Raul Seixas: O Sonho da Sociedade Alternativa

Raul Seixas: O Sonho da Sociedade Alternativa Raul Seixas

Resenhas - Raul Seixas: O Sonho da Sociedade Alternativa

userjuuu 01/03/2023

Ótima biografia!!!
Que livro meus caros que livro, eu simplesmente Amei o estilo de escrita eu achei super de boas pra ler, a história é muito legal fala de coisas que eu nem fazia ideia, é muito legal ler e assistir as entrevistas ao mesmo tempo, eu amei as fotinhas do Raul pelo livro, que livro!! muito bom.

"Paranoia... Querer procurar uma coisa que você nem sabe o que é." pg 80

Joaquim 01/08/2021

Fantástico!!!
A autora escreve com maestria e nos brinda com muitas informações extremamente interessantes. Recomendo MUITO!

Dani 15/07/2014

Sonho que se sonha junto
O livro editado pela Martin Claret apresenta muitas falhas editoriais, mas ainda assim é um achado precioso para quem quer se aprofundar na obra de Raul.

De inicio parece apenas um caça-níqueis, publicado em celebração no aniversário de morte do cantor, meio que encomendado pela editora à autora Luciane Alves. Porém, o livro é mais do que isso. É uma análise de todo o conjunto da obra, filosofia, ideias e projetos do Maluco Beleza.

A autora começa sabiamente contextualizando o mundo socio-politico-cultural da época em que Raul começou sua carreira. Eram tempos de ditadura, e Luciane mostra com precisão a forma que a censura e repressão influenciou a rebeldia do cantor. Depois, associando a rebeldia com a maior influencia que Raul Seixas recebeu - o Livro de Lei, de Alester Crowley - vemos como as letras de suas músicas eram sempre direcionadas a um único pensamento, uma única filosofia e ideologia: a propagação da Sociedade Alternativa, uma visão de Raul para o Novo Aeon.

São páginas e páginas de interpretações de letras, comparando com entrevistas e depoimentos de amigos, mostrando um Raul que poucos conheceram. Vemos um Raul sonhador, ao mesmo tempo com medo. Um exemplo era seu medo de assuntos sobrenaturais, ao contrário do que se imagina. Mas também descobrimos que era um gênio ainda mais fascinante do que se nota pelas composições.

Também temos uma boa introdução sobre o que é o Livro da Lei, a Thelema e o Novo Aeon, de Crowley, e a forma que isso está sempre presente na obra de Raul.

Além disso, temos informações preciosas e raras sobre o projeto da Cidade das Estrelas e o Manifesto da Sociedade Alternativa.

Enfim, é uma obra que merecia uma reedição, pois novos materiais sobre Raul surgiram após sua publicação, e algumas falhas poderiam ser corrigidas.
Janaina Beserra 22/10/2014minha estante
ele li esse livro em 93.Na época um amigo da escola me emprestou... ele ficou marcada na minha vida.Legal que fizerem um nova edição.Vou procurar.

Augusto 01/12/2010

Carpinteiro do Universo
Um astro que tanto fez para a construção de uma identidade da música rock no Brasil realmente tem que ser muito estudado e admirado, não pela vida que teve, mas pelo pensamento que teve, e isso é espantador quando se fala em uma época onde liberdade de expressão e pensamento eram "casos de polícia".
Raul teve uma vida atribulada, mas mesmo assim não se entregou e levntou a voz, literalmente.

Lord_Vaynard 21/07/2010

Para os fãs de Raul este livro da Luciane Alves é imperdível!