Tristão e Isolda - A Ópera

Tristão e Isolda - A Ópera Richard Wagner

Resenhas - Tristão e Isolda - A Ópera

dani 21/04/2022

A ópera de Richard Wagner foi inspirada na versão de "Tristão e Isolda" recontada por Gottfried von Strassburg, autor medieval alemão. Foi minha primeira vez ouvindo uma ópera e lendo o libreto ao mesmo tempo, ou melhor, tentando. Não foi nada fácil acompanhar e me perdi em vários momentos! A gravação que ouvi é de 1981 com regência de Leonard Bernstein, estrelando Hildegard Behrens e Peter Hofmann nos papéis principais.

O primeiro ato se passa no navio que vai em direção à Cornualha, levando Isolda para se casar com o Rei Marcos. O segundo ato acontece nas dependências do castelo, local dos encontros secretos de Tristão e Isolda. O ato final ocorre no desolado castelo de Tristão na Bretanha, onde ocorrem os momentos também mais desoladores da ópera.

Recentemente li a versão francesa da lenda e pude perceber muitas diferenças comparando com a versão alemã, embora o esqueleto da história seja composto pelos mesmos elementos. Naquela versão, muitas passagens foram dedicadas às peripécias de Tristão, destacando sua força e coragem. Aqui, talvez até pela natureza da ópera, Isolda recebe mais "tempo de palco" e se expressa mais. O foco não é tanto na ação e aventura, são os sentimentos que estão sob os holofotes.

A intensidade da orquestra e os versos preenchidos de angústia deixam o suspense pairando no ar por 4 horas e 26 minutos! O compositor fez um ótimo trabalho em amplificar essa história trágica de amor e morte até as últimas consequências. Quem dera ele se tivesse dedicado sua pena a escrever apenas música!

Foi uma grande experiência conhecer essa obra que marcou a história da música erudita!