "nossa/minha língua" ao invés de traduzir "english" diretamente como "português" e continuar usando referências à cultura norte americana, o que acaba tornando a ideia central da narrativa meio deslocada na tradução. Outra opção seria manter "inglês" ao traduzir "english", penso que todos leitores compreenderiam sem problemas.

Rod 28/12/2021

Bom título de ficção científica
Tem estórias relacionadas a aventuras em Marte, Vênus e Urano (ou pelo menos como se imaginava que poderiam ser estes planetas na época do lançamento do livro :D). A primeira parte de Marte sinceramente achei bem confusa mas as outras duas são bem legais.